Cinco refugiados iranianos na Grécia costuraram a própria boca para protestar contra a negativa de Atenas em lhes conceder asilo político. Eles realizam uma greve de fome juntamente com outros 36 iranianos que também querem ficar no país.
Entre os manifestantes está uma ex-jornalista do Irã, que apareceu nesta quinta-feira diante da Universidade de Atenas com a boca costurada para protestar contra a decisão do governo grego. Mais de 45.000 refugiados esperam anos para que seus casos sejam analisados em segunda instância.
Iraniana costura a boca em protesto |
Questão – Recentemente a condição da mulher na República Islâmica esteve em evidência devido ao caso da iraniana Sakineh Mohammadi Ashtiani, 43, condenada à morte por apedrejamento. Sakineh é acusada por adultério e de ter sido coautora da morte do seu marido.
Após idas e vindas, o caso ainda aguarda o veredicto. A situação atraiu atenção internacional e gerou duras críticas ao regime iraniano, que acusa os EUA e aliados a promoverem uma campanha contra o país com motivações políticas.
Fonte: Veja