A velocidade média da internet no Brasil é pior do que no Vietnã, Marrocos e Ucrânia e na maioria dos países latino-americanos. A constatação faz parte de um estudo da Pingdom, consultoria britânica especializada em tráfego de internet. O levantamento analisou a velocidade da web em 50 países com mais acesso à rede mundial de computadores. O Brasil ficou apenas em 37º lugar, com média de 1,36 Mbps.
A campeã em velocidade de conexão é a Coreia do Sul, com 16,63 Mbps. Bem atrás, em segundo e terceiro lugar, ficaram Hong Kong, com 8,57 Mbps, e Japão, com 8,03 Mbps, respectivamente.
O mau desempenho do Brasil se explica pela dificuldade de acesso à banda larga. Enquanto na Coreia do Sul praticamente toda a internet do país tem alta velocidade, no Brasil os planos com grandes velocidades são pouco acessíveis à maioria da população.
Mesmo quando são analisadas as ligações de banda larga, a média de velocidade brasileira fica na parte de baixo da tabela. No mundo, 36% dos internautas têm acesso à rede a uma velocidade que varia de 256 Kbps a 2 Mbps. No Brasil, esse percentual chega a 65% dos usuários. Já na velocidade intermediária (entre 2 Mbps e 5 Mbps) esse percentual é de 38% no mundo contra apenas 15% no Brasil. Na web de altíssima velocidade (mais do que 5 Mbps), essa variação chega a ser de 22% no resto contra apenas 2% no Brasil.
Fonte: Destak