Um ônibus híbrido, movido a eletricidade e diesel, começou a ser testado hoje (27) em Curitiba, percorrendo a linha entre bairros cuja rota tem 42 km de extensão. Fabricado na Suécia pela Volvo, o Híbrido em Paralelo, como é conhecido, ficará em testes durante três semanas. A previsão é de que outras cidades, entre elas São Paulo, também recebam o ônibus nos próximos dias. Dependendo dos resultados, ele poderá ser fabricado na Volvo do Brasil, instalada na Cidade Industrial da capital paranaense.
O ônibus tem capacidade para 80 passageiros, dos quais 32 sentados. O piso baixo permite que o embarque seja feito no nível da calçada. O teste será supervisionado por técnicos da Volvo e da Urbanização de Curitiba (Urbs), empresa que gerencia o transporte público local. De acordo com a Volvo, a tecnologia do veículo é “revolucionária e bem mais desenvolvida do que as demais existentes no mercado”.
Os dois motores do ônibus funcionam de forma independente. O elétrico é usado para o arranque e aceleração até a uma velocidade de cerca de 20 km. O aparelho utiliza também energia das frenagens. A cada vez que os freios são acionados, a energia de desaceleração é utilizada para carregar as baterias. O motor diesel passa a funcionar quando o veículo atinge velocidades elevadas e desliga automaticamente quando o ônibus para. Estudos da Volvo apontam que o veículo pode ficar parado em pontos ou em semáforos até 50% do período total de operação.
Segundo a Volvo, o sistema híbrido proporciona redução de até 35% no consumo de combustível. Em relação às emissões de poluentes, a redução pode variar entre 80% e 90% comparando-se com motores a diesel convencionais. A potência do motor elétrico possibilita a instalação de um motor diesel menor e econômico. Ônibus híbridos já foram testados na Europa e, de acordo com a empresa, tiveram bom desempenho em trânsito urbano congestionado.