Diante de uma semana turbulenta, com a economia agitadíssima dos E.U.A e que em qualquer meio de comunicação ouvia-se sempre as palavras rating, AAA, AA+ , mas afinal o que elas significam?
Uma agência de rating ou também chamada de agência de notas de crédito, empresa de rating, agência de classificação de risco, agência de classificadora de risco, agência de análise de risco, agência de avaliação de risco, agência de avaliação de risco de crédito, agência avaliadora de risco, agência de notação financeira, agência de notação de risco ou agência de risco, é uma entidade que avalia, atribui notas e classifica países ou empresas, segundo uma nota de risco, a qual expressa o grau de risco de que essas empresas ou países não paguem as suas dívidas no prazo fixado.
Há centenas de agências de rating pelo mundo fora, mas apenas três dominam o setor: Fitch Ratings, Moody’s e Standard & Poor’s. Essas agências operam, sob remuneração, por solicitação de empresas e eventualmente de estados que desejam ser classificados, mas com independência em relação aos solicitantes.
Funcionamento
As agências atribuem as notas de risco ou classificações (ratings) não apenas a países, mas também a municípios, empresas ou bancos. O objetivo da classificação é mostrar a capacidade de cumprimento das obrigações financeiras (valor total e juros) no prazo prometido – ou seja, mostrar a capacidade de o emissor cumprir seu contrato no prazo prometido.
Os resultados têm a forma de rating, é uma espécie de pauta, em que as notas vão de AAA (capacidade total para cumprir os compromissos financeiros) até C ou D, consoante a agência, que dá como impossível o cumprimento de dívidas, ou seja, a bancarrota
Significado das notas
Grau de Investimento AAA Total capacidade de pagar as dívidas no prazo. O nível mais alto.
AA Alta capacidade de honrar compromissos financeiros.
A Boa capacidade de pagar as dívidas, mas susceptível a mudanças na conjuntura.
BBB Boas condições financeiras, mas não tão protegidas contra choques.
Grau especulativo BB Menos vulnerável a curto prazo, mas ainda com incertezas em relação ao futuro.
B Consegue pagar as suas dívidas, mas é vulnerável a mudanças nas condições econômicas.
CCC Bastante vulnerável, depende de condições econômicas extremamente favoráveis para conseguir honrar seus débitos.
CC Altamente vulnerável.
C À beira da falência.
D Não pagamento dos compromissos dentro do prazo estipulado. Falência
*O Brasil é classificado pela Fitch Ratings como Grau de Investimento BBB.