Atualmente, a palavra mais dita no mercado capitalista tem sido “empreendedorismo”. Diversas escolas estão voltando seus ensinos para o comportamento empreendedor e por isso, as pessoas estão mudando sua concepção com relação aos empreendimentos e profissões.
Já existem, além dos M?BA’s, cursos de formação executiva e empreendedora, incentivos do governo, programas de impostos reduzidos para empreendedores iniciantes, simples, super-simples etc.
Frases de Empreendedores
“Alguns homens vêem as coisas como são, e perguntam: “Por quê”? Eu sonho com as coisas que nunca existiram e pergunto: “Por que não?” Bernard Shaw
“A imaginação é mais importante do que o conhecimento” – Albert Einstein
“Não encontre um defeito, encontre uma solução” – Henry Ford
“O PC e a internet serão fundamentais. Eles ainda não chegaram lá, mas estamos certamente no caminho, e será assim como o automóvel.” – Bill Gates no Lançamento do Windows, 25 de junho de 1998.
“Meu objetivo é desbancar o Bill Gates em cinco anos. O Brasil tem de ser o número 1.” – Eike Batista
“As pessoas não sabem o que querem até você mostrar a elas” – Steve Jobs
“O segredo do sucesso é saber algo que ninguém mais sabe”. – Aristóteles
“Quando é necessário mudar? Antes que seja necessário.” Claus Muller
Empreendedorismo
Frases como essas expressam o pensamento e definições de um empreendedor.
Atualmente, a palavra mais dita no mercado capitalista tem sido “empreendedorismo”. Diversas escolas estão voltando seus ensinos para o comportamento empreendedor e por isso, as pessoas estão mudando sua concepção com relação aos empreendimentos e profissões.
Já existem, além dos M?BA’s, cursos de formação executiva e empreendedora, incentivos do governo, programas de impostos reduzidos para empreendedores iniciantes, simples, super-simples etc.
Movidas por uma necessidade, perda de emprego, por exemplo, ou por visualizar uma oportunidade no mercado, algumas pessoas podem iniciar um pequeno negócio, e ter sucesso por toda a vida. Outras, podem não ser tão bem sucedidas, e terem que se deparar com um fracasso, apesar de seu esforço. Por que isto ocorre? Para responder a essa pergunta, vamos conhecer o que é o empreendedor, para depois conhecermos o seu perfil e as causas de sucesso e fracasso dos empreendimentos.
Como disse o famoso economista formado em Harvard, autor do livro “Capitalismo, socialismo e democracia” Joseph A. Schumpeter – “ O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos/serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e matérias.” Outro conceito, da Harvard Business School define que “O Empreendedor trata-se, simplesmente, daquele que localiza e aproveita uma oportunidade de mercado, criando à partir daí um novo negócio.”
Um empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões, o maior “dom” de um empreendedor não é o seu conhecimento ou ideias e sim a força de vontade de torná-las reais, o trabalho dedicado visando metas. Acreditar na ideia e botar pra fazer.
Ser empreendedor significa, acima de tudo, ser aquele que produz novas ideias através da congruência entre criatividade e imaginação. O empreendedor, em geral, é motivado pela autorrealização e pelo desejo de assumir responsabilidades e ser independente. Considera irresistíveis os novos empreendimentos e propõe sempre ideias criativas, seguidas de ação. A autoavaliação, a autocrítica e o controle do comportamento são características do empreendedor que busca o auto-desenvolvimento.
Para se tornar um empreendedor de sucesso, é preciso reunir imaginação, determinação, habilidade de organizar, liderar pessoas e de conhecer tecnicamente etapas e processos.
O empreendedor é capaz de deixar os integrantes da empresa surpreendidos, sempre pronto para trazer e gerir novas idéias, produtos, ou mudar tudo o que já existe. É um otimista que vive no futuro, transformando crises em oportunidades e exercendo influência nas pessoas para guiá-las em direção às suas idéias. É aquele que cria algo novo ou inova o que já existe e está sempre pesquisando. É o que busca novos negócios e oportunidades com a preocupação na melhoria dos produtos e serviços. Suas ações baseiam-se nas necessidades do mercado.
Como saber se você é um empreendedor?
Na verdade ninguém nasce empreendedor. O contato com família, escola, amigos, trabalho, sociedade vai favorecendo o desenvolvimento de alguns talentos e características de personalidade e bloqueando ou enfraquecendo outros. Isso acontece ao longo da vida, muitas vezes ao acaso, pelas diversas circunstâncias enfrentadas.
O empreendedor é um ser social, e assim sendo é fruto da relação constante entre os talentos e características individuais e o meio em que vive, um observador nato, com facilidade de aprendizado, interesse por todas as áreas do mercado e científicas e possui uma criatividade diferenciada tanto para solucionar problemas de uma empresa quanto em sua vida pessoal.
O que leva alguém a ter o próprio negócio?
As pessoas que sonham em ter o seu próprio negócio são movidas pela ambição de ganhar muito dinheiro e ser independentes. A simples ideia de estarem subordinadas a alguém as apavora. Não gostam de viver sem perspectiva de crescimento e adoram assumir riscos e responsabilidades.
Algumas pessoas são levadas a abrir o seu próprio negócio por motivos que, muitas vezes, são alheios às suas vontades. Tais situações abrangem exemplos de profissionais que saíram de grandes organizações com recursos econômicos significativos e que resolveram montar o seu próprio negócio; aqueles que deixaram seus empregos para se tornarem empresários e aqueles que, sem a maior pretensão, herdaram algum negócio da família.
Na realidade, ser o próprio patrão implica estar exposto a constantes mudanças, assumir responsabilidades e sofrer pressões da sociedade, dos órgãos governamentais e dos empregados. A dedicação ao trabalho aumenta significativamente: muitas vezes trabalha-se mais de 8 horas por dia, sem um salário fixo, garantido no final do mês, sem horários definidos, 7 dias por semana, dia, tarde, noite, madrugada e sem férias integrais ou décimo terceiro salário.
Ser um grande executivo de uma empresa não significa ser um grande empresário:
Um empreendedor:
-
é motivado pelo desejo de realizar;
- corre riscos viáveis, possíveis;
- tem capacidade de análise;
- precisa de liberdade para agir e para definir suas metas e os caminhos para atingi-las;
- sabe onde quer chegar;
- confia em si mesmo;
- não depende dos outros para agir; porém, sabe agir em conjunto;
- é tenaz, firme e resistente ao enfrentar dificuldades; ·
- é otimista, sem perder o contato com a realidade;
Empreendedores Famosos
Abaixo segue uma lista dos maiores empreendedores do Brasil e do mundo, os mais ricos e bem-sucedidos da história, os links direcionam para página que contam suas histórias e de suas empresas, inspir-se nas histórias desses caras:
Thomas Edson: Fundador da General Eletrics, inventou da lâmpada e mais 1093 patentes registradas
Bill Gates: Fundador da Microsoft, diversas vezes o homem mais rico do mundo, atualmente o 2º
Steve Jobs: Fundador da Apple, dono da Pixar e da Disney, um homem super criativo
Mark Zuckerberg: Criador do Facebook, o mais jovem bilionário da história
Henry Ford: Fundador da Ford e criador da produção em série.
Samuel Klein: Fundador das Casas Bahia
Silvio Santos: Dono do SBT e mais de 20 empresas
Eike Batista: O homem mais rico do Brasil e 5º do mundo.
Dick e Mac McDonald: Criadores da maior rede de fast food do mundo
Carlos Slim: O homem mais rico do mundo, dono da Claro e Embratel.
Warren Buffet: Atualmente o 3º homem mais rico do mundo
Larry Page: Fundador do Google
Roberto Justus: Empresário mais adimirado pelos jovens brasileiros