Comandantes do CNT (Conselho Nacional de Transição), que lidera os rebeldes na Líbia, afirmaram que o coronel líbio Muammar Kadhafi está morto. A notícia tem sido divulgada por várias agências internacionais.
Abdul Hakim Belhaj, um dos chefes militares da CNT, disse que Kadhafi foi capturado com vida na cidade de Sirte, mas que não resistiu aos ferimentos sofridos durante os confrontos que levaram à sua captura.
Muammar Kadhafi, que governou a Líbia desde 1969, quando um golpe de Estado pôs fim ao período monárquico do Rei Idris, foi morto nesta quinta-feira, quando os soldados do CNT lutavam para retomar o controle de Sirte, a cidade natal de Kadhafi. O ex-líder estava escondido em um buraco de uma casa da cidade, e teria sido baledo em diversas partes do corpo. Os membros do CNT garantiram que tentaram socorrê-lo, sem sucesso.
A morte de Kadhafi encerra a principal busca declarada pelos rebeldes desde a tomada de Trípoli, mas não cessa as interrogações. Havia rumores de que a morte de Kadhafi teria sido resultado de uma operação da Otan, quando a coalizão internacional bombardeou um comboio de veículos militares nas proximidades de Sirte, segundo noticiou a AFP. A Otan, todavia, não precisou se Kadhafi se encontrava no comboio.
Veja vídeo da TV Al Jazeera do que seria Kadhafi morto:
Com informações do Jornal do Brasil