A internet é uma armadilha ambulante, isso é fato. Se você é um novato, as chances de cair em uma emboscada são ainda mais prováveis. Mas identificar essas armadilhas é algo que você aprende com a ajuda de algumas dicas.
Cinco dicas infalíveis para evitar armadilhas virtuais
1 – Use um antivírus
A primeira delas é utilizar um software de segurança que faz a análise dos links e mostra marcações sobre os links das páginas que você visita por meio de relatórios frequentemente atualizados pelos próprios usuários.
É o caso do Mcafee SiteAdvisor, que além de possuir uma ferramenta gratuita para análise em tempo real dos sites que você navega, disponibiliza uma verificação de endereço online em que você adiciona a URL e ele retorna os comentários dos usuários, se o site pratica Spam e possui links para downloads maliciosos.
No caso de alguns antivírus como os da AVG, Symantec, Panda e da própria Mcafee a ferramenta também está embutida na proteção, ou seja, ao instalar o antivírus, ele começa a verificar automaticamente se você está prestes a cair em alguma armadilha e indica, com todo tipo de alerta que o site é perigoso.
2 – Use ferramentas online
Mas se não for esse o caso, ficar atento para as ferramentas disponibilizadas pelas empresas de busca ajuda muito.
Nas preferências de busca, você pode ainda controlar o tipo de filtro que será aplicado, para proteger os inocentes de conteúdo inadequado. Essa ferramenta, por exemplo, está disponível em praticamente todos os sites de busca na internet basta acessar as preferências de pesquisa tanta no Yahoo, Google, Bing ou outros. Além disso, fique ligado nas dicas do seu navegador. Sites que contém certificados de segurança inadequados aparecem com barra de navegação vermelha, ou o navegador emite alertas sobre o perigo de clicar no site e dá opção de você acessá-lo ou não.
Outra opção é verificar a idoneidade do certificado digital relacionado ao site, principalmente os de compra, antes de efetivar qualquer transação. Dê um clique no cadeado que aparece na barra de endereços, exiba o certificado e confira se o endereço que você está é o endereço que aparece no certificado digital.
3 – Olho no sinal do browser
Repare também nas cores que a barra de endereço apresenta, elas funcionam como um semáforo, verde, está liberada a navegação, vermelha, tenha cuidado, alguma coisa um pouco mais técnica não está correta e o responsável pelo site deve olhar isso, melhor não arriscar. Amarelo ou branco, atenção, o site não é identificável, só acesse se você tiver certeza do que está fazendo.
4 – Cuidado com as senhas
Além disso, valem aqueles velhos conselhos que você já deve ter lido, ouvido e ainda não decorou. Não compartilhe a sua senha, crie senhas com números, letras maiúsculas e minúsculas e se possível inclua símbolos.
5 – Não aceite doces de estranhos
Evite baixar arquivos em sites desconhecidos, prefira os que você já ouviu falar. Uma pesquisa informal pelo seu comunicador instantâneo ajuda muito. Pergunte a seus amigos se eles já ouviram falar daquele site que você está querendo acessar e se deve ou não clicar.
Fique de olho nas extensões, os finais de endereço. Arquivos para download que terminam em PIF, BAT, COM, EXE são riscos garantidos.
Não clique por impulso, leia o que está escrito, pause o mouse sobre o endereço que deseja clicar e observe na barra de estatus do seu computador (aquela que fica no rodapé) se o que você está lendo é o mesmo que está escrito ali na barra. Se for diferente, não clique de maneira nenhuma.
Desconfie das mensagens que contém link. Se um amigo manda uma recomendação de site para você, e ele nunca havia feito isso antes, com certeza é uma armadilha que ele caiu e está disseminando sem querer. Alerte-o.
Além disso, coisas que chamam demais a atenção na internet devem ser verificadas por alguém que tenha um pouco mais de experiência.
Acredite que cada dia que passa o pessoal mal intencionado inventa novas artimanhas para contaminar o seu computador ou prejudicar você. Na rede, como no mundo nem tudo que reluz é ouro. Fique atento e confie acima de tudo na sua intuição. Uma pequena mudança de posicionamento de uma janela ao acessar um site pode entregar uma armadilha.
Desconfie sempre!
Fonte: Plug e Play