A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, disse nesta quarta-feira (25) em Cuiabá que a campanha do PSDB, ao atacá-la, está usando a mesma estratégia da eleição de 2002, e cobrou do tucano José Serra, seu adversário, que assuma a responsabilidade pelas criticas que são feitas a ela na propaganda eleitoral de rádio e televisão.
– Acho que o meu adversário está fazendo uma coisa que não é correta. Ele faz um movimento sistemático de primeiro fazer a crítica e de esconder quem é que está fazendo. É muito estranho. Era melhor ele assumir que é ele quem está fazendo isso.
Durante entrevista coletiva, a petista afirmou que a campanha do PSDB recorre a “falsas afirmações” e tenta novamente disseminar um clima de “medo” para atingi-la. Ela lembrou o exemplo da eleição de 2002, quando Serra tentou pela primeira vez o Planalto e foi derrotado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
– Lembra muito a estratégia que eles usaram em 2002. Essa estratégia que ocorreu quando era candidato o meu adversário. Só que aí ele era adversário do Lula, e ele [Serra] ficava o tempo inteiro dizendo que o governo do Lula ia ser um caos, que o céu ia cair sobre as nossas cabeças e que o Brasil não ia crescer. Chegou, inclusive, a colocar uma pessoa na televisão falando que tinha medo do que aconteceria no governo Lula.
Segundo Dilma, naquele ano o candidato do PSDB foi derrotado pela “esperança” do povo brasileiro.
– Naquela época, a gente só tinha uma arma, a esperança. Dessa vez, além da esperança, há uma outra coisa: nós temos a confiança do povo brasileiro.
R7