O Google usou sua conferência I/O para apresentar o Android@Home, uma estrutura de software para o sistema operacional Android que permite ao programadores interagir com vários disposiivos presentes numa casa, como lâmpadas, termostatos e máquinas de lavar, entre outros.
O Android@Home utiliza um protocolo aberto de rede sem fio que permite ao sistema operacional se conectar com quaisquer dispositivos alimentados com eletricidade. Ele foi produzido por Joe Britt, diretor de engenharia da Google, que deu exemplo de um aplicativo de despertador que aumenta lentamente as luzes enquanto levanta o volume de um equipamento de som.
Indo um pouco mais além, Britt imaginou o Android controlando um sistema de irrigação – praticamente como um aplicativo do FarmVille no mundo real.
A companhia também demonstrou uma nova iniciativa chamada Project Tungsten, que combina o novo serviço Music Beta do Google com tablets e smartphones para que esses controlem alto-falantes específicos em uma casa incluída na rede Android@Home.
Uma das primeiras empresas a anunciar uma parceria com a estrutura Android@Home foi a fabricante de LED Lighting Science Group, que promete entregar a primeira lâmpada compatível com o serviço até o fim de 2011.
A Hasbro, outra parceira do Android@Home, planeja fabricar brinquedos robóticos capazes de perceber mudanças no humor do usuário.
Apesar dos programas de automatização doméstica não serem novidade, eles ainda não se tornaram populares entre os usuários. As possibilidades do Android@Home estão essencialmente limitadas somente à imaginação dos desenvolvedores e, agora que o Android aponta mais de 100 milhões de ativações, talvez o software para a “casa inteligente” comece a dar sinais de vida.