Skip to content

45 anos da morte de 'Che Guevara'

Símbolo da Revolução cubana, cuja morte completou 45 anos no dia 09 de outubro de 2012. Ernesto Che Guevara nasceu na Argentina, se tornou médico de profissão e guerrilheiro por vocação, acreditando que a revolução era a única via possível para conseguir a justiça e a liberdade dos povos. No dia 8 de outubro de 1967 Che Guevara foi capturado na Bolívia e fuzilado no dia seguinte aos 39 anos. Em 9 de outubro morreu o homem e nasceu o mito.

Guevara foi um dos ideólogos e comandantes que lideraram a Revolução Cubana (1953-1959) que levou a um novo regime político em Cuba. Ele participou desde então, até 1965, da reorganização do Estado cubano, desempenhando vários altos cargos da sua administração e de seu governo, principalmente na área econômica, como presidente do Banco Nacional e como Ministro da Indústria, e também na área diplomática, encarregado de várias missões internacionais.

Che Guevara é assinado em 9 de outubro na Bo9lívia

Convencido da necessidade de estender a luta armada revolucionária a todo o Terceiro Mundo, Che Guevara impulsionou a instalação de grupos guerrilheiros em vários países da América Latina. Entre 1965 e 1967, lutou no Congo e na Bolívia, onde foi capturado e assassinado de maneira clandestina e sumária pelo exército boliviano, em colaboração com a CIA, em 9 de outubro de 1967.

A sua figura desperta grandes paixões, a favor e contra, na opinião pública, e converteu-se em um símbolo de importância mundial.

 O homem e o mito

A reprodução da imagem de Che Guevara em camisetas e cartazes veio da foto tirada por Alberto Diaz Gutiérrez,, divulgada pela revista Paris Match[30] em 1967, pouco antes de sua morte, a qual se tornou a segunda imagem mais difundida da era contemporânea, atrás apenas de uma imagem de Jesus Cristo. A revista norte-americana Time incluiu Ernesto Che Guevara na sua lista das 100 personalidades mais importantes do século XX.

Frases famosas de Che Guevara

Hay que endurecer-se pero sin perder la ternura jamas!

Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros.

Derrota após derrota até a vitória final.

As tantas rosas que os poderosos matem nunca conseguirão deter a primavera.

Prefiro morrer de pé que viver sempre ajoelhado.

Retroceder Sim, Render-se Jamais

Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera inteira.