Símbolo da Revolução cubana, cuja morte completou 45 anos no dia 09 de outubro de 2012. Ernesto Che Guevara nasceu na Argentina, se tornou médico de profissão e guerrilheiro por vocação, acreditando que a revolução era a única via possível para conseguir a justiça e a liberdade dos povos. No dia 8 de outubro de 1967 Che Guevara foi capturado na Bolívia e fuzilado no dia seguinte aos 39 anos. Em 9 de outubro morreu o homem e nasceu o mito.
Guevara foi um dos ideólogos e comandantes que lideraram a Revolução Cubana (1953-1959) que levou a um novo regime político em Cuba. Ele participou desde então, até 1965, da reorganização do Estado cubano, desempenhando vários altos cargos da sua administração e de seu governo, principalmente na área econômica, como presidente do Banco Nacional e como Ministro da Indústria, e também na área diplomática, encarregado de várias missões internacionais.
Convencido da necessidade de estender a luta armada revolucionária a todo o Terceiro Mundo, Che Guevara impulsionou a instalação de grupos guerrilheiros em vários países da América Latina. Entre 1965 e 1967, lutou no Congo e na Bolívia, onde foi capturado e assassinado de maneira clandestina e sumária pelo exército boliviano, em colaboração com a CIA, em 9 de outubro de 1967.
A sua figura desperta grandes paixões, a favor e contra, na opinião pública, e converteu-se em um símbolo de importância mundial.
O homem e o mito
A reprodução da imagem de Che Guevara em camisetas e cartazes veio da foto tirada por Alberto Diaz Gutiérrez,, divulgada pela revista Paris Match[30] em 1967, pouco antes de sua morte, a qual se tornou a segunda imagem mais difundida da era contemporânea, atrás apenas de uma imagem de Jesus Cristo. A revista norte-americana Time incluiu Ernesto Che Guevara na sua lista das 100 personalidades mais importantes do século XX.
Frases famosas de Che Guevara
Hay que endurecer-se pero sin perder la ternura jamas!
Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros.
Derrota após derrota até a vitória final.
As tantas rosas que os poderosos matem nunca conseguirão deter a primavera.
Prefiro morrer de pé que viver sempre ajoelhado.
Retroceder Sim, Render-se Jamais
Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera inteira.