A ousadia de um pirata virtual americano em invadir o site RockYou.com e publicar na internet uma lista com milhares de senhas dos usuários revelou uma informação preocupante: a senha mais usada pelos 32 milhões de usuários era “123456”. E especialistas disseram que a sequência é a mais popular em toda a web.
Outras senhas populares eram “12345”, “123456789” e “password” (senha, em inglês).
A empresa de segurança na web Imperva analisou os dados e disse que uma em cada cinco senhas seguem padrões fáceis de sequência como “abc123” e “iloveyou” (eu te amo, em inglês).
A empresa disse que os riscos de roubo de senhas aumentam muito quando a senha é simples e curta.
As pessoas seguem o mesmo padrão de senha desde 1990. Será uma falha genética em humanos?
As pesquisas mostram que é preocupante o fato de 20% de todas as senhas se repetirem dentro de um grupo de 5.000 combinações simples.
As repetições fazem com que os criminosos da web possam descobrir senhas com pouco esforço, bastando que eles tentem as combinações mais populares para invadir contas de e-mails, por exemplo.
Além das senhas citadas uma também muito comum é a data de nascimento do usuário. Certos cuidados devem ser tomados na escolha de uma senha, sei que atualmente tudo que se faz se exige uma senha, por isso as pessoas apelam para o velho 1 2 3 4 5.