Tempestades, derretimento de geleiras, aumento do nível dos mares e altas temperaturas. Uma verdadeira enxurrada de consequências estão sendo previstas caso o cenário de mudanças climáticas não seja estabilizado.
Baseado em artigos e notícias que marcaram o ano de 2009, o Center of America Progress Action Fund criou um alfabeto dos diferentes cidades, países e regiões que já sofrerem uma série de impactos decorrentes dos eventos climáticos, detectadas neste ano.
Entenda quem são eles e como foram afetados.
A
A parte leste da Antártida, antes muito estável, agora está perdendo gelo.
B
A Bolívia precisa de US $ 1 bilhão, nos próximos sete anos, para construir reservatórios, já que as geleiras que seguram o abastecimento de água do país estão diminuindo rapidamente.
C
As tartarugas marinhas que desovam nas praias de Leatherback, na Costa Rica, estão ameaçadas de extinção devido aumento da temperatura e elevação dos mares.
D
A Dinamarca, junto aos Estados Unidos, Noruega, Canadá e Rússia, identificaram as alterações climáticas como “a mais importante ameaça a longo prazo” para a existência dos ursos polares.
E
O rápido aquecimento da região montanhosa da Etiópia está dificultando até mesmo o treino de atletas locais que afirmaram “Às 9 horas da manhã já estava muito quente”.
F
Observando as inundações sem precedentes que aconteceram este ano em Fiji, o primeiro-ministro Comodoro Bainimarama advertiu recentemente que a subida não afeta apenas as economias das ilhas, mas coloca em dúvida a própria existência da nação.
G
Este ano, a Grécia sofreu com uma “tempestade de incêndios” florestais, que se propagaram pela cidade devido ao extremo verão, que chegou com ondas de calor e com o aumento de condições mais secas.
H
O aquecimento global alimentado furacões, a pobreza intensa, e o desmatamento generalizado se combinam para formar uma “tempestade de desastres”no Haiti.
I
Na Indonésia, as turfas da região tem contribuído com secas e queimas.
J
A chegada cada vez mais precoce de flores de cerejeira no Japão reflete o aumento das temperaturas globais e fazem com que este importante elemento da cultura japonesa fique ameaçado.
K
As secas mais frequentes e mais graves que estão matando os elefantes provavelmente irão provocar ainda mais conflitos nas terras áridas do nordeste do Kenya (nome original da região do Quênia).
L
A incidência de incêndios nas florestas de cedro do Líbano aumentou de maneira considerável nos últimos anos.
M
“Se as coisas ocorrerem como de costume nas grandes negociações, não vamos viver, vamos morrer”, disse o presidente Mohammad Nasheed das Maldivas durante a Assembléia Geral da ONU. “Nosso país não vai existir”, afirmou.
N
Os ministros do Nepal realizaram o mais alto encontro, que aconteceu no Monte Everest, para debater o rápido aumento das temperaturas, que vem causando o derretimento da camada de gelo e neve sobre as montanhas.
O
Mais de 50% da população que vive em zonas costeiras em Omã, na Arábia, está vulnerável à elevação dos mares, mas em compensação, o abastecimento de peridotito (formação rochosa) na região pode ajudar a sequestrar as emissões de dióxido de carbono.
P
As grandes inundações que mataram centenas de pessoas nas Philipinas no último verão estão se tornando normais.
Q
A região embebida em petróleo de Catar (ou Qatar) emite 60 toneladas de dióxido de carbono por pessoa, mais do que qualquer outra nação na Terra.
R
Inundações e surtos de malária devido ao aquecimento global, desmatamentos e condições insalubres devastaram Ruanda, na África, na década passada.
S
Os habitantes das aldeias alpinas da Fieschertal Fiesch, na Suíça, pediram ao Papa que abençoasse as suas orações para a restauração das geleiras da sua nação, que decresceu 12 por cento na última década.
T
Recém-descobertas, as espécies exóticas encontradas na Tailândia são especialmente vulneráveis às alterações climáticas e, mesmo que em pouco número, tendem a diminuir ainda mais a sua população.
U
A agricultura dos Estados Unidos (USA) tem sido assolada este ano por secas catastróficas no Texas e na Califórnia, por ondas de calor na Louisiana e Nebraska, tempestades em toda a Planície Alta e Centro-Oeste, inundações em Dakota do Norte e Minnesota e chuvas torrenciais em Illinois e Geórgia.
V
As vésperas da conferência de Copenhague, o Papa Benetito XVI, no Vaticano, aconselhou “Todas as pessoas de boa fé irão respeitar as leis estabelecidas por Deus na natureza e redescobrir a dimensão moral da vida humana”.
W
Oceanos, o aquecimento e o aumento do nível do mar ameaçam os recifes de coral das ilhas remotas de Wallis e Futuna, na Polinésia.
X
Os descendentes dos nômade Kublai Khan na Mongólia, em Xanadu, estão sendo expulsos da pastagem, na tentativa do governo chinês de combater a desertificação da região.
Y
Sana, capital do Iêmen (ou Yemen), pode ser a primeira capital do mundo a ter a escassez total de água, já que a seca e uso excessivo vem diminuindo a sua oferta.
Z
Na fronteira da Zâmbia e Zimbábue, o fluxo de Victoria Falls (lagos artificiais da região) é muito abaixo da média, assim como o Rio Zambeze, que apresenta redução devido as altas na temperatura e secas.
Fonte: Ecodesenvolvimento.org