Engana-se quem pensa que o peplum é novidade na praça. Apesar do boom evidente, a silhueta surgiu em 1947, quando Christian Dior devolveu a feminilidade das mulheres do pós-guerra ao criar o “New Look”, uma das grandes revoluções da história da moda. Além da “sainha” fofa, o visual trazia tailleurs e saias amplas.
Mas o que é peplum? É o nome dado a um babado ou volume na altura dos quadris existente em algumas roupas. Sim, ele dá uma aumentada nada básica nos quadris, mas em compensação define a cintura e deixa o visual super feminino.
Como o babado dá volume à silhueta, é preciso atenção para equilibrar as proporções. Então vamos as dicas:
- Quando usado com volume proporcional, é ótimo para disfarçar gordurinhas locais! Muitas pessoas acham que dá mais volume nesta região, mas não!
- Para quem tem tipo físico triângulo invertido, (ombros largos, quadril estreito) essa peça cairá muito bem, pois o volume na cintura ajuda a equilibrar a silhueta visualmente.
- Para as baixinhas, o ideal são os looks monocromáticos, ou em que o peplum tenha a mesma cor da peça superior ou inferior, para não ter muitos cortes horizontais.
- Quem tem pernas longas, prefira usar com sapatos baixo, tons contrastantes, quem sabe com saia midi!
- Para aquelas de quadril largo, o ideal é evitar! Mas se você gosta muito, não deixe de usar!Prefira os monocromáticos em vestidos e com pouco volume! Use com carteiras, ou bolsas pequenas! Prefira usar colar como acessório, evite maxi pulseiras, para não chamar atenção para o quadril!Lembre-se de chamar sempre a atenção para o seu rosto, com uma bela maquiagem!
- Coordene a peça com modelagens simples e sóbrias, nada de mangas bufantes, ou exageros!
- Cintinhos caem super bem com a peça!
Espero que tenham gostado!
Aqui, você pode ler também sobre saia lápis!
Ficou mais alguma dúvida? É só nos enviar sua pergunta ou comentário!
Febe Nazaré – Consultora de Imagem/Personal Stylist