O Brasil superou a desconfiança, mostrou mais opções de ataque e venceu a Costa do Marfim por 3 a 1 hoje, no Soccer City, em Johanesburgo. Com a segunda vitória no grupo G, o Brasil já está nas oitavas de final do Mundial. Luís Fabiano (2) e Elano marcaram para o Brasil. Drogba descontou para a equipe africana.
No palco da final da Copa, dois dos mais contestados jogadores deram mostras de que a Copa, enfim, começou para eles. Luís Fabiano, que há seis partidas não marcava, fez dois gols e levou a melhor sobre os zagueiros marfinenses.
Kaká, como um legítimo camisa 10, distribuiu bem o jogo e participou de dois gols. No primeiro tempo, tentou executar suas típicas arrancadas, mas parou três vezes na marcação marfinense. No fim da partida, foi expulso pelo árbitro.
Elano, que completou o placar e fez seu segundo gol na Copa, deixou o gramado contundido após forte entrada de Tioté.
Com a mesma formação da estreia contra a Coreia do Norte, o Brasil teve mais espaços e novamente explorou o lado direito do campo com boas subidas de Maicon. Robinho, apagado e Michel Bastos, sem apoiar, não deram a opção do lado esquerdo para a equipe. Pelo meio, o Brasil chegou ao primeiro gol após ótima triangulação Robinho, Luís Fabiano e Kaká.
Já a equipe da Costa do Marfim, com Drogba entre os titulares, tinha boa saída pela direira com o trio Tiené-Tiote-Kalou. O último tentando barrar as descidas do camisa 2 brasileiro. Em alguns lances, Demel e Dindane, pela esquerda, jogaram no espaço deixado pelo lateral-esquerdo do Brasil.
Essa foi a sexta partida brasileira contra africanos em Copas do Mundo. O Brasil chegou à sexta vitória, com 16 gols marcados e apenas um sofrido. Zaire, em 74, Camarões, em 94, Marrocos, em 98 e Gana, em 2006 foram derrotados por 3 a 0. Somente a Argélia, na Copa de 86, conseguiu sofrer menos gols (perdeu de 1 a 0, gol de Careca).
Em sua segunda Copa, a Costa do Marfim fez hoje seu quinto jogo em Mundiais, com três derrotas, um empate e uma vitória (por 3 a 2 sobre Sérvia e Montenegro, em 2006).
Se em campo o Brasil fez a sua parte e venceu a Costa do Marfim por 3 a 1, neste domingo, no Soccer City, em Johannesburgo, nas arquibancadas do estádio a torcida também fez sua parte: lotou o palco da final da Copa do Mundo e alcançou o segundo maior público do Mundial até aqui, com 84.455 pessoas.
A vitória brasileira só é superada pelo jogo de abertura da Copa entre África do Sul e México, quando 84.940 torcedores viram os donos da casa empatarem em 1 a 1 com os mexicanos.
O Brasil agora tem seis pontos e, classificado, enfrenta os portugueses no dia 25, sexta-feira às 11h (horário de Brasília), em Durban. No mesmo dia e horário, a Costa do Marfim, com apenas um ponto no grupo, faz um jogo de vida ou morte contra os norte-coreanos no Mbombela, em Nelspruit.
Veja algumas imagens do jogo
Fonte: Portal 2014