Os donos de equipamentos mais humildes ou pouco poderosos – como PCs velhinhos ou os atuais queridinhos do mercado de informática, os tablets – não têm mais do que se queixar: hoje, é possível utilizar uma gama variada de aplicativos que não precisam instalados no PC para serem rodados. Basta ter uma boa conexão à internet e pronto!
Isso mesmo. Se o seu pouco espaçoso disco rígido está lotado ou seu combalido processador já não aguenta muita coisa, não é preciso investir em hardware para resolver a questão. A computação em nuvem, uma das possibilidades oferecidas pela chamada Web 2.0, permite o uso remoto de diversos programas sem a necessidade de uma máquina com bons recursos – muito menos ter de gastar dinheiro!
1 Google Docs
Esse ambiente de aplicações de escritório conta com editor de texto, de Planilhas e de apresentações. Segundo o próprio Google, aqui você pode:
Ao acessar o Google Docs pela primeira vez, clique no botão “Criar Novo” e, em seguida, escolha o tipo de documento. Pronto: agora é só sair trabalhando.
O Isendr oferece um jeito fácil e rápido de compartilhar arquivos com pessoas que você conhece. Entre no site, clique em upload para enviar, espere o carregamento do arquivo, copie o link de compartilhamento e envie-o para quem você quer que o baixe. E o mais legal: caso queira mais segurança, você pode até criar uma senha de acesso a esse arquivo!
O TitanPad é um editor de texto voltado para o trabalho colaborativo. Você pode encaminhar textos para que receba sugestões de pessoas que foram convidadas a participar. Ele ainda traz uma janela lateral de bate-papo, o que facilita – e muito – as discussões. Fácil, prático e rápido.
Já pensou poder usar os recursos do mais famoso – e espaçoso – editor de imagens do mercado sem ter de instalar absolutamente nada em sua máquina? Basta acessar esse site para poder utilizar a maioria das ferramentas básicas de tratamento de imagem.
Ótimo para quem precisa desenhar plantas baixas do layout de escritório, casas ou apenas para organizar a bagunça. Com o Floor Planner, você consegue desenhar exatamente o que precisa e ainda compartilhar com quem quiser – e tudo online.
Que tal poder criar, a partir de uma captura de tela (screenshot), um vídeo com o qual ensina a alguém operar um programa ou navegar por um site de um serviço online qualquer? É esse o objetivo do ScreenToaster. Depois de criar seu tutorial em vídeo, é possível enviá-lo para
quem você quiser (sua mãe, amigo, namorado e afins) para que seja baixado ou simplesmente visto no YouTube.
Cansado de ver aquelas apresentações monótonas? Que tal produzir uma bem interativa e que ainda pode ser acessada simultaneamente por meio de outros computadores? Além de ajudar a criar apresentações dignas de atenção, o Prezi permite compartilhar informações adicionais sobre o assunto apresentado.
Que tal produzir um belo mapa mental e que ainda é integrado à sua equipe de maneira colaborativa? O Mindmeister é um site que oferece uma ferramenta para criar mapas mentais de qualidade para você acertar cada detalhe de seu projeto.
Eis um bom site desenvolvido para gerenciar projetos de maneira simples, prática e rápida. Não traz muitas opções, além de uma lista de tarefas, agenda, espaço para troca de mensagens e armazenador de arquivos que inicia com 500 MB para um grupo de cinco pessoas gratuitamente. Quer mais do que isso? Então terá de pagar.
Ferramenta desenvolvida para empresas, o Yammer mistura microblog com serviço de compartilhamento de informações. Possui área de grupos e membros avulsos e permite seguir o andamento de projetos colaborativos por meio de gadgets que podem ser instalados no navegador, no celular ou mesmo acessados via web.
Uma das ferramentas mais legais do Google (mas que ainda não pegou por aqui), gerada pelo cruzamento de email e fórum de discussão. Ela serve para trabalhar com outros serviços do Google e também com todos os contatos de sua conta do Gmail, mas também apresenta outros recursos interessantes.
Desenvolvido por uma das empresas mais conceituadas em projetos web 2.0, a 37signals, o Basecamp é um gerenciador de projetos em colaboração que pode ser acessado por PCs e smartphones. Por um lado, oferece ampla gama de recursos, como painéis de discussão, murais parar postagem de textos, espaço para armazenamento de arquivos, agenda de tarefas e um ótimo sistema de acompanhamento do andamento de tudo. Seu único defeito é ser um serviço pago mas que você pode testar por 30 dias antes de ter certeza que vale a pena pagar por ele.