Nos dias de hoje, onde contestamos e muitas vezes vemos a euforia da agressividade transbordar, tanto de um lado quanto de outro, vamos trazer um contraponto com uma lista de dez filmes pacifistas que nos fazem refletir.
Conheça os dez melhores filmes pacifista de todos os tempos
Sem novidades no front (All Quiet on the Western Front – 1930) – Falar sobre pacifismo parece ser algo recente, onda Hippie e tals, no entanto este clássico foi realizado no ano de 1930, conta a história de um jovem (Paul Bäumer) e amigos que resolvem se alistar no exército alemão durante a primeira guerra mundial, lá percebem que a guerra não tem lógica nenhuma, ao contrário daqueles que na época estavam fora dela. Curiosidade: vencedor do Oscar de 1930.
O grande ditador (The Great Dictator- 1940) – Assitir Chaplin sempre é algo grandioso, mas nessa obra, um misto de o Princípe e o Plebeu parodiando Hitler e a ascenção nazista deixou muitas das imagens mais magistrais do cinema, assim como o discurso do “ditador” onde ele ao fim fala a sua amada:
“ Hannah, está me ouvindo? Onde quer que esteja, olhe para cima! Olhe para cima, Hannah! As nuvens estão subindo, o Sol está abrindo caminho! Estamos fora das trevas, indo em direção à luz! Estamos indo para um novo mundo; um mundo mais feliz, onde os homens vencerão a ganância, o ódio e a brutalidade. Olhe, Hannah!. ”
Amargo regresso (Coming Home – 1968) – Esse filme fala sobre quem volta das guerras, A história se passa no ano de 1968. Sally é casada com um oficial do exército norte-americano que embarcou para o Vietnã. Ela então vai trabalhar num hospital de veteranos e lá conhece e se apaixona por Luke, em ex-soldado que ficou paraplégico. um drama que faz refletir a limitação humana sobre o que acontece na guerra.
Curiosidade: o ator Jon Voight é o pai da atriz Angelina Jolie.
Apocalipse now – 1979 – Uaaaauuuu, é o que se começa a expressar com os primeiros acordes de The End da banda Doors, Apocalipse now é um filme sobre a guerra do Vietnã feita 4 anos após o fim da mesma (o conflito no total durou 20 anos,a participação americana foi de 8 anos), bem… falar sobre esse filme extrapola um pouco a minha condição de análise, a começar pela abertura acima descrita, numa sucessão de análises e complexidades tão grande quanto a própria história da produção desse filme, com direito a infarto do protagonista, tentativa de suicídio do diretor do filme, entre outras “cositas” más… adoro o cheiro de napalm pela manhã…
Hair – 1979 – Quando os questionamentos sobre a guerra do Vietnã começaram, movimentos sociais nos EUA começaram a colocar o dedo na ferida da guerra, o filme fala sobre o movimento contra o alistamento, e o movimento hippie, onde se acreditava na grande revolução causada pela era de aquário… musical, algo diferente pra variar, bem feito e produzido, fez muito sucesso até recentemente na broadway, é interessante ver esse filme e pesquisar sobre o musical, porque ele se tornou uma referencia mundial, até mesmo em países que não tem tradição em musicais como o Brasil. A versão cinema foi dirigida por Milos Formam, premiado diretor. Também é interessante confrontar Hair com Apocalipse now.
Gandhi – 1982 – Filme biográfico de Mohanda s Gandhi, conhecido como Mahatma Grande Alma. Começa com o assassinato de Gandhi, e flashbacks sobre sua vida. Incrível notar e comparar o que ele usou como arma, a desobediência cívil, a “Satyagraha”. São das coisas belas de se assitir e refletir no que fazemos e como fazemos. Mostra que lutar realmente as vezes é não lutar e manter a serenidade. Com isso a Índia foi liberta sem guerra contra a Inglaterra. A diferença entre ser pacífico e ser omisso.
Nascido em 4 de julho (Born on the Fourth of July- 1989) – É interessante observar que esse filme é sobre o personagem (Ron Kovic) no qual foi baseado parte da história de Amargo regresso, traz de forma mais intensa a reflexão sobre o que o que a guerra é para quem controla a nação e pra quem combate nela, e o quanto são lembrados, quando se tornam “pesos”. Também lembra Sem novidades no front, onde jovens ingressam no exército com sonhos e saem destruídos. A guerra do Vietnã se tornou divisor de águas porque foi a primeira guerra com acompanhamento instantâneo, sem “filtros” governamentais.
A lista de Schindler (Schindler’s List – 1993) – é um filme norte-americano de 1993 sobre Oskar Schindler, um empresário alemão que salvou a vida de mais de mil judeus durante o Holocausto ao empregá-los em sua fábrica. Mostra que em todas as situações a corrupção se faz presente. Nesse filme, a visão do que o ser humano é capaz de fazer com o outro é algo terrível, foi um filme com uma ousadia lúdica… todo ele em preto e branco… a exceção de um detalhe, mas se eu falar perde a graça.
Limoeiro – (Limon tree – 2008) – Lemon tree é um filme feito por um Israelense, o diretor Eran Riklis. Baseado em fatos reais, conta a história de Salma (Hiam Abass), uma viúva palestina que possuí um pomar de limões herdado do pai. O pomar é o meio de sua subsistência, mas ela se vê ameaçada quando o Ministro da Defesa de Israel torna-se seu vizinho. O pomar vira uma ameaça à sua segurança, pois segundo os israelenses algum terrorista poderia esconder-se ali e cometer um atentado contra a casa do ministro. Destaque para a compreensão de parte do conflito nesse filme, como é a rotina sem os “terroristas” envolvidos, na verdade o cotidiano do convívio entre judeus e palestinos (onde se nota que nem tudo é perfeitonesse papo de terroristas) .
Avatar– 2009 – O ano é 2154, e os humanos da terra se aventuraram pelo espaço e começam a explorar o que já não conseguem explorar na terra. Um homem troca seu corpo por uma chance de poder andar. A relação com a natureza, onde tudo se encaixa? O filme tem um que de poético, apesar das aventuras e da tecnologia envolvida. Nos faz refletir sobre a nossa relação com tudo que nos cerca, nos leva a pensar onde nos perdemos na relação com nosso mundo. Porque nos tornamos verdadeiros parasitas deste planeta.
É certo que não se finaliza as possibilidades quanto a filmes nesse tema. Nem temos a pretensão de encerrar a lista, em momento oportuno traremos outras listas.