O nadador Thiago Pereira é o maior atleta brasileiro na história dos Jogos Pan-Americanos. Nesta quarta-feira (19), ele venceu a sua prova predileta, os 200 m medley, em Guadalajara, e superou o mesa-tenista Hugo Hoyama como maior vencedor do Brasil no evento.
Com a vitória, Thiago chegou a dez ouros, o mesmo de Hoyama. Contudo, o nadador supera o “rival” no número de pratas: 3 a 1. O brasileiro ainda possui três bronzes na história dos Pans.
– Valeu galera, muito obrigado pela torcida. São dez ouros!
A história da conquista de Thiago Pereira começou em Santo Domingo 2003. Lá, com apenas 17 anos, ele faturou a prata na mesma prova desta quarta, os 200 m medley, e ainda contou com um bronze nos 400 m medley.
No Rio, em 2007, o brasileiro se tornou o atleta mais premiada da história de um pan-americano ao ganhar seis medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze. Em Guadalajara, ele superou Hugo Hoyama com quatro medalhas de ouro e uma de bronze até agora.
Nesta quarta, a vitória foi tranquila. Thiago liderou desde o início e faturou o ouro com o tempo de 1m58s07. A prata ficou com o americano J Conor que cravou 1m58s64. O brasileiro Henrique Rodeigures completou o pódio com a marca de 2m03s41.
– Estou muito feliz com esse ouro, ainda mais por ter sido na minha prova preferida, os 200 medley. Mas ainda tenho mais duas provas pela frente. Agradeço a todos pela torcida.
Com o recorde, Thiago Pereira devolve à natação uma marca que já foi dela. Antes de Hoyama, o maior atleta brasileiro em Pans era Gustavo Borges, com oito ouros, seis pratas e três bronzes.
O brasileiro ainda disputará mais três provas em Guadalajara: 4×200 m livre, 200 m costas e 4×100 m medley.
Com informações do R7