Então caros leitores, hoje é dia da mentira, o tão famoso 1º de abril, mas porque este dia é considerado o dia da mentira? Existem várias explicações, uma delas se refera ao Ano Novo que era comemorado na França desde o século XVI em 25 de março, e as festas iam até o 1º de abril. Mas o rei da França, Carlos IX, decidiu que o ano novo seria celebrado em 1º de janeiro (calendário gregoriano), como existe muita resistência a toda mudança, alguns franceses continuaram a seguir o calendário antigo (calendário Juliano) e comemorando o ano novo em 1º de abril.
Estes resistentes foram ridicularizados, as pessoas passaram a enviar presentes estranhos e convites para festas que não existiam. E a partir daí a brincadeira se espalhou pelo mundo e as pessoas começaram a criar mentiras nesta data.
No Brasil, o primeiro de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou A Mentira, um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1828, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte.
E você, já contou sua mentira de 1º de abril?
Fonte: Wikipédia