Mais um ano terminando e com ele chega as tradicionais festas de família – Natal e Ano Novo – o famoso peru assado, a rabanada, não esquecendo o “Senhor leitão assado” na passagem do ano e tantas outras guloseimas de final e ano.
Na cidade, o tráfego é intenso, com a chegada do 13º salário as lojas ficam cheias, compras de ultima hora, empurra-empurra, pressa em comprar presentes para a noite de Natal, parece uma loucura e sem falar no calor insuportável neste período. A comercialização no Natal atinge o seu auge.
Mais ou menos, se bem que está para bem mais este é o quadro de Natal para muitos brasileiros.
Notamos que o Natal é celebrado por quase todas as pessoas.
Está claro que, apesar de todos o celebrarem, não quer dizer que todos o encarem da mesma forma, nem tão pouco que ele signifique o mesmo para todos, se é que, para alguns, ele signifique alguma coisa!
Para uns é uma época de compras e vendas, para outros é época em que as famílias se reúnem e presentes são trocados.
Será que para você é esta a essência do Natal?
O significado do NATAL
Todos que celebram o Natal, ou pelo menos, quase todos, são tomados por um sentimento de amor ao próximo, fazem todos os passos de um ritual, monopolizando todas as horas da noite para fazerem, imperativamente, a coisa certa na hora certa.
A hora de abrir os presentes, a altura em que come o peru e brindam o dia do Natal, entre outras, são regras que segundo a tradição jamais poderão ser violadas.
Claro, que o erro, não está em abrir os presentes, nem tão pouco em comer o peru, mas o erro reside, exatamente, quando as pessoas deixam que a tradição abafe o verdadeiro sentido de Natal, ligando a tudo e a todos, menos a Jesus.
O real significado do Natal é a celebração do nascimento de Jesus, a Sua vinda a esta terra, como Salvador.
Jesus tomou a forma de homem e desceu ao mundo para redimir todas as pessoas do pecado. Pecado, esse, que teve início no tempo de Adão e Eva, que ao desobedecerem a Deus perderam a sua pureza e quebraram o elo que, tão fortemente, os ligava a Deus.
Apesar disso, o amor de Deus pelo homem nunca esfriou, mas sempre permaneceu fiel e imutável. Então, a forma que Deus encontrou de recuperar a relação íntima com os seus filhos, foi mandando Jesus pagar por todos os nossos pecados, para que pelo Seu sangue nós fossemos redimidos.
Em João 3:16 diz: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. Porque o homem estava perdido em pecado. Então, foi no Natal, com o nascimento de Jesus, que Deus conseguiu recuperar o relacionamento direto com o Homem, que até então, se encontrava interrompido.
Seria até interessante (há pessoas que o fazem) cantar os parabéns ao Senhor Jesus. Este ano Ele faz 2012 anos, que veio à terra.
II Coríntios 5:18: ” Mas todas as coisas provêm de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Cristo, e nos confiou o ministério da reconciliação”
O coração de Deus chama por todos aqueles que nunca, de coração, aceitaram Jesus como Senhor e Salvador das suas vidas.
O Seu desejo é que neste natal, você dê um passo para O conhecer melhor e se reconciliar com Ele.
João 14:6: “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim“. Este trecho da Bíblia nos mostra que a única forma de chegar a Deus é por Jesus Cristo.
E você, caro leitor, já fez as pazes com Deus? Neste Natal, pare um pouco e pense o que é que você está a fazer com ele. Além de lembrar-se do seu nascimento, também relembre o que Ele ensinou, fez e conquistou para si no Calvário.
Feliz Natal e que Jesus abençoe a você e toda sua família