O cofundador e ex-presidente do conselho de administração da Apple morreu dia 05 de outubro aos 56 anos, vítima de um câncer no pâncreas que vinha tratando desde 2003. Perfeccionista, criativo, inovador e ousado, ele ajudou a tornar os computadores mais amigáveis e revolucionou a animação, a música digital e o telefone celular.
Jobs marcou o mundo da tecnologia ao apresentar produtos como o Macintosh, o iPod, o iPhone e o iPad. Afastado da empresa desde 17 de janeiro para cuidar da saúde e sem prazo para voltar, o executivo renunciou ao cargo em 24 de agosto. “Sempre disse que, se chegasse o dia que eu não pudesse mais cumprir minhas funções e expectativas como CEO da Apple, seria o primeiro a informar. Infelizmente, esse dia chegou”, dizia a nota à época.
A saúde de Jobs virou notícia em 2004, quando ele anunciou que passara por uma cirurgia para remover um tipo raro de câncer pancreático, diagnosticado em 2003, e que a operação fora bem-sucedida. Depois, em 2009, Jobs fez um transplante de fígado e ficou afastado da companhia que fundou ao lado do engenheiro Steve Wozniak por vários meses. Mesmo com as licenças, Jobs continuou ativo na tomada de decisões da empresa, chegando se reunir a portas fechadas com o presidente americano, Barack Obama, em fevereiro, e lançar o iPad 2, em março, surpreendendo ao subir ao palco para apresentar o produto.
Em 2001, com o iPod, ele reinventou o setor de música digital. Em 2007, com o iPhone, telefone nunca mais foi o mesmo. Mais recentemente, em 2010, veio o iPad, e estes são tempos de tablet mania.
Mesmo que você não use os produtos da Apple, esses são os gadgets que os concorrentes têm tentado copiar. O sucesso da Apple é o sucesso de Steve Jobs, que será sempre lembrado com um visionário, um gênio obcecado por design minimilista e simplicidade no uso dos produtos. Não é à toa que nenhum nome no setor de tecnologia é tão cultuado como o de Jobs.
E Steve Jobs tem uma história de vida e tanto. Foi adotado, abandonou a faculdade, foi demitido da empresa que fundou, voltou e não só livrou a Apple da falência como a tornou a mais valiosa do mundo da tecnologia.
Veja nas imagens abaixo algumas das suas maravilhosas criações.