Skip to content

Como descartar bateria de celular, TV e computador?

Um dos grandes inimigos do meio ambiente na atualidade é o lixo eletrônico.  Você sabe o que fazer com aquela bateria do celular que não serve, com a TV antiga que quer trocar por uma de LC, Plasme ou LED o velho computador? Onde descartá-lo? Então, com base nas informações do site eCycle segue algumas sugestões para o descarte deste produtos.

Baterias de celular

Bateria de celular
Bateria de celular. Imagem:Reprodução

As baterias de celular, geralmente compostas por um material conhecido como íon-lítio, ainda contêm energia e precisam ser recicladas em locais apropriados. Cobalto, níquel, cobre, cromo, ferro e alumínio são recuperados e transformados em produtos como novas baterias, auto-falantes e aço inoxidável.

Operadoras e fabricantes

Recicle sua bateria nos postos específicos, geralmente atrelados à operadoras ou fabricantes de celular.

TV

TV de tubo
TV de tubo

Sim, há várias peças recicláveis em televisores antigos. A maior parte das TVs é revestida de poliestireno, um plástico duro, que tem impacto desastroso no meio ambiente. Veja as opções de descarte consciente.

Alguns fabricantes reciclam

Consertar sua TV pode ser uma opção. Para passá-la à frente vendendo ou fazendo doação é preciso saber qual é a destinação que o próximo usuário terá. Há fabricantes que desenvolveram tecnologia de reciclagem que utiliza raios laser para separar o painel frontal e a parte traseira do tubo de raios catódicos (CRT) dos televisores. Assim, o aproveitamento dos materiais é mais alto, além de acelerar o processo de reciclagem.

Computador

Computador
Computador antigo. Foto/Reprodução.

Cuidado com os riscos

Computadores não devem ser jogados no lixo comum. Eles possuem diversas peças com resíduos químicos que causam problemas ao entrarem em contato direto com o meio ambiente e,  mais especificamente, com os humanos.

Os principais elementos tóxicos presentes nos computadores são o mercúrio (deteriora o sistema nervoso, causa perturbações motoras e sensitivas, tremores e demência), o chumbo (provoca alterações genéticas, ataca o sistema nervoso, a medula óssea e os rins, além de causar câncer), o cádmio (provoca câncer de pulmão e de próstata, anemia e osteoporose) e o berílio (causa câncer de pulmão). Esses materiais são acumulativos. Quanto mais contato se tem com eles, pior para a saúde.

Quando tratamos dos problemas ambientais relacionados aos eletrônicos, a gravidade aumento devido à quantidade de resíduo gerado. De acordo com uma pesquisa realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) (link pesquisa universidade ONU, de 2010, a geração de lixo eletrônico cresce a uma taxa de aproximadamente 40 milhões de toneladas por ano, em todo o mundo.

A maior parte desses resíduos tem condições de ser utilizada novamente ou de ser reciclada, mas o destino acaba sendo o pior possível: os aterros sanitários e lixões.

Pense bem antes de se desfazer

Tem certeza de que o computador não funciona mais? Você precisa mesmo de outro? É possível consertá-lo?Procure utilizar seu computador até o fim de sua vida útil.

Caso opte pela troca, faça a doação ou venda-o via internet. Algumas instituições de caridade e telecentros aceitam eletrônicos em bom estado, mas fique atento para saber como é realizada a destinação final do produto após o término da vida útil!

Caso não tenha mais conserto, encaminhe o computador para a reciclagem. Grande parte dos componentes eletrônicos é reciclável, o que garante o reaproveitamento de 80% dos materiais plásticos e metais.

Outra opção é devolver o PC ao fabricante que será responsável pela destinação correta, graças à política de logística reversa prevista pela Lei de Resíduos Sólidos, que estará totalmente em vigor no país, em 2014.