Cálculo Exato

Tecnologia – Robôs que parecem formigas

Os “Robôs Formigas“, também conhecidos como “Alices“, são do tamanho de pequenos torrões de açúcar e foram criados semelhantes as formigas argentinas, simulando o modo como elas orientam-se.

As formigas (verdadeiras) orientam-se por feromônios e as amiguinhas robóticas orientam-se por feixes de luz, usados no lugar dos feromônios, detectando-os através de sensores utilizados no lugar das antenas das formigas.

formiga-preta-sendo-morta

Os pequenos robozinhos utilizam a lógica de orientação das formigas argentinas e ao seguirem do formigueiro até a comida com a opção de dois caminhos existentes que levam até a comida eles utilizam os dois simultaneamente até que acabam utilizando o que contêm mais feixes de luz, ou seja o que tem mais formigas robôs, esta lógica aplica-se também as formigas comuns que seguindo o caminho mais curto atraem as demais pelo feromônio.

A lógica é parecida a do indivíduo que está perdido em uma tempestade de neve, ao ficar praticamente sem enxergar ele guia-se através de alguma marca no chão, como por exemplo sinais deixados por pneus de carros, as formigas sendo praticamente segas seguem este mesmo princípio e guiam-se através dor feromônios ou os feixes de luz no caso dos robôs.

Mas qual é o intuito desta pesquisa?

O motivo principal da pesquisa é o estudo para obter melhores formas de salvamento,exploração,mapeamento e outras formas de exploração onde é preciso tomar decisões sobre qual o melhor caminho a ser tomado e enviar robôs em locais que possivelmente o homem não conseguiria encontrar ou o acesso é muito complicado.

Também pode ser utilizado para o mapeamento de lugares com difícil acesso.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *