Cálculo Exato

Sobre o Jornalismo Político e minhas publicações

Sobre a verdade

 “Tenho certas particularidades. Observei durante meus estudos, que o jornalismo tem um papel fundamental numa democracia sadia, ou seja, numa democracia que o direito a liberdade de expressão seja supremamente respeitado, regulado apenas pela moral e pelo bom direito.”

 

Iniciemos pois as discussões políticas! À convite de Marilucia Santos, a “comandante-em-chefe” do presente site, venho semanalmente trazer a baila alguns comentários sobre a política nacional, e também internacional. Digo pois, que não pretendo somente ter uma visão superficial do tema, mas também lançar críticas, opiniões subjetivas e tratar do tema conforme me for adequado. Sem portanto me aliar a nenhum partido político ou pseudo-ideologia, lançaremos nossos olhos para a verdade do fato.

Nesse sentido queria me prolongar apenas um pouco, para demonstrar qual seria minha visão, acerca de como deve ser feito um trabalho jornalístico. Não podemos negar, que qualquer veículo de informação compromissado com a verdade dos fatos, tem o dever de ter uma personalidade e mostrar qual sua posição diante do fato que se põe. No entanto, nunca se deve omitir fatos ou procurar distorcer a verdade adaptando assim à seu bel prazer, ou ao prazer de outrem. Tenho certas particularidades. Observei durante meus estudos, que o jornalismo tem um papel fundamental numa democracia sadia, ou seja, numa democracia que o direito a liberdade de expressão seja supremamente respeitado, regulado apenas pela moral e pelo bom direito.

Muito temos que comentar, serei fiel ao leitor, e desejo que o leitor seja fiel a mim. Toda via, reconheço humildemente que sou passível de erro, por isso, me comprometo a demonstrar falhas minhas, ou seja, escancará-las para que saibam que errei. As chamadas “críticas construtivas” serão aceitas incondicionalmente, e as pseudo-criticas que não trazem nenhum conteúdo serão rechaçadas, ou no mínimo ignoradas. Por isso aconselho ao leitor à um estudo anterior, para que não entremos em debates não profícuos. Desde que se mostre honesto, qualquer pessoa poderá me enviar emails de sugestões, críticas ou elogios.

As minhas fontes serão as mais diversas, desde fontes governamentais até as mais simples fontes, desde que tal fonte demonstre uma certa segurança. Todos nós sabemos as barbáries que são feitas com a verdade, nas distorções fajutas e mal intencionadas da mídia nacional. Estas poderão ser alvos de comentários meus aqui, e não serei compassivo com tais feitos.

Espero que estes meus comentários sejam proveitosos para os que aqui leem. Pois bem, irei fazer o que melhor posso fazer para o agrado dos senhores leitores. Tudo isso com certa dedicação pelo respeito que ganho dos senhores. Avante!

Twitter: @filipejus

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *