Cálculo Exato

Significado dos nomes de A a Z

Todos nós temos um nome e ansiamos por saber qual o significado dele.  O nome de cada um tem em determinado momento da vida a ver com nossa personalidade, parece estranho, mas creio que incorporamos o significado do nome que carregamos.

Queremos saber o significado dos nomes tanto na hora de escolher o nome do filho ou até mesmo quando se conhece alguém novo, saber o significado dos nomes pode ser uma coisa curiosa e muito interessante.

Listamos aqui o significados de vários nomes de A a Z, basta procurar o seu e saber o seu significado e origem.

significado dos nomes

Significado dos Nomes

Abel: Significa vaidade e indica uma pessoa aventureira e ousada, que precisa controlar seus impulsos para não tomar atitudes agressivas, que lhe causariam sérios problemas a curto ou médio prazo.

Abelardo: Significa abelha e indica uma pessoa ousada e empreendedora. Inspira muita confiança e gosta de desafiar a própria capacidade, lançando-se constantemente em novos projetos.

Abigail: Fonte de prazer; pai do contentamento.. “Pai” em hebraico é equivalente a “fonte”. Meu pai é alegria, na fonte da alegria. “Pai” em hebraico é equivalente a “fonte”. Muda rapidamente de humor. Mas sempre significa fonte de prazer e indica uma pessoa que muda muito passa por cima disso e consegue fazer com que as coisas aconteçam de modo favorável a ela.

Abraão: Significa pai de uma multidão e indica uma pessoa que faz do charme um instrumento para viver bem. Gasta em viagens e passeios com amigos o que lhe sobra de dinheiro, mas no fundo é um sábio que apenas aguarda o momento certo para mostrar toda a sua inteligência e toda a sua capacidade de realização. É o pai das nações e foi escolhido pessoalmente por Deus (Gênesis 17,5).

Adalberto: Significa nobre, brilhante e ilustre e indica uma pessoa que está sempre procurando fazer importantes conquistas. Mas precisa do estímulo dos pais e dos amigos para alcançar o sucesso que deseja. Do Teutônico “notório fulgurante”, este nome apresenta muitas variações, como AlbertoEtelbertoOberto.

Adalgisa: Significa lança de nobreza e indica uma pessoa que tende a se achar a dona da verdade. Mas sempre dá conselhos muito úteis a quem recorre a ela. Tem uma autoridade natural que não se transforma em autoritarismo devido à sua grande espiritualidade.

Adauto: Latim: “aumentado, grande”.

Adelaide: Significa de linhagem nobre e indica uma pessoa dinâmica e com grande sabedoria. Mas precisa se abrir um pouco, pois em geral não deixa nada nem ninguém interferir nas suas certezas. Do teutônico “de linhagem nobre”.

Adílson: Significa filho de Adão e indica uma pessoa que não muda sua rotina por nada nesse mundo e não gosta que ninguém dê palpite na sua vida. Da mesma forma, respeita a individualidade dos outros.

Adolfo: Significa lobo nobre e indica uma pessoa que não hesita em assumir a responsabilidade pelos seus atos. Ouve, analisa e depois toma decisões firmes, das quais dificilmente volta atrás. Do teutônico “nobre lobo”.

Adriana: Significa escura, morena, e revela uma pessoa com grandes chances de triunfar na vida, pois mostra interesse pelos mais variados assuntos e aprende tudo com facilidade. E sabe repartir com os outros o que consegue com o estudo e o trabalho.

Adriane: Trata-se de pessoa com grande chance de triunfar. Mostra interesse pelos mais variados assuntos e aprende tudo com facilidade. Sabe que para ser querida, precisa demonstrar seu afeto. Pode obter êxito como dentista, bióloga e fonoaudióloga. Usa suas economias inclusive para ajudar os amigos.

Adriano: Significa o que veio da região da Ádria e indica uma pessoa muito ativa mas que costuma oscilar entre os interesses imediatos e os ideais de longo prazo, e isso lhe acarreta dilemas constantes.

Adroaldo: Significa o que governa com nobreza e indica uma pessoa muito crítica consigo mesma, que analisa todos os seus atos e não admite cometer erros. No entanto, perdoa com facilidade as falhas alheias.

Aécio: Grego: “ave de rapina”.

Afonso: Significa pronto para o combate e indica uma pessoa que preocupada com o bem estar dos outros, procura ajudas a todos que se encontram em dificuldades. Idealista, coloca a justiça acima de tudo. Do teutônico “guerreiro de ânimo combativo”.

Ágata / Ághata: Significa bondosa e predispõe a criança ao amor. A pessoa assim chamada está sempre pronta a ajudar quem precisa. Seus conselhos, baseados numa intuição aguçada, são muito eficientes.

Agnaldo: Significa o que governa pela espada e indica uma pessoa cuja maior preocupação é preservar a independência. Ambicioso, usa toda a sua inteligência e sua capacidade de liderança para alcançar o sucesso. Os pais devem educá-lo para que não se torne autoritário

Aguinaldo: Significa o que governa pela espada e indica uma pessoa cuja maior preocupação é preservar a independência. Ambicioso, usa toda a sua inteligência e sua capacidade de liderança para alcançar o sucesso. Os pais devem educá-lo para que não se torne autoritário

Aída: Significa próspera, feliz e indica uma pessoa que tende a perder o controle das emoções. Apaixona-se com facilidade e se irrita com mais facilidade ainda. Mas não guarda mágoas de ninguém, nem trai um namorado. Tudo na vida é muito claro e honesto.

Aidê: Esse nome vem do francês Haydée e se associa a independência e ousadia. Indica uma pessoa que define claramente seus ideais e luta arduamente por eles. Mas por trás do seu jeito seguro se esconde uma sensibilidade enorme. Também muito inteligente, ela adora conversar com pessoas mais velhas, para aperfeiçoar seus conhecimentos.

Aílton: Nome literário, sem significado claro, indica uma pessoa que aproveita intensamente cada momento da vida, mas sem se descuidar do futuro. Persegue com toda garra seus ideais e vive com verdadeira paixão cada uma das vitórias que alcança.

Alan: Significa belo , harmonioso e indica uma pessoa emotiva, que se magoa com facilidade, embora nem sempre demonstre sua tristeza. Prefere exibir sua simpatia para cativar todo mundo que o rodeia. Tende a conseguir sucesso como músico ou paisagista. Do gaélico “gracioso agradável”.

Alba: Significa branca, alva. É uma pessoa que tende a se mostrar uma tanto arrogante, o que dificulta seus relacionamentos. Amante do bom e do melhor, gasta o que tem e mais um pouco. Mas com o tempo, aprende a cultivar a humildade e então triunfa na vida.

Alberto: Significa ilustre, muito famoso e indica uma pessoa que possui a dose certa de impetuosidade e coloca muita energia na concretização dos sonhos. Seu talento sempre acaba sendo reconhecido.

Alda: Significa velha, sábia e rica. É uma pessoa que tem grande possibilidade de desenvolvimento espiritual, mas que não deixa de desfrutar os prazeres da vida. Consegue inúmeras vitórias quando organiza convenientemente seu dia-a-dia e suas economias.

Alejandra, Alessandra, Alexandra: Significa defensora da humanidade e indica uma pessoa de caráter conciliador. Quem tem esse nome sempre procura resolver os problemas dos outros e conquista a todos com sua enorme meiguice.

Alexandre(a): Significa defensor da humanidade e indica um espírito justiceiro e matador. Tem sucesso quando trabalha em atividades comunitárias. Do elênico “protetor e defensor do gênero humano”.

Alfredo: Significa conselheiros dos espíritos e indica uma pessoa muito prática, que sabe usar a lógica para atingir seus objetivos e afastar as más influências. Está sempre disposto a ajudar os amigos e resolver até problemas íntimos.

Alice: Significa a verdadeira. É uma pessoa extremamente sincera mesmo quando isso lhe pode custar uma amizade. Tem também o Dom da liderança. Por isso, não gosta de trabalhar para os outros. Prefere exercer uma profissão liberal ou montar sua empresa. Do grego “verídica, autêntica”.

Alícia: Variação de Alice. Grego: “a verdadeira”. Indica uma pessoa muito empreendedora e com grande força interior. É muito admirada pela capacidade de poupar e aplicar bem seu dinheiro. Mas precisa tomar cuidado para não se impacientar demais quando as coisas demoram a acontecer.

Aline: De linhagem nobre. Inglês: Graciosa, elegante.

Almir: Significa príncipe e brilhante. indica uma pessoa carismática e persistente, que consegue altos pontos na profissão que escolhe, seja ela qual for. Tem grande habilidade para liderar grupos de trabalho e consegue bons lucros quando monta seu próprio negócio.

Álvaro: Significa o que defende de todos e indica uma pessoa de iniciativa, que está sempre em busca de novas oportunidades. Mas não faz nada sem antes avaliar atentamente todas as chances de progresso e todos os riscos de fracasso. Do teutônico “o que a todos esta atento”.

Alzira: Significa ornamento, beleza. Indica uma pessoa intuitiva e extrovertida, que tem idéias originais e brilhantes a respeito de tudo e gosta de debatê-las com os amigos. Destaca-se em profissões ligadas à criação e à comunicação, como propaganda e jornalismo.

Amadeu: Significa o que ama a Deus e indica uma pessoa que que consegue vencer muitos problemas do dia-a-dia, mas vive as voltas com dificuldades financeiras, pois seu estilo de vida o leva a gastar mais do que ganha. Se controla essa tendência, torna-se um ótimo chefe de família.

Amanda: Significa digna de se amada (latim) e mostra uma pessoa cuja vida afetiva é marcada pelo excesso de pretendentes. Dinâmica e ativa, ela sempre resolve seus problemas de maneira inteligente, sem forçar situações ou incomodar os outros.

Amauri: Francês, homem altivo e laborioso.

Amélia: Variação de Amália. A pessoa assim chamada é muito original, inteligente e tem garra para alcançar seus objetivos. Alem disso, ela sabe aplicar bem o dinheiro que ganha, razão pela qual consegue um bom pé-de-meia ainda na juventude. Francês “sofredora, cúmplice”.

Ana: Significa cheia de graça e predispões a criança a se tornar muito segura, graças à sua boa organização mental. Sua intuição lhe garante boas escolhas nos estudos, na profissão e no amor. Do hebreu “cheia de graça”, “que tem compaixão, clemência”.

Ana Beatriz: Graças ao seu grande magnetismo pessoal, consegue cativar com um sorriso ou com um olhar. Mas é muito criteriosa: só dá seu amor ao homem que poderá fazê-la feliz e a quem ela poderá fazer feliz.

Ana Carla: Indica uma pessoa serena, que se aceita como é, com toda a naturalidade, pois sabe que não se deixará escravizar pelas suas fraquezas nem usará sua força contra os outros.

Ana Carolina: Usa sua inteligência privilegiada para vencer as dúvidas do dia-a-dia e também para ajudar os amigos com excelentes conselhos. Quando não abandona os estudos, consegue muito sucesso na vida.

Ana Cláudia: Tem idéias brilhantes e o dom de pressentir o perigo. Embora goste da solidão, não vive sem afeto. Perfeccionista ao extremo, exige muito de si mesmo e mais ainda dos outros.

Ana Cristina: É um tanto vaidosa. Procura se vestir com roupas da moda mesmo quando isso pesa muito no seu bolso. Mas, na maturidade, descobre outros valores e se dedica com muito amor à família.

Ana Lúcia: Tem muita disposição para o trabalho, mas, para alcançar o sucesso, precisa de um pouco mais de objetividade no seu modo de agir.

Ana Luísa: Possui idealismo, espírito de liderança e energia de sobra para tornar realidade praticamente todos os seus sonhos.

Ana Maria: Tem todas as chances de realizar seus desejos, pois seu nome é uma marca de prosperidade e lhe abre as portas do sucesso.

Ana Paula: É muito bondosa e procura manter um clima de harmonia ao seu redor. Demora a tomar decisões, mas quando o faz não costuma errar.

Ana Rosa: Tranqüila e dócil, mostra-se também extremamente ativa e independente. Inimiga da rotina, está sempre aberta a novas idéias.

Ana Verônica: É extrovertida e faz muitos amigos devido ao seu espírito inteligentemente brincalhão. Tem alguma dificuldade em levar as pessoas ou as idéias a sério por muito tempo, mas, vencida essa inconstância, obtém êxito em todos os seus empreendimentos.

Anderson: Significa filho de André e indica uma pessoa que ganha muito dinheiro ouvindo sua intuição. Tem muitas admiradoras, e na juventude se relaciona com todas elas, sem pensar num compromisso sério. Tem como objetivo atender todas elas de maneira completa, seus pontos fortes, o beijo e o sexo…Do inglês “filho de André“.

André: Significa viril e robusto e indica uma pessoa intuitiva e extrovertida. Tem sempre idéias originais e brilhantes a respeito de tudo e gosta de debatê-las com os amigos. Dá-se muito bem em informática, pedagogia, teatro e circo. Do grego “másculo, varão”.

Andréia, Andréa: Significa forte, viril e predispõe a coragem, à lealdade e à fidelidade. Muito decidida, a pessoa assim chamada transmite segurança a todos que a rodeiam. Inteligente e sensível, sempre consegue o suficiente para viver confortavelmente.

Andréa Luísa: Indica uma pessoa um pouco dispersiva, que tem dificuldade para se concentra nos estudos e no trabalho. Mas sua inteligência brilhante lhe permite resolver adequadamente todos problemas e alcançar grande sucesso.

Andresa: Do latim “feminino, corajosa”

Ângela: Significa anjo, mensageira. Indica uma pessoa bondosa, que busca manter um clima de harmonia no lar, na escola e no trabalho. É leal com todas as pessoas que a rodeiam, e por isso, conquista a simpatia delas. Procura ser diplomática e polida, mas quando precisa dizer uma verdade doída, não hesita nem um pouco.

Angélica: Significa pura como um anjo e revela uma pessoa expansiva mas muito discreta em relação à sua vida íntima. Inquieta e criativa, prefere trabalhos que lhe permitam agir por conta própria e relacionamentos que não lhe tirem a liberdade. Do latim “como um anjo, pura”.

Ângelo: Significa anjo, mensageiro. Indica uma pessoa que procura comunicar seus conhecimentos para manter um clima de harmonia nos ambientes que freqüenta. É leal e extrovertido, e por isso, conquista a simpatia de todos – e sobretudo de todas – que o conhecem.

Anita: Forma diminutiva de Ana, esse nome revela uma criança que fala pouco mas observa os adultos com atenção. Por isso mesmo, aprende tudo bem depressa. Muito exigente consigo mesma e com os outros, ao crescer se torna uma excelente líder.

Anselmo: Significa protegido pelas divindades e indica uma pessoa hábil e talentosa, que busca o progresso em coisas práticas ou em projetos que sabe que conseguirá realizar. Tem grande sabedoria, muita força interiro e uma enorme capacidade de liderança.

Antero: Significa florido e indica uma pessoa sempre bem disposta e bem humorada, que conduz a vida com discrição e harmonia. Ótimo confidente, costuma fazer amizades sinceras e duradouras.

Antão, Antônio; Significa o que está na vanguarda e indica uma pessoa de força interior e fé inabalável nos seus próprios ideais. Isto lhe permite estar sempre à frente, abrindo caminhos que geralmente levam a resultados positivos para todos.

Aparecida: Associado à aparição da Virgem Maria, é mais usado como parte do nome composto Maria Aparecida. A pessoa assim chamada é vigorosa, arrebatada e dinâmica em todos os seus atos. Tem sucesso profissional e, como em geral não lhe falta dinheiro, ajuda quem precisa de favores sem medo de que venham a lhe faltar meios de subsistência. Homenagem à virgem Maria, que apareceu nas águas de um rio.

Araci, Aracy: Significa a mãe do dia, ou seja, a aurora. É uma pessoa impaciente e aventureira, que tende a levar uma vida movimentada, pois adora fazer amizades, namorar e experimentar novas sensações. Como detesta assumir novos compromissos, corre o risco de se revelar fútil, se não atentar para isso e corrigir essa tendência.

Ariadna, Ariadne: Significa castíssima. Indica uma pessoa meticulosa, que consegue alcançar altos postos em profissões ligadas à pesquisa. Mas precisa cuidar mais do seu lado racional, pois quando tem de tomar uma decisão difícil, tende a se deixar envolver por emoções contraditórias.

Ariana: Variação de Ariadne. Indica uma pessoa que consegue se concentrar mesmo em meio à maior algazarra. E tem o Dom da conciliação: sempre procura criar um clima de paz à sua volta. Mas isso pode se voltar contra ela, pois às vezes concorda com os outros só por concordar e depois se arrepende do que disse.

Ariel: Nome de um anjo ou espírito do ar. Significa leão de DeusIndica doçura, suavidade e sentimentos elevados. A criança assim chamada tende a alcançar grande realização intelectual e espiritual e se destaca pelo amor ao próximo.

Arlete: Significa penhorgarantia e predispõe a menina a confiar em si própria. A criatividade será outro de seus pontos fortes para superar todos os obstáculos. Sua capacidade de tomar decisões fará com que ocupe cargos de liderança ou realize grandes negócios. Do celta “garantia, penhor”.

Arlindo: Do teutônico: “poderoso como águia”.

Arnaldo: Do latim: “poder da águia”.

Artur: Do celta – Arth-wr, o nobre, o generoso.

Assunção: Do (português) – Nome de mulher, por influência da Assunção de Maria, em homenagem à subida ao céu da Mãe de Deus.

Augusta: Significa majestosa e indica uma pessoa de temperamento calmo, que não se expõe a riscos desnecessários. Prefere uma profissão na qual possa se realizar e ganhar o suficiente para viver com conforto a um negócio próprio mais cheio de riscos.

Augusto: Do latim “O venerado”,”O sublime”,”O máximo”.

Áurea: Significa de ouro, dourada. Indica uma pessoa que estuda bem o que está acontecendo antes de tomar qualquer iniciativa. E, como pensa muito depressa, logo acha resposta para qualquer problema. Mas nem sempre divide suas descobertas com os outros.

Aurora: Significa o romper do dia. Indica pouco ambiciosa e que exita muito antes de tomar uma decisão. E essa tendência a adiar decisões importante que pode levá-la a envolvimento de situações delicadas. Os pais devem incentiva-la a, desde cedo, dizer o que pensa e assumir pequenas e grandes responsabilidades.


B

Bárbara: Significa estrangeira e se associa a uma pessoa original, que está sempre em busca de novidades. Por isso, quando sente que suas tarefas estão ficando rotineiras, trata logo de mudar de atividade. Criativa, pode fazer sucesso nas artes ou na literatura, mas não se preocupa muito em ganhar dinheiro com isso. Palavra usada na antiguidade para designar os que não pertenciam ao império greco-romano”.

Barnabé: Significa filho do profeta e indica uma pessoa que, se souber aproveitar seu magnetismo e sua liderança, terá sucesso tanto na vida profissional como na amorosa.

Bartolomeu: Significa filho de Tolmai e indica um vencedor nato. Boa parte de seus êxitos se deve ao forte sentimento de autoconfiança que alimenta, mas ele detesta ficar contando vantagem.

Beatriz: Significa aquela que faz os outros felizes e indica uma pessoa bem disposta, capaz de fazer piada com tudo, para alegrar a si própria e para dar nova luz aos ambientes que freqüenta. Mas isso não impede que ela tenha um espírito crítico, capaz de distinguir com muita clareza o certo e o errado. Do latim “bem -aventurada”.

Benedito, Benito, Bento: Significa bendito, bento, abençoado e indica uma pessoa que tende a se sair bem em suas empreitadas. Por isso mesmo, não se preocupa em poupar nem um centavo do que ganha. Acha que viver bem o presente é mais importante que economizar para o futuro. Do latim “bendito”, “abençoado”.

Benjamim: Significa filho da felicidade e indica uma pessoa que está sempre analisando seus sentimentos. Por isso mesmo, cultiva poucas amizades e não se apaixona com facilidade. Os pais devem lhe ensinar a liberar as emoções, enfatizando, naturalmente, as positivas. Do hebraico “filho da mão direita”.

Berenice: Significa a portadora da vitória e indica uma pessoa criativa, que luta com unhas e dentes pelos seus objetivos e tende a encontrar o sucesso em atividades que envolvem risco financeiro.

Bernadete: Diminutivo de Bernarda. Indica uma pessoa que sabe aproveitar as oportunidades que se apresentam. Age com rapidez e segurança e consegue muito êxito nos seus empreendimentos.

Bernarda: Significa a quem tem a força da ursa. Indica uma pessoa que mostra pouco entusiasmo quando precisa improvisar ou inovar, mas se dá bem com a rotina que impõe a si própria.

Bianca: Variação de Branca. Marca uma pessoa com grande capacidade de observação e senso de justiça. É do tipo que pouco erra nas avaliações e nos julgamentos. Pode ser bem sucedida como advogada ou juíza. Do teutônico “branca”.

Bibiana: Variação de Viviana. Indica uma pessoa expansiva, que se comunica com facilidade. Quem tem esse nome está sempre viajando ou pelo menos fazendo novas amizades, pois adora conhecer pessoas e lugares. Precisa aprender a economizar um pouco, se não quiser estar constantemente em apuros financeiros.

Bonifácio: Significa destinado à felicidade e indica uma pessoa de temperamento impulsivo, o que a ajuda a superar algumas dificuldades mas pode lhe criar outras. Os pais precisam lhe ensinar a esperar o momento certo para agir, sem se precipitar e sem perder oportunidades.

Bóris: Significa combatente e indica uma pessoa com grande disposição para enfrentar os obstáculos. A persistência é a chave do sucesso, mas às vezes ele confunde pertinácia com teimosia e combate adversários que nem existem.

Branca: Significa branca, luminosa, brilhante e indica uma pessoa receptiva e otimista. Embora um tanto ingênua, luta vigorosamente no dia-a-dia e em geral atinge seus ideais.

Brandão: Significa o que luta com a espada e indica uma pessoa de hábitos regulares, que não altera sua rotina senão por motivos realmente sérios. Dessa forma, pode dirigir a vida para objetivos claros e razoáveis – e tende a alcançá-los.

Bruna: Significa morena, escura e se relaciona a uma pessoa calma, gentil, diplomática, bondosa e organizada. Apesar de não ser ambiciosa ela consegue tudo que deseja, mas sempre pela persuasão, pela capacidade de convencer e nunca pela força.

Bruno: Significa moreno, escuro e indica uma pessoa calma e diplomática, que consegue tudo o que deseja pela capacidade de convencer, nunca pela força. a liderança que revela vem mais da sua capacidade de analisar corretamente cada situação do que de um talento inato. Do germânico “luminoso, brilhante”.

C

Caio: Significa feliz, contente e indica uma pessoa ambiciosa e de personalidade forte, que faz tudo o que está ao seus alcance para progredir na escala social. Do latim “feliz, alegre”.

Camila: Significa mensageira e se associa a uma jovem e linda criada que servia os participantes da cerimônias pagãs. Indica uma pessoa que é competente porque executa suas tarefas com amor. Com grande senso de observação e justiça, sempre sabe ver os dois lados da situação.

Camilo: Significa aquele que nasceu livre ou de família importante (e que por isso podia ajudar nos templos das cerimônias pagãs). Indica uma pessoa que trabalha com amor e dedicação e, portanto sempre se sai bem ao executar suas tarefas.

Carina: Do grego “gracioso, engraçado”.

Carla: Significa fazendeira e indica alguém que, pela aguçada capacidade de observação, consegue descobrir até o lado oculto das outras pessoas. Mas nunca usa esse dom de forma inescrupulosa. Age sempre com polidez e expões suas idéias sem ser autoritária.

Carlos: Significa homem e indica uma pessoa que nunca deixa uma oportunidade passar em branco por estar desatento ou por ter medo de riscos. Do latim “homem, viril”.

Carmen: Significa poema, poesia, versos. Indica uma pessoa que persegue com dedicação e doçura seus elevados ideais. Dotada de muita energia, dificilmente desiste de algo que tenha começado. Vive tudo com muita paixão e às vezes com muito ciúme.

Carol: Variedade de Carlos

Carolina: Variação de Carla, indica uma pessoa voluntariosa, que adora dominar as outras. Chega a ser considerada fria e calculista, mas revela seus nobres sentimentos sempre que alguém precisa dela.

Cássia: Significa pobre. Revela uma pessoa que não troca sua liberdade pela preocupação exagerada com os bens materiais. por isso mesmo, está sempre alegre e se mostra compreensiva e meiga com os outros. Mas precisa ser educada de modo a não desperdiçar o que tem.

Cassiana: Esse nome se associa a justiça e designa uma pessoa amável mas rigorosa nos seus julgamentos. Responsável e muito determinada, ela luta sem medo contra todas as dificuldades e sente prazer em dividir tudo o que conquista com as pessoas as quais ama.

Cassiano: Esse nome se associa a justiça e designa uma pessoa muito rigorosa nos seus julgamento. Responsável e persistente, luta sem medo contra todas as dificuldades, mas dificilmente entende quem não tem uma determinação e uma honestidade semelhantes às suas.

Cassilda: Significa guerreira de lança. Indica uma pessoa que faz questão de se mostrar encantadora, mesmo quando está se sentindo um tanto infeliz. Mas em geral está alegre mesmo e sua simpatia reflete um sincero desejo em dividir sua felicidade com todos.

Cássio: Significa pobre ou distinto e indica uma pessoa com agudo senso de justiça e muita preocupação em conseguir o poder, embora não se preocupe demais com os bens materiais. Do latim “distinto, ilustrado, sábio”.

Catarina, Caterina: Significa pura e revela uma pessoa rigorosa consigo mesma e com as outras. Tende a bancar a moralista e a dominadora, mas seu pioneirismo e sua criatividade compensam este autoritarismo e lhe dão condições de alcançar seus ideais e financeiros. Do grego “pura, imaculada”.

Cátia: Variação de Catarina. Indica uma pessoa que gosta de obter conhecimentos e de usá-los para convencer os outros a agir como ela deseja. Aventureira, tende a viajar muito e a conhecer muita gente.

Cauê: Nome de provável origem tupi e talvez associado à bebida fermentada (ka´wi) que os índios tomam. Indica uma pessoa de extrema bondade e inteligência, muito elogiada pelo seu jeito amoroso e um tanto tímido que encanta a todos.

Cecília: Esse nome se associa à falta de visão e indica uma pessoa que só toma decisões depois de muito refletir, pois sempre procura ver e analisar cuidadosamente todos os lados da questão. Do etrusco “cega, ceguinha”.

Célia: Variação de Alice. Indica uma pessoa que, pela sua honestidade, tende a obter sucesso mesmo nas situações mais complicadas, pois assume suas responsabilidades mas não encobre as falhas alheias.

Celina: Significa filha do céu e revela alguém que gosta de tranqüilidade. Para viver em paz, evita qualquer atrito, chegando a não brigar nem mesmo pelo o que é seu. Só se realiza quando vence essa tendência.

Celso: Significa elevado, nobre e indica uma pessoa que, quando não se deixa dominar pelo orgulho, adquire muito conhecimento e o utiliza para o bem de toda a comunidade. Tende a um acentuado progresso material e espiritual durante toda a vida.

Cesar: significa o que tem cabelos fartos e longos e indica um homem inteligente, com excelente memória e que tem sempre uma idéia brilhante para facilitar seu trabalho. essa sua capacidade lhe traz grandes lucros.

Cibele: Nome da deusa considerada a mãe de todos os outros deuses. Associa-se a uma ótima conselheira, que sempre usa de honestidade e clareza quando os amigos a procuram em busca de ajuda.

Cícero: Significa plantador de ervilha e indica um líder natural, com capacidade de decidir e dar ordens. Seu estilo de vida provoca muita admiração mas também muita inveja.

Cíntia: Nome de uma deusa da mitologia. A menina assim chamada tende a ser muito sincera: chega a dizer o que pensa até quando sabe que isso vai magoar alguém. Mas, ao amadurecer, se torna mais sociável e se revela romântica, afetuosa e sensual. Do latim “natural de Cinto”.

Cirilo: Significa senhor e indica uma pessoa dotada de autocontrole e grande capacidade de decisão. Inteligente e equilibrado, geralmente alcança a realização profissional e afetiva.

Ciro: Significa sol ou eleito e indica uma pessoa de temperamento alegre e despojado, que leva a vida sem grandes preocupações, pois confia nos seus méritos e nas suas qualidades. Também não dá muita atenção à economia, pois sabe que sempre conseguirá ganhar mais dinheiro.

Clara: Significa brilhante, ilustre e revela uma pessoa com forte senso crítico e muita racionalidade. Nem sempre os outros entendem seu autocontrole e seu perfeccionismo, mas essa é sua forma de lutar pelo sucesso. Geralmente, progride muito na vida. Do latim “brilhante, luzente, ilustre”.

Clarissa, Clarisse: Variação de Clara. Indica uma pessoa firme nas suas decisões. Embora vaidosa e bastante voltada para si própria, desde criança ela exibe um comportamento maternal em relação a quem precisa de ajuda.

Cláudio: Significa o que anda com dificuldade e indica uma pessoa que, graças ao seu caráter arrebatador e audacioso, consegue dirigir suas energias de modo a atingir seus objetivos sem demasiado esforço. Do latim “coxo, manco”.

Cleber: Significa colador de papel de parede. Segurança e determinação são suas maiores virtudes, mas sua discrição é também muito elogiada. Se alguém lhe confia um segredo, ele o leva até o túmulo.

Clemente, Clementino: Significa clemente, bondoso e indica uma pessoa sempre disposta a entender e perdoar as outras. Mas, quando se convence de que alguém é realmente um mau caráter, afasta-se definitivamente.

Cleusa, Creusa: Significa princesa, rainha, dominadora. Indica uma pessoa que tem grande capacidade de se adaptar a novas situações, pois sabe que sua opinião sempre será muito respeitada e que as outras pessoas acabarão por satisfazer seus desejos.

Clodoaldo: Significa chefe ilustre e indica uma pessoa com capacidade de sobra para liderar as outras, mas que só assume o comando quando é convidada. Em geral, prefere desenvolver atividades individuais, pois tende a confiar mais em si mesmo que em grupos de trabalho.


Clóvis: Do teutônico “guerreiro famoso”.

Conceição: De origem religiosa, é mais usado como parte do nome composto Maria da Conceição. Indica uma pessoa racional e objetiva. Em vez de sonhar, ela prefere se manter ligada à realidade, para não se decepcionar depois. Se quiser ser feliz, precisa vencer essa tendência.

Conrado: Significa conselheiro prudente. Indica uma pessoa que faz da sua liberdade sua bandeira e, por isso pode ser vista como irresponsável. Mas seguramente não é. Tem consciência dos seus deveres e faz questão de cumpri-los à risca, para não ficar preso à sensação de culpa.

Cosme: Significa ornamento e predispõe a pessoa a se preocupar com beleza e elegância. Quen tem esse nome não só cuida bastante da aparência como pode desenvolver atividades ligadas às artes ou à moda.

Crispim: Significa o que tem cabelos crespos e indica uma pessoa com grande força interior. É muito admirado e elogiado pela capacidade que demonstra de poupar e aplicar bem o seu dinheiro.

Cristiano: Significa cristão e indica uma pessoa positiva, otimista, organizada e com grande capacidade de liderança, derivada da consciência do seu próprio valor. Do grego “Seguidor de Cristo”

Cristina: Significa escolhida por Deus e indica uma pessoa positiva, otimista, organizada e com grande capacidade de liderança.

Cristóvão: Significa portador de Cristo e indica uma pessoa preocupada com sua evolução espiritual mas que precisa tomar cuidado para não se impacientar com quem pensa de maneira diferente da sua.

D

Dácio: Do helênico “antiga região localizada ao norte do Danúbio”.

Dafne: Significa loureiro. Nome da ninfa que foi amada por Apolo e transformada nessa planta. Indica uma pessoa cheia de qualidades, entre as quais se destacam o encanto, o brilho e a facilidade em se comunicar e despertar confiança.

Daisy, Deise: É correspondente inglês de Margarida e significa olho-do-dia. Indica uma pessoa intuitiva e que gosta de dividir o que descobre. Se aprende quando e a quem dar conselhos, viverá relações muito harmoniosas, pois é carinhosa e fiel.

Dalila: Significa dócil e designa a personagem bíblica que traiu o herói Sansão cortando seus cabelos para que ele perdesse a força. Devido a essa tradição, seu nome está associado a alguém que não se preocupa em ferir os outros paraconseguir o que deseja. Revela ainda uma mulher que se submete aos desejos do amante mas tende a lhe ser infiel.

Dalton: Significa aldeia do vale e indica uma pessoa que sempre se mostra muito curiosa e criativa. Para ele, nenhum obstáculo é grande demais, pois sabe que, com algum esforço, consegue resolver tudo.

Damião: Significa domador e indica uma pessoa dotada de temperamento impulsivo, que não cede diante de nenhum tipo de pressão quando o que está em jogo é a possibilidade de alcançar suas metas.

Daniel, Danilo: Significa Deus  é meu juiz indica uma pessoa que não se preocupara exageradamente com a opinião dos outros. O importante para ele é estar em paz com a própria consciência e com seus princípios morais. Tem uma intuição muito grande e sabe usá-la. Do hebraico “Deus é meu juiz”.

Daniela: Significa Deus é meu juiz. E revela uma pessoa que age sem se preocupar exageradamente com a opinião dos outros. O importante para ela é estar em paz com sua própria consciência. Espirituosa e empreendedora, tem uma personalidade brilhante e cativa todo mundo.

Danton: Significa de Antônio e indica uma pessoa que, devido à sua mania de perfeição, por vezes cria conflitos com aqueles que a rodeiam. Se controlar essa tendência, poderá fazer amizades duradouras.

Darlene: Significa a queridinha e predispõe a criança a ser mimada, competitiva e ciumenta. Mas, à medida que cresce, ela vai se tornando independente e aprende a merecer aquilo que deseja. Sempre dá muito valor ao que possui; não gosta de emprestar nada e não tolera desperdício.

Davi: Significa predileto, amado e indica uma pessoa que aproveita todas as oportunidades de sucesso que surgem mostrando competência e dedicação. Sente-se muito atraído pelas aventuras amorosas, mas procura acima de tudo ser um bom chefe de família. Do hebraico “amado, respeitado”.

Débora: Significa abelha e designa uma pessoa que possui uma força de vontade excepcional. Ela luta com grande determinação para alcançar seus objetivos. Embora muito cautelosa, quando confia em alguém se revela uma companheira doce e amigável. Do hebraico “abelha”.

Delfim: Significa golfinho e indica uma pessoa que tende a se realizar profissionalmente nas áreas ligadas à comunicação. Em relação ao dinheiro e ao amor, procura ouvir não só o coração mas também a mente.

Denise: Variação de Dione. Revela uma pessoa alegra, de temperamento gentil e amante da beleza. Seu apurado senso estético faz com que se interesse por várias formas de arte e só namore homens bonitos.

Deodoro: Significa presente de Zeus e indica uma pessoa determinada, que tem paciência, autoridade e muito senso prático. A soma dessas qualidades lhe permite esperar o momento certo para agir sempre da maneira mais conveniente.

Diana: Nome de uma deusa da mitologia, revela uma pessoa autoritária e caprichosa, mas que obtém o que deseja principalmente por se mostrar organizada, prática e muito objetiva. Em geral consegue aliar a busca do sucesso a um bom relacionamento com as pessoas que a rodeiam. E no amor logo encontra um bom parceiro e constitui um lar estável.

Diego: Variação de Diogo. Origem: espanhola.

Dimas: Nome do ladrão crucificado ao lado de Jesus e que se arrependeu dos seus pecados. Indica uma pessoa criteriosa e ponderada, que reflete muito antes de emitir um julgamento. E quando percebe que errou, não hesita em reconhecer e em se corrigir.

Dina: Variação de Adina. Indica uma pessoa que tende a usar a força de sedução para conquistar tudo o que deseja. Se for mimada em criança, poderá se tornar possessiva e manipuladora, quando adulta. Mas, se aprender que as conquistas precisam ser merecidas, desenvolverá uma grande capacidade de lutar pelos seus ideais.

Diná: Significa a julgada e indica uma pessoa que tem a intuição como a marca registrada. Além disso, a inteligência e o dinamismo são seus fortes aliados. Gosta do conforto e dos jogos de sedução e geralmente consegue desfrutar, com bom senso, muitos dos prazeres da vida.

Dinorá: Significa luz e indica alguém que, graças à sua apurada intuição, toma decisões certas até quando todo mundo à sua volta está confuso. Inteligente, dinâmica e meiga, tem boas chances de se realizar profissional e amorosamente.

Diógenes: Significa gerado por Zeus e indica uma pessoa que cultiva bons hábitos e dirige sua vida para objetivos bem definidos.

Diogo: Significa instruído e indica uma pessoa dotada de forte magnetismo e muita capacidade de liderança. Segundo uma crença popular, Diogo é um dos nomes do diabo. Mas quem tem esse nome, em geral, se revela um ser humano preocupado com o bem-estar coletivo. Do latim “belo”.

Dione: Esse nome está associado à Dionísio, o deus do vinho, e revela uma pessoa extrovertida mas muito rigorosa consigo mesma e com os outros. Só trabalha naquilo que se gosta e presta muita atenção no que faz. Por isso, sua competência no trabalho sempre é elogiada e premiada.

Dionísio: Significa consagrado ao deus Dionísio e indica uma pessoa prática e realista, que faz da inteligência uma ferramenta para conseguir a felicidade. Pensa positivamente e por isso consegue sucesso.

Dirce: Do helênico “fonte, água turva”.

Dirceu: Significa de Dirce (personagem da mitologia grega que foi transformada em fonte). Indica uma 

Djalma: Significa capacete e indica uma pessoa sensível, romântica e predisposta ao bem. Mas ele nunca perde a noção da realidade, o que lhe permite analisar friamente o que acontece ao seu redor.

Dores: Usado como parte do nome composto Maria das Dores. Do helênico “Dádiva, presente”.

Dorival, Dorval, Durval, Durvalino: Significa aquele que veio de Orval e indica uma pessoa de temperamento impetuoso, que muitas vezes se mostra imprudente e agressiva. Seu maior desafio é tornar-se mais tolerante e aprender a agir com diplomacia – algo que os pais devem lhe ensinar já na infância.

Douglas: Significa o que veio do rio de águas escuras e indica uma pessoa que, com seu temperamento impulsivo, consegue resultados rápidos em tudo o que se propõe a fazer. Mas nem sempre esses resultados são satisfatórios, pois o excesso de autoconfiança pode induzi-lo ao erro. Do escocês “rio preto, água escura”.

E

Edgar: Significa lanceiro guardião dos bens e indica uma pessoa que não suporte se acomodar. Está sempre ampliando seus horizontes. Além disso, carrega uma boa dose de impulsividade na sua maneira de ser.

Edmundo: Significa o guardião dos bens. Generoso e amigável, é o tipo de pessoa que só se sente bem quando todos à sua volta estão felizes. Tem um talento especial para ajudar os outros.

Edna: Significa rejuvenescimento indica uma pessoa extrovertida e cheia de energia. Por vaidade ou amor próprio, vive consciente da sua importância, e isso a aguda a correr os riscos que levam ao sucesso.

Edson: Significa filho de Eduardo e indica uma pessoa de personalidade um tanto difícil, que precisa cultivar a humildade e a simplicidade se quiser atingir o sucesso sem passar por cima dos outros. Do inglês “filho de Eduardo“.

Eduardo: Significa guarda das riquezas e indica uma pessoa talentosa e dinâmica, que se realiza em trabalhos que a estimulem a pensar, pesquisar e aprender mais. Quem tem esse nome é também muito comunicativo.

Eliana, Eliane: Associado ao Sol, esse nome indica uma pessoa perspicaz e cordial, que sabe se comportar bem em qualquer situação. Embora um pouco dispersiva, tem muita habilidade para lidar com o público

Elias: Nome de um profeta bíblico. Significa Deus é Javé e predispõe a pessoa a ter uma intuição muito forte. Mas também indica um homem com muito apego aos valores materiais, com forte sentimento de posse e que vive em busca do prazer inconseqüente. Os pais devem ensiná-lo a liberar seu amor, sua alegria – e seu senso. Do hebraico “Meu Deus é Jeová“.

Elisabete, Elisabeth, Elizabete, Elizabeth: Significa consagrada a Deus e indica uma pessoa extremamente ativa, que, graças à sua persistência e à sua força de vontade, sempre alcança os objetivos a que se propõe. Outra das suas virtudes é a capacidade de planejar tudo com muito cuidado. Do hebraico “consagrada por Deus“.

Elisa, Eliza: Variação de Elisabete. A franqueza é a marca registrada da pessoa que tem esse nome. Mesmo que às vezes lhe traga alguns problemas, sua tendência a dizer sempre o que pensa revela uma grande qualidade: o apego à verdade. Na maturidade, torna-se mais diplomática, mas continua sentindo aversão pela mentira.

Eliseu: Significa Deus é a salvação e indica uma pessoa voltada para a honestidade e a justiça. É democrático mas não cede a pressões injustificadas. Bom negociador, sabe concordar e discordar com segurança.

Elísio: Relativo aos Campos Elísios, o céu dos heróis mitológicos. Indica uma pessoa que convence pela segurança com que expõe suas idéias. Nunca coloca os instintos ou a emoção na frente da inteligência e, com isso, desenvolve os poderes da mente.

Elza, Elsa: Significa virgem das águas, deusa das (iguas e dosci.snes. lndica uma pessoa falante, curiosa e criativa. Para ela, nenhum obstáculo é grande demais. Fica deprimida com facilidade, mas, com algum esforço, logo supera a crise. No lar, é uma excelente mãe e companheira. Do alemão “a nobre virgem”.

Emanuel: Significa Deus está conosco e indica um ser humano em busca do conhecimento que lhe permitirá tomar as rédeas do seu destino. Hábil e astuto, consegue o que quer quando não se deixa dominar pela ansiedade. Os pais precisam ensiná-lo a esperar com calma.

Emerson: Significa filho de Américo e indica uma pessoa educada, sensível e gentil, que consegue cativar todos os que a rodeiam. É difícil encontrar quem não o queira bem ou não goste da sua companhia.

Érica: Significa sempre poderosa e indica uma pessoa perseverante, que realmente se dedica ao que faz. Tímida por fora, no íntimo se orgulha dos seus inúmeros talentos e da sua romântica sensualidade. Do norueguês “constantemente possante”.

Erico: Significa senhor absoluto e indica uma pessoa caridosa, embora cheia de ambição e de vontade de exercer domínio sobre os outros. Por isso, às vezes é visto como calculista. Mas no fundo é sensível e tem vocação para as artes.

Ernesto: Celta: combatente dedicado.

Esdras: Significa socorro e indica uma pessoa que consegue grandes vitórias ao longo da vida, todas por seu exclusivo merecimento. Inspirado e entusiasmado, faz das lutas do cotidiano uma fonte de alegria.

Estela: Significa estrela e indica uma pessoa talentosa, inteligente e versátil. Ela procura sempre cumprir suas tarefas com dedicação e brilhantismo, pois adora os elogios. Tem sucesso no campo artístico. Do latim “estrela”.

Ester: Significa estrela. Indica uma pessoa cativante, charmosa e sensual. Apesar de ser um pouco dispersiva, consegue resolver seus problemas e também os da sua família.

Estevão: Significa cesto e indica uma pessoa que usa com muito bom senso sua inteligência, sua cultura e sua capacidade de trabalho. É muito fiel aos amigos e à mulher amada e, ao longo da vida, essas virtudes lhe garantem inúmeras vitórias.

Euclides: Significa filho de Eucles e indica uma pessoa emotiva e muito amorosa, que cativa com sua simpatia todos os que a rodeiam. Adora passar horas e mais horas com os amigos, conversando.

Eugênia: Significa bem nascida, nobre e indica uma pessoa atenta aos detalhes e exigente consigo mesma e com os outros, só se relaciona bem com pessoas do mesmo nível cultural e social que o seu.

Eugênio: Significa nobre, de boa origem e indica um homem muito exigente consigo mesmo e com os outros. Só se relaciona bem com as pessoa de nível financeiro e social igual ou superior ao seu, e está sempre lutando para se tornar mais importante do que é.

Eunice: Significa boa vitória. indica uma criança que adora ser o centro das atenções, Mas já na adolescência essa mania é canalizada para alguma atividade na qual ela possa se destacar naturalmente.

Eva: Significa vida e indica uma pessoa voltada para o lar e para a família, faz questão de inventar e de percorrer seus próprios caminhos. Essa é a sua receita de felicidade.

Evandro: Significa viril e indica uma pessoa capaz de romper com qualquer vínculo do passado quando isso impede sua escalada social e espiritual. Para ele, cada dia inicia um novo ciclo, do qual procurará tirar toda a vantagem possível, sem prejudicar os outros.

Evaristo: Significa ótimo e indica uma pessoa movida por um grande desejo de transformar tudo para melhor, na sua vida e nas condições da sua comunidade. Quer ter na s mão as rédeas do destino e, se não consegue realizar integralmente este sonho, pelo menos pode se orgulhar de fazer a seu modo tudo o que faz.

Everaldo: Significa o que tem a força do javali e indica uma pessoa eficiente em tudo o que faz, mas com acentuada tendência ao egoísmo. Os valores matérias e os prazeres sensuais pesam muito na sua avaliação do mundo, pelo menos na juventude. Mas a maturidade e sobretudo o amor fazem com que ele passe a dar mais importância ao próximo.

Ezequias. Ezequiel: Significa o que tem a força de Deus e indica uma pessoa que leva uma vida prática e construtiva, baseada sobretudo na força de vontade. Cada vez que se abre um caminho novo à sua frente, ele o percorre confiantemente, pois sabe que contará com apoio dos inúmeros amigos.

Ezequiel: Do hebraico “força de Deus“.

 F

Fábia: Significa aquela que planta favas e indica uma pessoa comunicativa, que tem facilidade em estabelecer qualquer tipo de diálogo. Para ela, todas as mudanças são bem-vindas, principalmente quando lhe permitem formar novas amizades ou conhecer novos ambientes.

 Fabiana, Fabiane: Significa fava que cresce e predispõe a pessoa a ter um sucesso cada vez maior em todos os seus empreendimentos. Honestidade e rapidez mental são suas características mais marcantes. Do latim “fava que cresce”.

Fabiano, Fábio: Significa plantador de favas e indica uma pessoa com facilidade de comunicação. Adora conversar, até com desconhecidos, e se sai bem em atividades que exijam contato pessoal e direto, como vendas, relações públicas e entrevistas.

Fabíola: Diminutivo de Fábia, Indica uma pessoa que, como tem muito charme e inspira confiança, vive rodeada de amigos.

Fabrícia: Significa aquela que trabalha em obras de metal. Indica uma pessoa impulsiva e que não cede a nenhum tipo de pressão. Na juventude, chega a ser obstinada. Na maturidade, torna-se apenas teimosa.

Fabrício: Significa fabricante de objetos de metal e indica uma pessoa cujo temperamento forte inspira nos outros sentimentos muito radicais. É amado e odiado com intensidade, sem meio-termo. Do latim “o operário, o fabricante”.

Fátima: É o nome da filha de Maomé. Significa desmamada (ou seja, que deixou de ser bebê, que alcançou um degrau mais alto na escala da evolução). Indica uma pessoa que sabe ouvir a intuição e não se prende a regras ultrapassadas. Do árabe “donzela esplendida”.

Fausto: É o nome de um personagem de ficção que assinou um pacto com o Diabo. Significa feliz e indica uma pessoa amistosa, dócil e afetuosa, que está quase sempre bem-humorada e se mostra muito sociável. Costuma ter muito sucesso na vida.

Felício: Significa feliz e indica uma pessoa de personalidade agradável e generosa, que exibe no dia-a-dia um espírito alegre e criativo. Faz inúmeras amizades ao longo da vida.

Felipe: Significa o que gosta de cavalos e indica uma pessoa que demonstra grande afinidade com a natureza, com os esportes em geral e também com a vida militar. Tem uma incrível capacidade de se adaptar a novas situações e vencer desafios.

Ferdinando: Significa valente em tempo de paz e indica uma pessoa que odeia a rotina, e por isso mesmo, está sempre criando situações que possam animar seu dia-a-dia. Mas nunca age com irresponsabilidade.

Fernanda: Significa ousada e indica uma batalhadora incansável, que leva até o fim tudo o que começa e quase sempre consegue resultados positivos. A criatividade e o amor à liberdade são outras das suas características mais marcantes. Do alemão “inteligente, protetor”.

Fernando: Significa ousado e indica um batalhador incansável, que age por impulso, mas leva até o fim tudo o que começa e quase sempre consegue resultados positivos. As idéias inspiradas e o amor à liberdade são outras das suas características mais marcantes.

Filipe: “Aquele que gosta de cavalos”.

Flávia: Significa dourada. Indica uma pessoa brilhante e aventureira, que adora experimentar novas sensações. Sua capacidade de concentração a ajuda a ter sucesso em atividades de planejamento. Do latim “louro, cor de ouro”.

Flávio: Significa da cor do ouro e indica uma pessoa criativa e inteligente, que envolve a todos com sua conversa agradável. Sua boa memória e seu carinho natural o ajudam muito no relacionamento social.

Flora: Nome da deusa da primavera. indica uma pessoa que ama a natureza e que, ao longo da vida, desenvolve um apurado senso estético.

Floriano: Significa flor e indica uma pessoa muito carinhosa, especialmente com crianças e velhos. Quem recorre a ele sempre encontra bons conselhos e até, se for o caso, favores materiais, como um empréstimo de dinheiro. Em geral, consegue formar um lar bem harmonioso.

Fradique, Francelino, Francisco: Significa relativo aos franceses e indica uma pessoa de caráter firme e audaz, mas que encontra problemas no relacionamento social porque quer que sua opinião sempre prevaleça.

Frederico: Significa o que garante proteção e indica uma pessoa que luta com firmeza e energia para realizar seus ideais. Não desanima diante de nada e procura sempre animar seus companheiros a ter a mesma atitude positiva em relação aos obstáculos.

G

Gabriel: Do hebraico “força de Deus“.

Galileu: Significa o que veio da Galiléia e indica uma pessoa que se destaca pela honestidade, pelo dinamismo e por um senso prático fora do comum. Como o trabalho toma boa parte do seu tempo, tende a ser solitário, mas encontra prazer na companhia dos livros e da boa música.

Gaspar: Nome de um dos reis magos. Significa inspetor e indica uma pessoa que, por ser sensata e ponderada, encara o dia-a-dia com grande senso de responsabilidade. Outra das suas características mais marcantes é o ciúme, que ele precisa dominar se quiser ser feliz no amor.

George: Do grego “agricultor”.

Geraldo: Significa o que domina com a lança e indica uma pessoa capaz de enfrentar qualquer desafio. Raramente desiste de lutar por um objetivo: vai em frente mesmo quando tem poucas chances de sucesso. Do alemão “nobre através da lança”.

Germano: Significa irmão e indica uma pessoa fraternal, aprecia as atividades sociais e as funç6es nas quais possa estimular as outras, de alguma forma. Seu dinamismo o ajuda a obter vitórias significativas.

Gérson: Significa proscrito e indica uma pessoa admirada pela sua simpatia e inteligência, mas que também é criticada por sua extrema vaidade: vive preocupada com a aparência e com a forma física. Do hebraico “estrangeiro, peregrino”.

Gilberto: Significa famoso flecheiro e é a marca registrada de quem está sempre de bem com a vida. Encara os desafios com disposição, como se cada obstáculo fosse uma batalha já vencida. Do alemão “famoso com a flecha”.

Gildo: Significa valoroso e indica uma pessoa paciente e perseverante, que se dedica sem reservas às tarefas que lhe são designadas e não mede sacrifícios para realizá-las a contento.

Gílson: Variação de Egídio.

Giovane: Jovem, no idioma italiano.

Giovani: Plural, em italiano, comum aos dois gêneros, de jovem (Giovane).

Gisela (e): Do alemão “garantia, penhor”.

Glaucia: Significa verde-azulado ou verde claro e indica uma pessoa que dá muito valor ao ser humano e à amizade. Por isso, é dócil e carinhosa com todo mundo. Seus amigos e seus parentes sempre encontram nela o apoio de que precisam.

Glória: É um nome associado à Virgem Maria. Indica uma pessoa que sente irresistível desejo de se aventurar pelo mundo e conhecer lugares e povos exóticos. Em geral, realiza esse e muitos outros sonhos, pois é inteligente e esforçada.

Goulart: Francês: gritador, guloso.

Graça, Grace: É um nome associado às deusas mitológicas que tinham o dom de agradar. Significa também beleza e elegância. Indica uma pessoa que procura viver em harmonia com todo mundo. Mas sua delicadeza não deve ser confundida com fragilidade, pois se trata de uma mulher muito forte.

Graciliano: Significa franzino e indica uma pessoa que confia na própria capacidade de contornar dificuldades. Por isso, enfrenta os problemas com serenidade e paciência e, geralmente, se dá bem.

Gregório: Significa cuidadoso, vigilante e indica uma pessoa prudente, que evita ao máximo os conflitos e não emite uma opinião sem antes refletir sobre o assunto. Graças a essa atitude cautelosa, conquista o respeito de todos.

Guilherme: Indica um homem que se orgulha da sua força (física, mental ou moral) e se vale dela para auxiliar a pessoas de quem gosta. Do alemão “protetor, defensor”.

Guilhermina: Significa protetora voluntária e indica uma pessoa que se orgulha da sua sabedoria e se vale dela para dar conselhos sempre muito úteis. Só não é nem um pouco sábia quando se trata de comprar roupas: para andar na moda, não se importa de gastar mais do que ganha.

Guimarães: Latim: cavalo combatente.

Gustavo: Significa bastão de combate ou cetro do rei e indica uma pessoa impetuosa e tão segura de si que às vezes pode parecer arrogante. Tem chances de alcançar muito sucesso na carreira política ou militar. Do sueco “bastão de combate”.

H

Hamílcar: Significa graça de Hércules. O grande poder de comunicação de quem tem esse nome garante a realização de praticamente todos os seus objetivos. Por isso, deve fincar os pés na realidade para evitar que pensamentos inúteis tomem conta da sua mente.

Hamilton:  Do inglês “de aparência orgulhosa”.

Haníbal: Significa dádiva do deus Baal e indica uma pessoa passiva e .receptiva, que normalmente se mostra calma, gentil. diplomática e bondosa. Apesar de não ser ambicioso, consegue tudo o que deseja usando sua enorme capacidade de convencer e mesmo de seduzir.

Haroldo: Significa comandante do exército e indica uma pessoa que se sai bem em atividades profissionais que exigem liderança. Mas na vida pessoal tende a adiar decisões importantes. Os pais devem lhe ensinar a tomar atitudes firmes e comunicá-las claramente aos outros.

Haydée: Veja Aidê

Hebe: Nome da deusa mitológica da juventude. Indica alguém que costuma proporcionar segurança e alegria às outras pessoas. É amante da verdade e dos prazeres espirituais e físicos. A determinação e a sorte são seu passaporte para o sucesso. Do grego “juventude, mocidade”.

Heitor: Significa conservador guardador e indica uma pessoa que, apesar de ter um caráter avesso a mudanças e novidades, apresenta notável propensão para levar uma vida de aventuras. Do grego “mantenedor da vitória”.

Hélder: Significa luminoso, límpido e indica um homem muito sóbrio, que sempre conquista as pessoas com as quais se envolve. Elas nunca se cansam de louvar sua coragem, sua perspicácia e a força do seu caráter.

Helena, Helene: Significa tocha, luz. Indica uma pessoa que parece estar sempre olhando para dentro de si em busca da sua verdadeira personalidade. E ela sabe tirar proveito dessa tendência, que lhe permite analisar bem todas as questões antes de tomar uma decisão irreversível. Do grego “tocha, luz, luminosa”.

Hélio: Significa Sol e indica uma pessoa cheia de iniciativa, que tem muito senso de responsabilidade e desenvolve uma profunda ligação com a família. Destaca-se em atividades ligadas às artes e à filosofia. Do grego “sol”.

Heloísa: Variação de Luísa. Indica um pessoa persistente, que alcança sucesso em todas as áreas de atividade quando consegue acreditar na sua própria capacidade. Precisa se valorizar mais, inclusive nas relações afetivas, para não ser manipulada pelos outros.

Henoque: Significa iniciado, consagrado e indica uma pessoa que acumula grandes conhecimentos ao longo da vida mas só se dispõe a dividi-los com quem acha que merece essa honraria. Interessa-se muito por esoterismo e ordens secretas.

Henrique: Significa senhor da pátria e indica uma pessoa boa e prestativa, apesar do seu ar um tanto arrogante. Os amigos sabem que podem contar com sua colaboração a qualquer momento. Do alemão “príncipe, poderoso”.

Héracles, Hércules: Nome do herói mitológico mais conhecido como Hércules. Indica uma pessoa que aceita para si tarefas das quais os outros tendem a fugir, pois acredita sem reservas na sua força física ou mental.

Hercília: Significa orvalho e indica uma pessoa inteligente e muito disposta a lutar pelos seus objetivos. Enfrenta todos os desafios com sabedoria e, por isso, quase sempre consegue o que deseja.

Herculano: Significa relativo a Hércules e indica uma pessoa que encontra nos livros uma fonte para enriquecer sua visão do mundo. E ele associa a essa característica muita disciplina e senso prático, o que lhe abre as portas do sucesso.

Hermes: Significa mensageiro e também o que engana, com palavras e indica uma pessoa individualista e carismática, que gosta de iniciar projetos e de comandar os outros. Adora receber aplausos por tudo aquilo que faz, mas quase nunca elogia os outros.

Hermógenes: Significa descendente de Hércules. Indica uma pessoa atenciosa, que procura estar bem com todo mundo. Mas, por tentar resolver problemas alheios, às vezes se esquece das suas próprias obrigações.

Heródoto: Significa dádiva da deusa Hera e indica uma pessoa que sempre divide tudo o que tem com quem está necessitado- No amor, prefere estar livre para se relacionar com várias pessoas.

Hilde: Significa donzela da batalha e indica uma pessoa muito voluntariosa, que em geral só faz o que quer. Praticamente indiferente à glória e à riqueza material, ela parece distante e distraída, mas é atenta a tudo o que acontece e tem idéias muitas claras.

Hildebrando: Significa o que combate com a espada e indica uma pessoa que não dá passos no sentido contrário aos objetivos que estabelece, desde cedo na sua vida. Sejam quais forem os obstáculos, ele os enfrenta e sempre faz seu próprio caminho.

Hílton: Significa aldeia da colina e indica uma pessoa com grande capacidade de adaptação a novas idéias. Ele se realiza em trabalhos intelectuais, tem raciocínio rápido e acentuado interesse pelas ciências.

Hipólito: Significa o que solta os cavalos e indica uma pessoa que se adapta com facilidade às mudanças no trabalho e na vida amorosa. Mas é ambicioso e quer ser o primeiro em tudo. Se não corrigir essa tendência, corre o risco de se tomar um vencedor solitário.

Horácio: Significa protegido pelas deusas Horas. Seu jeito metódico e discreto esconde uma personalidade inteligente e versátil. Para viver bem, só precisa aprender a liberar mais completamente suas emoções. Do latim “visível, evidente”.

Hortênsia: Significa a que cultiva o jardim. Indica uma pessoa que dá a todos os seus atos um toque de originalidade. Quando desenvolve também o espírito prático, para direcionar melhor suas idéias, consegue o sucesso com muita facilidade. Do latim “horticultor”.

Hugo: Do alemão “pensamento, espírito, razão”.

Humberto: Significa o brilho do gigante e indica uma pessoa preocupada com as dores alheias. Faz de tudo para ajudar os outros, matéria e espiritualmente. Ao longo da vida, desenvolve grande força física e / ou moral. Do alemão “espírito brilhante”.

I

Iago: Variação de Jacó

Iara: Tupi, senhora d’água, mãe d’água. Variante: Yara. Apesar de parecer submissa e quase sem iniciativa, tem muita garra para lutar por seus objetivos. Quando estabelece uma meta, é persistente até o fim. Usa de muita doçura até conquistar a pessoa amada. Do tupi “Senhora, dona das águas”.

Ícaro: Nome do personagem mitológico que tentou voar. Indica uma pessoa que trabalha com obstinação, sobretudo quando sabe que está perto de atingir as metas que se havia estipulado. Nunca desanima, e essa disposição geralmente garante seu sucesso.

Ieda: Do hebraico “favo de mel”.

Ígor, Iuri: Variação de Jorge. Do russo “filho famoso, defensor”.

Imaculada: Italiano, sem mácula, pura. Santa da Igreja Católica. Indica perseverança e persistência na hora de seguir em frente pelos caminhos traçados ou escolhidos de antemão; em algumas ocasiões, estes caminhos pode apresentar-se confusos e cheios de obstáculos.

Inácio: Significa ardente e indica uma pessoa vivaz e inteligente, que em geral amadurece com as dificuldades. Supera com bom humor e perseverança os obstáculos e acaba obtendo grandes êxitos. Do latim “ardente, fogoso”.

Inara: É uma deusa da mitologia hitita, filha do deus Baal

Inês: Variação de Agnes, a casta, a pura, de origem grega. Naturalmente calma e ponderada, seus modos indicam até certa timidez. Quando gosta de uma pessoa, torna-se amiga fiel para toda a vida. Do grego “pura, casta”.

Iolanda: Grego, florescência de violeta. Embora tenha grande capacidade de comunicação, dificilmente revela seus pensamentos mais íntimos. Gosta de discrição e é uma batalhadora na profissão. Tem muitos admiradores, mas não é fútil. Do grego “violeta, roxo”.

Ioná: Hebraico, significa pomba. É pessoa que não mede esforços para ajudar alguém que esteja em dificuldades, mas se esquece um pouco de si própria. Geralmente tem problemas financeiros. Tendência a ser vista como uma boa amiga.

Ione: Grego, quer dizer pedra de cor violeta. Nome de uma ninfa da mitologia grega. Sempre alegre, não dramatiza nem mesmo as situações mais difíceis. Sempre vê o lado positivo e consegue tirar lições proveitosas de tudo o que acontece. Seu jeito espontâneo provoca ciúmes.

Iracema: Anagrama de América. Nome criado por José de Alencar. Revela uma grande capacidade para saber estar no seu lugar. ë próprio de pessoas que, mesmo nos momentos difíceis, sabem manter as aparências. Consideram a vida como um lugar de passagem e mostram, geralmente, um temperamento agradável.

Iraci: Tupi, mãe do mel, doçura. A pessoa tende a ser caprichosa em todos os detalhes, minuciosa no trabalho e ardente nos amores.

Irene: Grego, significa paz. Nome de mulheres que, embora se encontrem com problemas difíceis de solucionar, nunca se deprimem nem desanimam, muito pelo contrário, sabem enfrentar a vida com otimismo: agigantam-se nas dificuldades.

Ireneu, Irineu: Significa pacífico e indica uma pessoa dotada de gênio forte, que tenta impor suas idéias ao invés de dialogar. Isso pode lhe causar problemas. mas, como tem bom caráter, sempre conserva os amigos.

Íris: Grego, mensageira dos deuses, velocidade, rapidez. Indica satisfação por bem fazer. Em sentido genérico, identifica-se com a atitude ética perante a vida, com as convicções gradualmente adquiridas e com a reflexão sobre os bons costumes. Do grego “anunciar”.

Isa: Teutônico, diminutivo de Isabel. A inteligência e a capacidade de comunicação são seus pontos fortes. Gosta de impor sua personalidade – nunca cede às pressões. Muito volúvel, só é fiel quando ama verdeiramente.

Isac ou Isaac: Variação do nome original Isaque; o mesmo significado.

Isabel: Teutônico ou hebraico. Izabel, a casta. Do francês Isabelle e do espanhol Isabel. Derivado de Elisabete. Variação: Isabéu. Nome que significa cumprir com as promessas. É próprio das pessoas que se regem pelo clássico lema “promessa é dívida”. Respeitam escrupulosamente as decisões dos outros.

Isaque: SIgnifica riso, pessoa alegre, feliz. Na Bíblia, Isaque é filho de Sara com Abraão, o pai das nações, escolhido por Deus e é fruto desejado por Deus para povoar as nações (Gênesis 17,19).

Isis: Egípcio, deusa suprema. Mulher muito inteligente e de bom caráter, que consegue se comunicar com a maior facilidade. Costuma viver rodeada de pessoas amigas. Quando a paixão bate forte, faz de tudo para agradar.

Ismael: Abençoado; aquele que gera frutos. Na Bíblia, Ismael é filho de Abraão e foi escolhido por Deus para ter doze filhos e gerar uma grande nação (Gênesis, 17, 20).

Ivana: Feminino de Ivan, ver esse nome. Significa Joana. Indica inteireza, arrebatamento e júbilo. É próprio de mulheres que , em geral, escolhem o caminho mais difícil para atingir seus objetivos. Não obstante isto, quase sempre obtêm o que deseja.

Ivani: Variante de Ivan, ver esse nome. Trata-se de uma pessoa brilhante, que coloca muita garra em tudo o que se propõe a fazer. É também ótima companheira e faz amigos facilmente. Dedica-se inteiramente ao parceiro e faz feliz a quem ama.

Ivo: Significa arqueiro e indica uma pessoa que, apesar de cumprir corretamente suas tarefas. É um pouco distraída. Mas isso não chega a prejudicar demais seu desejo de fazer tudo com perfeição.

Ivone: Feminino diminutivo de Ivo, que vem do anglo-saxão, e significa pessoa atenta. Nome que indica liberdade e esperança. É próprio de pessoas com grande integridade e que se regem por seus próprios critérios, os quais defendem com firmeza sempre que consideram necessário.

J

Jacira: Tupi, significa abelha noturna.

Jacó: Significa traidor, aquele no qual não se pode confiar. Isso também por cobrar a primogenitura de Esaú, seu irmão (Bíblia, Gênesis 27:36). Porém gosta de ser útil e tem sempre uma solução para todos os problemas. Homem simples, morador de tendas, amado por Rebeca e filho de Isaque, neto de Abraão, o pai das nações, escolhido por Deus.

Jadson: Origem inglês, significa o filho de Jack. Gosta de manter-se de igual para igual com qualquer pessoa numa disputa. Não se sente nem busca ser melhor nem pior que ninguém, é uma pessoa de mente aberta. Independente e dinâmico são características de um líder, e é desta forma que é visto.

Jaime: Variação de Jacó. Do espanhol “variedade popular de Jacó.”

Jair: Significa animado por Deus ou habitante floresta e indica uma pessoa que vive à frente do seu tempo e por isso está sempre aberto a novas experiências. Acredita na amizade e se mostra constantemente disposto a ajudar os verdadeiros amigos.

Jamila, Jamile: Significa formosa e indica uma pessoa de raciocínio rápido, que, tem idéias claras e confia no próprio sucesso. Assim, consegue com certa facilidade o que outros custam a conquistar ou nem conquistam.

Janaina: Esse é um dos nomes de Iemanjá, a deusa do mar e protetora das mães e das esposas. Indica uma pessoa que, num primeiro momento, dá a impressão de ser arrogante. Mas por trás dessa aparência esnobe se esconde uma personalidade bondosa e protetora. Do tupi-africano “sinônimo de Iemanjá”.

Jandaia: Tupi. Significado: nome de uma espécia de arara.

Jandira: Significa abelha de mel. Indica uma pessoa doce mas corajosa e firme, que transmite muita segurança quando toma uma decisão. É muito inteligente, mas não gosta de ser elogiada por isso. Prefere que reparem na cultura que adquire com seu esforço.

Jane: Hebraico, significa Deus é gracioso. Indica uma pessoa que sabe definir seus objetivos e obtém sucesso em atividades que exigem raciocínio rápido. Como tem grande poder de persuasão, não teme assumir posições de liderança.

Janete: Diminutivo de Jane. Indica uma pessoa que alcança o sucesso se desenvolver atividades nas quais possa atuar sozinha. No entanto, precisa evitar que sua forte tendência ao individualismo prejudique as relações pessoais, sobretudo as amorosas.

Jasmin: Persa, significa a flor de jasmin.

Jaqueline: Significa aquela que supera, indica uma pessoa que está sempre em atividade. Seus pontos fortes são a persistência e a força de vontade. Planeja sua vida com muito cuidado e segue a risca seus planos até sentir que ultrapassou todas suas barreiras.

Jeremias: Significa elevado por Deus e indica uma pessoa que, por apresentar virtudes como disciplina, grande senso prático e determinação, é muito procurada pelos colegas para opinar sobre assuntos de trabalho e mesmo sobre dilemas amorosos.

Jerônimo: Do grego “nome sagrado ou santo”.

Jessé: Significa rico, poderoso, viril e indica uma pessoa que, apesar do comportamento contido, é dono de uma forte personalidade. Como detesta exibir suas muitas qualidades, ganha fama de misterioso ou dissimulado, embora todos concordem que ele mente muito pouco.

Jéssica: Hebraico, significa cheia de riquezas e indica uma criança vaidosa e sedutora, que às vezes brinca um pouco com o perigo. À medida que cresce, porém, acumula também riquezas interiores e consegue êxito em quase todas as suas empreitadas.

Jesus: Do hebraico “Deus é a salvação”.

Jó: Significa hostilizado e indica uma pessoa paciente diante das adversidades. Refere-se ao patriarca bíblico que sofreu muito mas nunca se voltou contra Deus. Não é um nome que traga uma vibração de alegria.

Joana: Significa graça divina e indica uma pessoa que só amadurece depois de muito lutar pelo equilíbrio entre a razão e o coração. Chega a ser vista como alguém que não sabe o que quer, mas quando se decide entra de corpo e alma na conquista dos seus ideais.

João: Significa agraciado por Deus e indica uma pessoa com forte espírito de liderança. Impulsivo, às vezes é mal interpretado, mas seus atos sempre visam o benefício da maioria, pois possui nobreza de caráter.

Joaquim: Significa o que Deus elevou. Indica uma pessoa firme e segura e que age sempre de maneira leal. Apesar da aparente frieza, sempre se mostra atencioso, confiável e disposto a ajudar.

Joel: Significa Jeová é Deus e indica uma pessoa que esconde, por trás do seu jeito frágil, uma personalidade poderosa, capaz de lidar sem qualquer embaraço com todos os desafios do dia-a-dia.

Jonas: Significa pombo e indica uma pessoa capaz de atravessar as piores crises com paciência, tranqüilidade e resignação. Autoconfiante e otimista, não desiste de lutar por seus projetos nem mesmo quando as dificuldades parecem ser incontornáveis.

Jonatas: Significa dado por Deus e indica um homem dono de uma inteligência brilhante. Muito criativo, só precisa tomar cuidado para não desperdiçar energias em coisas sem importância. Os pais devem ensiná-lo a ser mais seletivo em tudo.

Jorge: Significa agricultor e indica um homem determinado e seguro de si. Pode ser um pouco arrogante e impetuoso, mas sempre respeita os limites das pessoas à sua volta.

José: Significa Deus acrescenta e indica uma pessoa sensível, confiante e generosa, que sofre com os problemas alheios. É muito conciliador e conserva o autocontrole mesmo nas piores situações. (hebraico) Yoseph, aquele que acrescenta.

Judite: Hebraico: louvada.

Julia: Latim, significa cheia de juventude e indica uma pessoa de memória prodigiosa, muito senso de organização e um dinamismo contagiante. Excelente amiga, dedica-se totalmente às pessoas que estima.

Juliano(a): Latim, derivado de Julio (a).

Julieta: Variação e diminutivo de Júlia. Indica uma pessoa suave, que prefere uma vida tranqüila a loucas aventuras. Adora literatura, cinema e teatro. No amor, entrega-se a sonhos românticos difíceis de ser concretizados.

Júlio: Significa brilhante e indica uma pessoa de mem6ria prodigiosa, muito senso de organização e um dinamismo contagiante. Apesar de geralmente se mostrar meio sovina, é generoso com suas namoradas. Do latim “cheio de juventude”, do grego “de cabelos pretos, cabelos macios”.

Jurema: Tupi. Significado: “espinheiro suculento”.

Jussara: Tupi. Significado: que tem espinhos…

Juscelino: De significado desconhecido, talvez associado a regozijo ou justiça. Indica uma pessoa equilibrada e decidida, que dificilmente erra quando precisa tomar uma atitude drástica para resolver um problema. Por isso, nunca precisa voltar atrás das suas decisões.

K

Kalana: Significado: tocha flamejante. Origem havaiana.

 Kalena: Significa “união”, “força”. De origem européia, é nome de grupo folclórico de etnia que imigrou para o Brasil (Santa Catarina e Paraná principalmente).

Kallema: Têm sua origem no grego arcáico, Kalle, que significa “bonito”. O mesmo que Kalleo.

Kalleo: Têm sua origem no grego arcáico, Kalle, que significa “bonito” O mesmo que Kallema.

Kalina: Ucraniano. Significado: nome de uma planta.

Karen: Diminutivo de Catarina, que vem do grego, pura, casta. Ela é a mais desenvolta e alegre do seu grupo social. Está sempre à frente de todas as iniciativas comunitárias, paciente, uma excelente confidente. Se o amor não vem a ela, ela vai em busca.

Karim: Origem: árabe. Significado: generosa.

Karina: Do grego “gracioso, engraçado”.

Karine: Variação de Karim (ver Karim).

Karl: Correspondente a Carlos. É altamente sensível e intuitivo. Tem algo de profético na sua maneira de ser, impondo respeito e cativando as pessoas; não demonstra agressividade. Consegue fazer o que a mulher amada exige dele. Seu forte é a comunicação e as relações públicas.

Kate: Inglês, hipocorístico de Catarina, que vem do grego, pura, casta. Pessoa que tem confiança em si, apesar de atravessar períodos negativos em todos os setores da vida. É perseverante e logo aprende a superar as fases ruins. Tem facilidade em novos relacionamentos amorosos. Disciplina e organização são suas ferramentas.

 Kátia: Forma reduzida de Catarina.

Kelly: Do irlandês “donzela guerreira”.

Kelvin: Do inglês “amigo”, do gaélico “rio estreito”.

Kleber: Veja Cleber.

L

Laila: Árabe, significa formosa, bela, bonita. É extremamente amorosa e preocupada com o mundo ao seu redor. Sente necessidade de ajudar as outras pessoas e de ter uma vida familiar segura, e sem atritos. É a pessoa mais apaixonada. Quando ama é pra valer. Sua generosidade pode causar perdas irreparáveis.

Lais:  Grego, quer dizer a popular, a democrática. Representa a superioridade de espírito sobre a atraente efemeridade das paixões inúteis. É próprio de pessoas que tem certa predisposição para a rebeldia perante as injustiças. Do grego “a democrática”, do hebraico “a leoa”.

Lana: Italiano , diminutivo de Helena, que vem do grego, helene, tocha. Faz alusão à fantasia e a timidez. É próprio de pessoas que tem um mundo anímico rico de imagens e de projetos. Por vezes, todavia, experimentam sensação de pudor quando são instados a manifestar suas opiniões.

Larissa: Grego: cheia de alegria.

Laura: Latim, significa coroa de folhas de louro. Diminutivo: Laurita. Variante: Lauriana. Nome de pessoas que se deixam dominar por sentimentos contraditórios. Preocupa-as a opinião dos outros, e são muito seletivas ao escolher companheiros, seja no jogo, no trabalho ou para toda a vida. Às vezes uma radical solidão os detêm.

Lauro: Do latim “vitória, louvor”.

Lavínia: Latim, significa a “purificada”.

Léa: Anglo-saxão, significa campo verdejante. Queixa-se sempre de que não tem dinheiro, mas ele nunca falta porque costuma ser pessoa muita precavida, trabalha-se melhor em algo de que gosta.

Leandro: Do grego “homem-leão”.

Leda: Latim, quer dizer alegre. Atenciosa, observa e analisa tudo o que acontece à sua volta. Por gostar de se sentir útil, está sempre disposta a oferecer ajuda. É romântica e espera encontrar no casamento a realização dos seus sonhos. Do latim “alegre, contente, jovial, risonha”.

Leila: Árabe, significa negra como a noite. independente e determinada, trabalha ardentemente para conseguir o que deseja. Por isso, sabe dar valor ao que possui e não tolera desperdícios. Tende a ser feliz na maturidade, depois de muitas paixões.

Leilane: Havaiano, significa flor do céu. É desconfiada e observa detalhadamente as pessoas antes de se aproximar. Por ser muito seletiva, acaba fazendo poucas amizades. Costuma despertar grandes paixões, que normalmente são um pouco tumultuadas.

Leonardo: Do alemão “homens fortes, forte como o leão”.

Leonel: Do francês “leão novo, filhote de leão”.

Leonor: Árabe, significa que a sua luz é o Senhor. Nome que indica predisposição para recorrer a um ser trancendente e superior quando se tem problemas muito graves que transbordam a capacidade humana. Destacada tendência ao misticismo.

Leopoldo: Do alemão “povo audacioso”.

Letícia: Latim, significa alegria, contentamento. Mostra força de vontade pouco comum, embora, por vezes, não consiga ver bem à sua volta. É própria de mulheres que se preocupam por satisfazer os desejos de quem não tem ajuda.

Lia: Hebraico, significa exausta, cansada.

Liana: Francês. Significado: vinha.

Lídia: Grego, significa mulher de Lídia, uma região da Ásia Menor. Sua bondade e seu comportamento recatado nem sempre são bem interpretados pelos outros. Muitos chegam a confundir timidez com orgulho. Consegue sempre que o seu companheiro ceda e lhe dê razão. Do grego “irmã”.

Lília: Do latim: “lírio”.

Lilian: Inglês, significa pura, inocente.

Liliana: Do inglês Lilian, que significa pura, inocente. Variantes: LilianeLiliamLiliosa. É dotada de um temperamento impulsivo, que não cede diante de nenhum tipo de pressão. Luta para alcançar suas metas. Sempre investe com sabedoria e precaução.

Linda: Espanhol, linda, bonita. Ótima conselheira, usa sempre de muita honestidade e clareza quando os amigos a procuram em busca de ajuda para contornar as dificuldades. O amor deve contribuir para tornar a vida agradável.

Lívia: Forma feminina de Lívio.

Lívio: Do latim Lividus, pálido, lívido.

Lizete: Hebraico, significa consagrada a Deus.

Lorena: Latim, do reino de Lotério, indica tranqüilidade e integridade de ânimo, em especial nos momentos de tomar decisões definitivas. É próprio de mulheres que tratam seus assuntos com seriedade e evitam comportar-se com negligência.

Lourdes: Francês, nome de origem religiosa. Ver Lurdes.

Luana: Africano, de Luanda. Variante: Luanda. Nome de pessoa bastante intuitiva e perceptiva das situações de perigo, como se contasse com um radar. Ela é fiel e exige fidelidade em troca. Significa filha da luz.

Lucas: Do latim “luminoso”.

Lucélia: Feminino de Lucélio, forma derivada de Lúcio, letim, luz. Representa o zelo e a paixão pelo estudo e pela sabedoria. É próprio de pessoas que têm em alta estima os sentimentos éticos e que se conduzem com honra e honestidade.

Lúcia: Feminino de Lúcio, latim, luz. Nome que significa preocupação pelos outros e por tudo que a rodeia. Pessoas que valorizam a amizade e a solidariedade. Costumam estar sempre dispostas a prestar toda a espécie de ajuda a quem solicita.

Luciano(a): Forma derivada de Lúcio.

Luciene: Feminino de Luciano, latim, forma derivada de Lúcio, luz. Variante: Luciana. Encara a vida com seriedade e procura ser correta em tudo o que faz. Mas nem por isso deixa de aproveitar os bons momentos e curtir as aventuras. Não lhe faltam boas oportunidades no amor, pois é muito cortejada.

Lucila: Latim, significa luminosa.

Luis(a)Do alemão “guerreiro famoso, glorioso”.

Lurdes: Variação de Lourdes, francês, nome de origem religiosa, quase sempre composto com Maria (Maria de Lourdes). Pessoa extremamente ponderada e tímida. É a mais fiel das amigas; sabe como ninguém ouvir e guardar todos os segredos que lhe contam. No amor, procura sempre novas experiências. Do basco “altura escarpada”.

M

Mabel: Do latim “amável”.

Madalena: Hebraico, significa magnífica. Pessoa discreta e observadora que prefere ouvir a falar. Está sempre analisando seus sentimentos e revela preocupação com a vida espiritual.

Mafalda: Variante de Matilde,  guerreira que combate com energia. Dócil e sincera, sente-se feliz quando conquista a simpatia dos outros. Por isso, faz tudo para agradar aos amigos e não se importa de ouvir suas lamentações. Muito conservadora, coloca a família acima de tudo.

Magali: De origem provençal, correspondente a Margarida. Significa pérola. Revela paixão pelas coisas que lhe são gratas e queridas. É próprio de pessoas com vontade de ferro, que não se retraem quando lhes surgem problemas ou conflitos graves.

Magda: Variação e diminutivo de Madalena, ver esse nome. Faz alusão à força e a convicção . Próprio de mulheres que se preocupam com os valores éticos e morais, de maneira especial, mostram solidariedade para com os que necessitam.

Magnólia: Francês, significado: flor ou árvora da Magnólia.

Maiara: Tupi, significa senhora. Racional, sabe exatamente o que fazer para atingir seus objetivos. devido à sua determinação e perspicácia, consegue obter êxito com seus projetos. É capaz de ligar-se a uma pessoa por toda a sua vida.

Maíra: Árabe: inteligente.

Maísa: Grego. Significado: pérola.

Malu: Variação do nome Maria Luiza (Maria Luísa) – “Senhora da Luz”.

Manuel(a): Do hebraico “Deus está conosco”.

Mara: Hebraico, amarga. Hipocorístico de MariaMarisa, etc. Tem grande respeito pela justiça e se orienta sempre pelo que é certo e honesto, sem entretanto ser autoritária. Controlada nos gastos, terá sucesso em negócio próprio. Do hebraico “amargosa”.

Marcela: Feminino de Marcelo. Ela está sempre fazendo várias coisas ao mesmo tempo sem se perder. Versatilidade é o que não lhe falta e gosta de uma vida social bastante intensa. Do latim “proveniente de Marte”.

Márcia: Feminino de Márcio. Acha que o verdadeiro amor compõe-se de uma sucessão de instantes maravilhosos. Realiza com minúcias suas tarefas. O dinheiro é suficiente para o imprescindível . Do latim “que pertence a Marte; marcial, guerreira”.

Marcos: Do latim “o grande orador”.

Margarida: Latim, significa pérola. Em geral, a pessoa que tem este nome é especial, é fora do comum e apresenta com freqüência qualidades pouco correntes: compreensão, doçura e preocupação com os demais. São fiéis no amor e não reprovam infidelidades alheias.

Maria: Hebraico, significa senhora soberana. Nome que indica serenidade, força vital e vontade de viver. Por vezes são forçadas a pedir auxílio para resolução dos muitos problemas que tem de enfrentar na vida e para agüentar a dor. Consideram o dinheiro necessário, mas não essencial. Do hebraico “amargura, mágoa, soberana”.

Maria Alice: Grego / Hebraico, senhora que não conhece a mentira. Em geral, está relacionado com o anseio por galgar degraus na sociedade. Por conseguinte, nunca estão conformadas com seu estado atual, buscando sempre melhorias mediante o contato pessoal.

Maria Estela: Latim / Hebraico, senhora estrela. Esteja onde estiver, impressiona pela elegância natural. Sabe ser sensata no relacionamento com os mais diversos tipos de pessoas. Desperta muitas paixões e, mesmo assim, costuma ser leal.

Maria Helena: Grego / Hebraico, senhora da luz, indica preparação e exigência para consigo mesmo. Em geral, são pessoas muito atarefadas e ativas; sempre estão preparando e realizando novos projetos; tudo lhes corre bem, em especial trabalhos e tarefas manuais.

Maria Luiza / Maria Luísa: Maria vem do hebraico e significa soberana. Já Luiza (ou Luísa) é o feminino de Luiz (ou Luís) e significa guerreiro famoso. Maria Luiza (Luísa) significa “Senhora da Luz”, pessoa acima de todas as coisas, poderosa, a frente de seu tempo.

Mariana: Aglutinação de Maria e Ana. Ver esses nomes. Indica inteireza de ânimo e espírito aberto. É próprio de pessoas que amam sua profissão e seus afazeres. Preocupam -se como os demais na medida em que deles necessitam e, em geral, são pessoas receptivas.

Marilene: Aglutinação de Maria e Helene, o mesmo que Maria Helena. Representa a idéia de levar a cabo uma série de iniciativas especialmente relacionadas com a liberdade e com a emancipação. É próprio de mulheres que têm por lema o bastarem-se a si próprias.

Marília: Variante de Maria, ver esse nome. Forma poética de Tomás Gonzaga. Pessoa amável, responsável e muito determinada, que luta sem medo contra todas as dificuldades até concretizar seus planos. Só então sente-se plenamente realizada. Nem sempre consegue acertar na escolha do companheiro.

Marina: Latim, oriunda do mar. Nome de mulheres muito dadas ao sonho e a fantasia. Costumam refugiar-se no seu mundo de fantasia quando se encontram frente a determinados problemas – especialmente familiares – que não conseguem solucionar.

Mário: Do alemão “homem por excelência”.

Marisa: Aglutinação de Maria e Luísa.

MaristelaDo latim “estrela do mar”.

Marlene – Derivado de Madalena.

Marli: Francês. Significado: nome de uma povoação francesa.

Marta: Aramaico, significa dona de casa. Diminutivo: Martinha. Indica certa inclinação à calma nos momentos mais difíceis da vida. É próprio de pessoas que se preocupam em estabelecer boas relações com seus vizinhos e conhecidos. Do aramaico “senhora”.

Mateus: Do hebraico “dádiva de Deus“.

Matilde: Teutônico, guerreira que combate com energia. Nome que indica certa preocupação pelo futuro. É próprio de pessoas que aproveitam uma determinada circunstância para medrar. Embora façam tudo não porque gostem do poder, mas antes para assegurar o seu futuro. Realizam seu trabalho com gosto e aproveitamento.

Maura: Feminino de Mauro. Além de intuitiva, é prática, paciente e organizada. Ótima conselheira, não mede esforços para apoiar, com ensinamentos, quem recorre a ela. Retribui carinho quando o recebe.

Maurício(a): Derivado de Mauro.

Mauro: Do latim “Mouro da Mauritânia”.

Mayara: Variante de Maiara, tupi, que quer dizer senhora. Revela certa capacidade para tomar a vida com descontração. É próprio das pessoas que desdramatizam as situações mais conflituosas e delicadas. Por vezes, podem ter implícita dose de volubilidade.

Melaine: Variação de Melâine, grego, significa de pele escura. Variantes: MelaniaMelanie. Adapta-se facilmente a novas situações e enfrenta com garra os desafios. Por isso, obtêm, ao longo da vida, principalmente no setor profissional. Sua determinação chega a afastar o ser amado.

Melissa: Grego, significa mel. Mostra certa satisfação pelos resultados obtidos com o esforço e com a persistência. É próprio de mulheres que sabem combinar com aproveitamento ao longo da vida a reflexão e a ação.

Mercedes: Espanhol. Significado: Graças.

Micaela: Forma feminina de Miguel. Indica predisposição ao sacrifício e preocupação pelos demais. Num sentido genérico, é próprio de pessoas muito sensíveis às desigualdades sociais e, por isso, são por vezes desprendidas e solitárias.

Michelle: Francês: sabia, soberana.

Miguel: Hebraico: “aquele parecido com Deus“.

Mila: Abreviação de Emília.

Milena: Sérvio, significa amorosa, amável. Representa sensibilidade e retidão de conduta, mormente no trato com as pessoas. Se as circunstâncias o exigem, não hesitam em prestar seu apoio a projetos de natureza política.

Miranda: Do latim “mulher admirável”.

Mirela: Do latim “sábia”.

Miriam: Hebraico, significa senhora. Mostram inclinações altruístas e, sobretudo, preocupam-se com o bem alheio. Próprio de pessoas que contribuem com seu estímulo e seu trabalho para o desenvolvimento de projetos inéditos e possíveis. Variação: Míriam.

Moisés: Do hebraico: “o que foi salvo pelas águas”.

Mônica: Grego: Só, sozinha, solitária.

Murilo: Espanhol: pequeno muro.

N

Nádia: Russo, significa esperança. A fidelidade é a chave do afeto. Desenvolve uma grande capacidade de trabalho. Embora o dinheiro deva ser utilizado apenas como um meio para atingir alguns fins, nem sempre sucede assim.

Nadir: Do árabe “vigilante”.

Naiara: Grego , “aquela que comanda”.

Nair: Árabe, uma redução de Nairalzaurak, a estrela  brilhante do navio. É uma pessoa discreta e também muito original. Sabe dar um toque de requinte em tudo que faz e sente-se feliz quando é elogiada pelo bom gosto em se vestir. Só alguém discreto e dedicado conseguirá seu amor. Do árabe “a luminosa”.

Nancy: Francês, significa cheia de graça. Pode ser também Nanci. O amor que não produz felicidade deve ser abandonado, este é o seu ponto de vista. É profissional dedicada e eficaz. Sempre que podem, põem em prática o poder que o dinheiro proporciona.

Naomi: Do hebraico “agradável“.

Napoleão: Significa o que veio de Nápoles e indica uma pessoa que está sempre aberta a novas experiências, mas que não admite ter sua liberdade pessoal ameaçada nem mesmo pelos mais nobres objetivos.

Nara: Anglo-saxão, a mais próxima. Não tem muito empenho em agradar as pessoas chegadas. Realiza seu trabalho com precisão. Prefere poupar dinheiro do que necessitar dele.

Natacha: Diminutivo russo de Natália. Está sempre mencionando o dinheiro e valoriza-o ao extremo. Manifesta sua preferência pelo amor interesseiro, em lugar do amor romântico. É boa trabalhadora, embora inconstante.

Natal: Significa dia do nascimento e indica uma pessoa de aparência meiga e tranquila mas que cedo ou tarde revela uma personalidade marcada pela força de vontade e pela determinação.

Natália: Latim, Natalis, dia natalício. Só consegue amadurecer depois de muito lutar para chegar a um equilíbrio entre a razão e o coração. Por isso muitas vezes é vista como uma pessoa inconstante. É fiel e exige que seja tratada com deferência.

Natan, Natanael: Significa dom de Deus e indica uma pessoa que enfrenta o dia-a-dia com muito otimismo. Nunca desanima diante dos problemas, pois acredita que sempre encontrará força para vencê-los.

Nazário: Hebraico: Aquele que se consagra a Deus.

Nazira: Árabe, significa senhora de belo aspecto.

Nei: Latim: novo.

Neide: Do grego “nadar”.

Neila: Representa forma de inquietação mental. é próprio de mulheres com espírito batalhador e pro vezes sedutoras. Regem-se pelo lema de que é preferível agradar a hostilizar as pessoas.

Nelson: Tirado do sobrenome do almirante inglês Horatio Nelson, esse nome indica uma pessoa metódica, que cultiva hábitos simples e luta com persistência para alcançar seus objetivos. Além disso, é um excelente amigo em todas as horas. As outras pessoas sabem que podem contar com ele. Do inglês “filho de campeão”.

Nestor: Significa o que volta e indica uma pessoa que conquista as outras com uma conversa agradável, enriquecida por sua memória prodigiosa. Sua criatividade e sua inteligência também o tomam muito admirado e lhe abrem as portas do sucesso.

Neusa: Do grego “a nadadora”.

Nice: Grego: “vitória”.

Nicolau: Significa o que vence junto com o povo. Indica uma pessoa dotada de grande simpatia e capacidade de comunicação, que consegue se fazer entender até mesmo com um olhar ou uma mudança no tom da voz.

Nicole: Grego, significa povo vitorioso.

Nilton: Do inglês “de um novo local”.

Nívea: Latim, significa branca como a neve. Reconhece que a excessiva preocupação pelo dinheiro é contra producente. É fiel e exige que seja tratada com deferência. Com freqüência, mostra seu desinteresse pelo trabalho.

Noélia: Feminino de Noel, que vem do francês e quer dizer natal. Sempre cumpre com seus compromissos laborais. Valoriza o dinheiro porque confere autonomia e poder de decisão. Sua timidez impede que manifeste seus sentimentos.

Noemi: Hebraico, significa suavidade. Revela incerteza e, ao mesmo tempo, curiosidade por tudo que acontece ao seu redor. Num sentido universal, é próprio de pessoas que desejariam ver resolvidos todos os problemas num instante.

Noemia: Hebraico, significa flor de beleza. Nome sob o qual reflete um sentimento relacionado com a compreensão e a preocupação pelos mais necessitados. O lema dessas mulheres é a solidariedade para com quem sofre os danos infligidos pelos seus semelhantes. A ternura deve presidir a toda a relação amorosa entre pessoas.

Norberto: Teutônico: “herói brilhante”.

Norma: Latim, quer dizer norma, regra, costume. Costuma proporcionar segurança e alegria às pessoas que a rodeiam. É amante da verdade e dos prazeres espirituais e físicos. Tem muita determinação. A atividade é a sua “paixão oculta”.

Núbia: Egípcio. Significado: terra do ouro.

Nuno: Do latim “pai, avô, peixe”.

O

Odair: O mesmo que Adail

Odara: Hindu: paz, tranquilidade.

Odete: O mesmo que Oto. Francês, significa prosperidade, riqueza.

Ofélia:  Grego, significa ofídio, serpente, cobra. Revela diferença e autonomia. É próprio de mulheres que vivem a vida de uma maneira independente e autônoma, sem ligar a modos, convenções ou caprichos sociais. Sabem o que querem a cada momento. Do grego “serpente”.

Olavo: Persa: sobrevivente.

Olga: Antigo nórdico, Halag, significa santa ou sagrada; ou do russo Oleg, também com o mesmo significado. Nome próprio de mulher de caráter forte e marcante personalidade. Em geral domina as situações e não o inverso. Suas responsabilidades no trabalho não tem limites, salvo que a impeçam por motivos extraordinários. Do nórdico arcaico “santa, sacra”.

Olímpia: Feminino de Olímpio, monte onde moravam os deuses. Indica certa tendência para as belas artes, especialmente música. É próprio de pessoas que valorizam tanto as qualidades estéticas, quanto os valores éticos quando se propõem a iniciar uma nova amizade.

Olívia: Latim, derivado de Oliveira, árvore consagrada aos deuses Apolo, Júpiter e Minerva. Masculino: Olívio. Nome próprio de mulher que se caracteriza por contrariar e opor-se às decisões dos seus familiares e amigos. Manifesta o seu desacordo sempre que o considera necessário e sem reservas. Do latim “a oliveira, a azeitona”.

Omar: Significa aquele que vive muitos anos e indica uma pessoa saudável física e emocionalmente mas que precisa se desapegar um pouco das suas idéias e ouvir mais os outros. Os pais devem lhe ensinar, desde cedo, que trocar opiniões sempre traz benefícios.

Oscar: Significa lança dos deuses e indica uma pessoa tímida, que sofre muito na hora de expor suas idéias e seus sentimentos. Os pais devem cuidar bem da sua socialização, para que ele não acabe perdendo ótimas oportunidades na vida por não saber se comunicar.

Oséias: Do hebraico: salvador.

Osman: Significa protegido por Deus e indica uma pessoa calma porém dinâmica. Gosta de freqüentar lugares sofisticados, de se vestir com requinte e de causar boa impressão.

Osmar: Significa glória dos deuses e indica uma pessoa muito falante, extrovertida e inteligente. Possui muitos amigos e sente um prazer enorme em se reunir com eles para trocar idéias e informações. Do anglo saxão “ilustrado pelos deuses”.

Osório: Latim: matador de lobos.

Osvaldo: Significa o que tem o poder dos deuses e indica uma pessoa que não se abala com nada. Por isso, pode ser considerado frio e calculista. Mas no fundo ele está sempre disposto a dividir tudo o que conquista.

Otacília: Teutônico: espiã.

Otávio: Significa o oitavo (filho) e indica um pacifista nato. Ele faz o possível e o impossível para manter um clima amoroso e tranqüilo entre as pessoas. Além disso, tem sempre um bom conselho para dar.

Otília: Teutônico: “rica”.

Oto: Significa riqueza, propriedade. Poucos nomes carregam tanta energia positiva como esse. Predestinado ao sucesso, quem assim se chama só precisa de determinação para alcançar a vitória.

P

Padilha: Do espanhol prato, panela.

Palmira: Latim: fruto doce.

Paloma: Espanhol, significa pomba. Faz tudo com muita firmeza e determinação. E, por ser assim, dificilmente deixa de concretizar seus desejos e atingir seus objetivos. Realiza com aproveitamento suas tarefas. Do espanhol “terra das palmeiras”.

Pamela: Greco-latino, significa doce como mel. É uma pessoa extremamente tímida, o que a torna incapaz de reclamar ou expor seu ponto de vista, mesmo quando vê algo errado. Poupa sempre e evita investimentos arriscados. Do grego “doçura”.

Pascoal: Nome associado à Páscoa, indica uma pessoa criteriosa e muito exigente, que se irrita demais quando não obtém imediatamente o que deseja. Os pais devem ensiná-lo a ter calma, a entender que tudo acontece na hora certa, nem antes nem depois.

Patrícia: Latim, significa da pátria. Forma italiana: Patrizia. Está sempre em busca da perfeição total. Por ser exigente demais com as pessoas e ter um senso crítico muito apurado, tem solidão como grande companheira. É previdente e nunca fica sem dinheiro.

Patrício: Significa pátria, fidalgo. Forma italiana: Patrizio. Indica uma pessoa que cobra muito de si mesmo e se revela eficiente em tudo o que faz. Às vezes parece meio esnobe, mas essa tendência desaparece ainda na juventude.

Paula: Feminino de Paulo. Nome de pessoas que valorizam a amizade e a fidelidade a uma idéia representativa de princípios éticos e morais. Seu lema é permanecer sempre ao lado de quem precisa de ajuda. A sua maior recompensa é o trabalho bem executado.

Paulo: Significa pequeno e indica uma pessoa com muita disposição e um otimismo contagiante. Encara cada dia como um novo degrau para obter o desenvolvimento material e social. Dono de uma ambição inata, planeja cuidadosamente os passos da sua caminhada para o sucesso. Do latim “pouco, pequeno”.

Pedro: Significa pedra e indica uma pessoa simples mas que busca a realização intelectual e espiritual. Ele se destaca pela vida disciplinada e pela determinação com que luta pelos seus objetivos. Mas seu idealismo está voltado para a humanidade como um todo no cotidiano. Tende a monopolizar as atenções e a não atribuir muita importância à fidelidade no amor e na amizade.

Percival: Grego: que tem graciosidade.

Perpétuo: Significa o que dura para sempre e predispõe a pessoa a viver muitos anos com saúde e lucidez. Quem tem esse nome nunca revela pressa para nada, pois sabe que tudo acontece no momento certo.

Pilar – (espanhol) Pilar, fonte.

Plácido: Significa sereno, tranqüilo e indica uma pessoa exigente consigo mesma e com os outros. Busca a perfeição em tudo o que faz e sua firmeza e seu espírito de liderança despertam admiração e respeito.

Pedro: Do latim “pedra”.

Péricles: Do grego: Muito glorioso, ilustre.

 Plácido: Latim: calmo, tranquilo.

Poliana: Latim: doce, terna.

Priscila (o): Esse nome vem do latim e significa “velha, antiga”, no sentido de “a primeira de todas”, a que veio primeiro. A mais antiga ou dos tempos primitivos.

Q

Quércia: Italiano, significa carvalho. Pessoa astuta que usa a sua inteligência para galgar a escadaria do sucesso. Deve seguir o caminho do bem para triunfar.

Quincas: Hipocorístico de Joaquim. O amor o leva a certa transcendência, o que o torna único. Deve levar-se a cabo o trabalho com total aproveitamento. A função do dinheiro deve assemelhar-se ao meio para obter determinados fins.

Quirino: Latim, aquele que luta com a lança. É fiel a um amor único. A meticulosidade no trabalho é o seu lema. Por experiência, sabe que o dinheiro abre muitas portas, senão todas. Do latim “lanceiro guerreiro”.

Quitéria: Santa da Igreja Católica. Embora não seja tímida, por vezes manifesta-se como tal. Realiza com aproveitamento seu trabalho. O dinheiro é muito importante para levar uma vida digna e sã.

Quixote: Do espanhol “peça de arnês destinada a cobrir a coxa”.

R

Rachid: Árabe, significa justo, honesto.

Rafael (a): Do hebraico “curado por Deus“.

Raimundo (a)Do gótico “protetor, poderoso”.

Ramon: Variação de Raimundo.

Raquel: Hebraico, calma como uma ovelha. Nome de pessoas que freqüentemente podem chegar a sentir-se vítimas de uma situação familiar ou social. Seus esforços para esclarecer eventuais mal-entendidos faz com que sempre consigam restabelecer a confiança depositada sobre eles.

Raul: Do inglês “combatente”.

Rebeca:  Hebraico, aquela que une. Indica predisposição para a criatividade e entusiasma-se pela contemplação das obras de arte. Sua sensibilidade por assuntos sociais também é muito desenvolvida e, com freqüência, mostra-se solícita.

Régia: Mitológico, Deusa da Fortuna.

Regina: Latim, significa rainha. Indica voluntarismo e firmeza de decisão. É próprio de mulheres que, da mesma forma que os antigos sofistas gregos, usam todos os recursos verbais para convencer seus interlocutores. Do latim “rainha”.

Reginaldo: Anglo-saxão: Que governa por meio de conselhos.

Régis: Teutônico: Que aconselha o rei.

Reinaldo: Do alemão “variante de Reginaldo“.

Renan: Do francês – Foca.

Renata: Do latim nascida novamente, renascida.

Renato: Do latim Renatus “renascido”.

Ribeiro: Do latim “rio pequeno”.

Ricardo: Do teutônico “senhor poderoso”.

Rita: Diminutivo de Margaret, ou do italiano Margherita (Margarida). Faz alusão a determinadas atitudes relacionadas com a tenacidade e com a força de vontade. É próprio de pessoas que se sacrificam ao extremo quando estão convictas de que há uma razão para isto. Do italiano “forma popular de Margarida“.

Roberta: Feminino de Roberto, ver esse nome. Indica satisfação e alegria. É próprio de mulheres que, em geral, vêm em qualquer circunstância, por muito adverso e desagradável que posso parecer, o lado benéfico e positivo.

Roberto: Do teutônico “brilhante na glória”.

Rodrigo: Do alemão “famoso pela glória”.

Rogéria: Do teutônico “lança famosa”.

Rogério: Do germânico “famoso com lança”.

Romana: Latim, natural de Roma. Masculino: Romano. Por desconfiança inata, evita manifestar seus afetos. Quase tudo em sua vida gravita em orno do trabalho. Valoriza o dinheiro de forma objetiva, embora lhe custe reconhecer a sua necessidade.

Romilda: Teutônico, significa donzela da batalha gloriosa. Masculino: Romildo. Contém uma personalidade forte, apta a vencer pelos seus próprios meios e capacidade profissional. Não deixa escapar a felicidade.

Ronaldo: Do germânico “que governa com mistério”.

Rosa: Grego, significa a flor, a rosa. Nome de pessoa que, em cada circunstância da sua vida, sabem valorizar o que lhes convém. Quase sempre acertam ao escolher as suas amizades e a profissão. No entanto, fogem da monotonia: gostam de arranjar novos amigos ou mudar de trabalho. Do latim “designa a flor”.

Rosana: Do inglês “rosa graciosa”.

Rosane: Variação francesa de Rosana.

Rosângela: Composição de Rosa mais Ângela. Grego, significa rosa angelical. Reflete longamente, antes de eleger seu par. Custa-lhe comprometer-se laboral e profissionalmente. O dinheiro abre todas as portas e satisfaz todos os caprichos.

Rosária: Forma feminina de Rosário. Nome de origem religiosa. Bondosa, busca manter um clima de harmonia a seu redor. Demora a tomar decisões, mas quando o faz não costuma errar. Não é ambiciosa, mas preocupa-se em poupar o que pode.

Rosaura: Latim, significa rosa de ouro.

Rose: Variante de Rosa, ver este nome. Nome de mulher ambiciosa que gosta do dinheiro, porque, na sua opinião, confere poder e liberdade. No amor estão sempre procurando um par ideal. São responsáveis no trabalho.

Roseli: Forma francesa de Rosa. As pessoas com este nome valorizam suficientemente o dinheiro, pois consideram-no indispensável. Entregam-se sem reserva à pessoa amada; cumprem todas as suas promessas e exigem, em troca, fidelidade total.

Rosemeire: Composto de Rose e Maria, significa senhora rosa. É muito exigente no afeto; às vezes pede o impossível. Desenvolve grande capacidade produtiva no trabalho. Sem dinheiro não se pode realizar projetos ambiciosos.

Rosivalda: Teutônico, significa cavalo poderoso. Vem de RosvaldoRosvalda. Revela a tendência a procurar em casa alheia o remédio para os males provenientes de seu conflitivo mundo interior. É próprio de pessoas que, por vezes lançam sobre os demais as culpas pelas suas próprias debilidades e fracassos.

Rubens: Do gaulês “brilhante”.

Rúbia: Espanhol, significa de cor dourada. Reflete a necessidade e busca de solidão. Próprio de mulheres que valorizam mais o próprio pensamento e o mundo privado, do que a pompa e o falatório do mundo de aparência social.

Rufino: Do latim “ruivo”.

Rui: Do alemão “forma apocopada de Rodrigo”.

Rute / Ruth: Hebraico, significa no auge da beleza. Prática, prefere encarar todos os problemas assim que eles aparecem. Não tem muita paciência com quem costuma dramatizar a vida. Gosta de investimento seguro, com lucro rápido.

Ryan: Irlandês, “pequeno rei”.

S

SabrinaDo latim “antigo povo itálico”.

Safira: Grego. Pedra preciosa.

Salete: Francês. Referente à Nossa Senhora de Salete.

Salim: Significa paz e indica um homem ao qual não falta energia para transformar boas idéias em trabalho lucrativo. Se os pais lhe ensinarem a vencer a tendência à arrogância, será um excelente administrador.

Salomão: É o nome do mais poderoso dos monarcas hebreus citados na Bíblia. Significa pacífico e indica uma pessoa extremamente sábia, que não corre atrás de modismos e não se deixa seduzir por títulos ou riquezas. Embora um tanto desencantado, tem no amor que nutre pelas mulheres um grande incentivo para suas conquistas materiais. Do hebraico “prosperidade”.

Samanta: Do aramaico “ouvinte”.

Samara: Hebraico “protegida por Deus“. Para ela, não precisar de dinheiro é uma meta interessante. É boa profissional e executa seu trabalho com eficiência. A racionalidade deve presidir às situações amorosas e afetivas.

Samuel: Significa aquele a quem Deus ouve e indica uma pessoa que age com determinação e justiça e só descansa quando atinge seus objetivos. A recompensa dessa atitude é ser bem-sucedido em praticamente todos os seus empreendimentos. Do hebraico “ouvido por Deus“.

Sandra: Forma reduzida de Alessandra“.

Sara: Hebraico, significa soberana, princesa. É uma pessoa predisposta ao sucesso profissional. Sua vontade de vencer é bem maior do que as dificuldades que possam aparecer. É uma pessoa com tendência a enriquecer.

Sarah: O mesmo que Sara. Variação do nome Sara.

Sebastiana: Feminino de Sebastião, ver este nome. Valoriza o dinheiro, porque ele pode abrir muitas portas. É fiel e, em troca, quer receber o mesmo tratamento. Realiza seu trabalho com aproveitamento.

Sebastião: Do grego “sagrado, reverenciado”.

Selena: Grego, significa “a lua”.

Selma: Árabe / celta, significa pacifica, justa. Variação de Anselmo. Indica um caráter que se caracteriza por mostrar sua preferência pelo otimismo perante o pessimismo. É próprio de quem é capaz de sacrificar-se pelos outros e, em contrapartida, mostra-se indolente consigo mesma.

Serena: Latim. Significado: calma, tranqüila.

Sérgio: Vem do latim e significa “o que cuida e protege”; servo de Deus.

Sheila: Gaulês, forma irlandesa de Cecília, que vem do latim e significa cega. Revela um certo tipo de indecisão, especialmente quando se trata de assumir novas responsabilidades.

Shirley: Anglo-saxão, significa pasto verdejante. Variante: Shirlei. Só se move emocionalmente se ganhar algo em troca. Realiza com aproveitamento seu trabalho. Considera o dinheiro essencial sobretudo para aparecer diante dos demais.

Silvana: Latim, proveniente da floresta, da selva. Pessoa que tem todas as chances de realizar seus desejos. Isso porque esse nome é uma marca de prosperidade. Para se relacionar bem é preciso controlar a impetuosidade. Do latim “das selvas”.

Sílvia: Latim, da floresta, da selva. Revela paixão pela vida e a vontade de assumir tudo o que contribua para aumentar a felicidade humana. Por vezes, seu grande poder de comunicação poed provocar invejas e incompreensões por parte de seus amigos. Do latim “da selva”.


Simone: Hebraico: aquela que tudo ouve.

Sinval: Germânico: que comanda uma expedição.

Sofia: Grego, significa sabedoria. Apesar de ser um pouco dispersiva, consegue resolver adequadamente seus problemas. Seu sucesso profissional irá depender de muito esforço. Convém ter sempre uma tarefa para manter-se ocupada.

Solange: Francês, significa majestosa. Intuitiva e inconstante, tem sempre idéias originais a respeito de todos os assuntos, e gosta de debatê-las com os colegas. Desenvolve tarefas dificultosas com total dedicação. Do francês “solene, majestosa”.

Sônia: Russo, Sonja, significa sábia. Ou variação de Sofia. Simboliza o respeito por valores éticos e morais. É próprio de mulheres que levam à prática seus pensamentos, especialmente no campo afetivo e passional. Em geral, conduzem-se na vida com ingenuidade e simplicidade.

Soraia: Do árabe “estrela da manhã”.

Sueli: Germânico, significa brilho, luz. Variante: Suely. Simboliza a necessidade de se sentir amparada e cuidadosa em qualquer infortúnio. É próprio de mulheres que experimentam alguma timidez ao agir, ainda que costumem expressar suas opiniões com desenvoltura e clareza.

Susana: Hebraico, significa pura como um lírio. Variante: Susana. Representa a união entre a destreza e a habilidade. É própria de pessoas intuitivas e muito capacitadas, que sempre dominam as situações, especialmente no plano profissional, e estão sempre atentas a todos os detalhes.

Susie: Diminutivo de Suzana. É mais propensa ao racionalismo do que a emotividade. Realiza todas as tarefas com eficácia. Considera importante o dinheiro, mas se conforma com o justo.

T

Tadeu: Do aramaico “o corajoso”.

 Talita: Aramaico, quer dizer menina. Denota insatisfação e alegria. É próprio de pessoas alegres na aparência, justamente porque os problemas que as cercam são bastante profundos. É trabalhadora, mas pouco ordenada. Do aramaico “menina, donzela”.

Taína: Carajás, quer dizer estrela. Revela nervosismo perante situações delicadas, especialmente as relacionadas com assuntos familiares. É próprio de pessoas que mostram sempre um caráter utilitarista e que manifestam interesse pelacultura e pelo saber.

Taís: Grego, aquela que deve ser contemplada. Jamais deixa transparecer suas fraquezas. Prefere encarar os problemas sozinha a ter de partilhar sua dor. Costuma ter boas idéias, a maioria audaciosa. Suas reservas de emergência não a deixam na mão.

Talita: Aramaico, significa “a menina”.

Tâmara: Árabe, nome de fruto da tamareira. Realiza seu trabalho com paixão. O afeto e o carinho são sempre benéficos. O dinheiro é necessário para que não se dependa de ninguém e para decidir-se por si mesma.

Tânia: Forma diminutiva russa para Estefânia, que vem do grego e significa coroa, diadema. É uma pessoa que vai conseguir sucesso porque é paciente, perseverante e habilidosa, quando precisa enfrentar obstáculos. Inimiga de gastos supérfluos, mantém as finanças em dia. Sucesso como engenheira, secretária ou compradora.

Tarcísio: Do grego “confiança, coragem”.

Tatiana (e): De origem russa e significa “a que protege”. A fidelidade e o respeito são os pilares de um bom relacionamento amoroso. Sempre está em contínua atividade e realizando novos projetos.

Telma: Inglês, significa desejo.

Teresa: Latim, natural da terra. Nome que indica realismo e fantasia ao mesmo tempo. É própria de mulheres atias, sempre dispostas a realizar coisas e a planejar projetos para levá-los à prática. A sua força de vontade não decresce perante os obstáculos nem as dificuldades que podem encontrar no seu caminho. Do grego “ceifeira, caçadora”.

Tereza: Variante de Teresa, ver esse nome. Inteligente, tem grande facilidade para transmitir conhecimentos aos outros e o faz com bastante clareza e paciência. Seu maior sonho é construir família e ter filhos.

Tereza Cristina: Latim, cristão natural de Tera. Indica preocupação e interesse pelos demais. É próprio de pessoas que estão sempre dependentes dos acontecimentos ao seu redor; são convencidas de fazer algo que não desejam.

Terezinha: Diminutivo de Teresa, ver esse nome. Amiga de todas as horas, é muito leal e sabe sempre dar apoio a quem procura. Por isso mesmo, vive cercada de gente. Controla bem suas finanças e tem sempre reserva.

Thais Helena: Grego, luz que deve ser contemplada. Indica prosperidade, segurança e confiança nas próprias origens. De um ponto de vista universal, é característico de pessoas trabalhadoras, mas, ao mesmo tempo, pouco imaginativas.

Tiago: Forma vernácula de Jacó.

Tônia: Diminutivo de Antônia. Quanto mais se amar, mais tranqüilo se está na vida. Desenvolve seu trabalho com alto rendimento, mas é pouco constante.

Túlio: Do latim “levar, levantar”.

U

Ubaldo:  Teutônico, significa espírito ousado. Nome relacionado com a mente, próprio de pessoas intelectuais. Valoriza o dinheiro, mas não o considera a salvação universal. É fiel e nunca joga com os sentimentos alheios.

Ubirani:  Indica tenacidade e delicadeza. É próprio de pessoas cuidadosas e atenciosas para com os outros; chama a atenção pelo seu caráter aberto e compreensivo, sobretudo em relação a valores tradicionais.

Ubiratã: Tupi, significa tacape forte. Ubiratan ou Ubiratam. A maior felicidade provém da satisfação emocional. O trabalho bem feito produz bem-estar e tranqüilidade. Dispor de dinheiro é necessidade inegável.

Ulísses: Grego, significa o irritado. Para ele, o dinheiro faz com que as pessoas se sintam mais livres e decididas. É fiel e exige em troca fidelidade e respeito. Realiza suas tarefas com minúcia. Do grego “o irritado, o colérico”.

Urbano: Latim, aquele que vive na cidade. Consegue solução mesmo para um problema muito difícil e resolve a contento qualquer tarefa. Do latim “civilizado, bem educado”.

Úrsula: Latim, pequena ursa. A experiência demostra que é sempre necessário ter dinheiro em conta. Sentir-se amado é a coisa mais agradável da vida. Realiza seu trabalho com aproveitamento e rigor.

V

Vagner: Nome tirado do sobrenome do compositor alemão Riehard Wagner. Indica uma pessoa cujo magnetismo é tão forte que envolve facilmente os outros e ele sabe utilizar esse dom com bom senso. Do alemão “aquele que faz vagões”.

Valadares: Origem toponímica.

Valda: Teutônico Waldo: “guia, dirigente”.

Valdemar e WladimirDo teutônico Waldo-mar, que significa governador, ou do anglo-saxão Weald-Maer, “famoso, poderoso”.

Valdemiro: Variante de Valdemar.

Valdir: Variação de Valdo, e derivado de Waldir.

Valdo: Significa poderoso ou o que dirige. Indica uma pessoa de temperamento autoritário, o que a ajuda a superar sua timidez, que também é grande. Quando contrariado, chega a se mostrar agressivo.

Valentim: Significa saudável e valente. Indica uma pessoa vigorosa e de temperamento forte, capaz de passar por cima de qualquer obstáculo quando se propõe a fazer algo. E quase sempre alcança o que deseja. Do latim Valentinus. Forma feminina: Valentina. Derivado: Valentino.

Valéria: Feminino de Valério, que vem do latim e significa cheio de saúde. Com o dinheiro resolvem-se muitos assuntos difíceis. Tudo é permitido se é feito por amor: o amor move montanhas. Desempenha seu trabalho com eficiência e aproveitamento.

Valério: Significa robusto e valente. Indica uma pessoa que tende a adquirir grande força física e que usa sua resistência para lutar dia e noite pela realização dos seus sonhos. É brilhante nos estudos e se destaca no terreno profissional

Valesca: Germânico: “soberana, gloriosa”.

Valfredo: Teutônico Waldifrid: “governador pacífico”.

Valquiria: Mulheres de grande beleza.

Valter: Do teutônico Walthari: “comandante do exército”.

Vanda: Teutônico WandoWendi, significa caminhante, peregrina. Preocupa-se para agradar os seus entes queridos. É profissional excelente. Seu senos de dever está acima de todas as coisas. É carinhosa e afetiva, mas sua timidez excessiva não lhe permite manifestar seu valor.

Vanderlei: Significa da ardósia e indica uma pessoa esforçada e organizada, mas que dispensa tanta atenção aos detalhes que chega a sacrificar o resultado final. Se superar essa tendência, fará grande sucesso em atividades de planejamento.

Vanessa: Gênero de lindas borboletas. Indica dinamismo e afã para realizar projetos que comportem fama e celebridade. É próprio de pessoas que sentem uma especial atração pelo brilho social, por conhecer gente vivem apegadas das aparências. Nome ligado a borboletas.

Vânia: Germânico, significa esperança. Para ela, o dinheiro é importante para resolver os problemas. Encontrar o verdadeiro amor é descobrir a paz interior duradoura. Realiza sua tarefa com profissionalismo.

Vanusa: Germânico: “esperança”. Forma italiana derivada de Vânia.

Venâncio: Latim: “o caçador”.

Venceslau: Do eslavo “coroado de glória”.

Ventura: Espanhol: “felicidade, boa sorte”.

Vera: Latim, significa verdadeira. Trabalhadeira, consegue-se sobrepujar diante das maiores dificuldades. Conservadora, a idéia da família é fundamental para ela. A dignidade está acima de todas as coisas. Do latim “verdadeira, primavera”.

Vera Lúcia: Latim, quer dizer luz verdadeira. Está relacionado com um futuro promissor, em especial no campo profissional e, em geral, lutam por idéias relacionadas com a sua própria visão ética da vida, tanto a privada quanto a pública.

Verônica: Variante de Berenice, que vem do grego e significa portadora da vitória. Representa a necessidade que têm algumas pessoas de quem se preocupa em pôr em ordem na sua vida e, em geral, nunca estão satisfeitas com os resultados que obtêm.

Viana: Origem toponímica.

Vicente: Latim Vicentius: “aquele que vence”.

Victor: Latim: “vencedor”.

Victoria: Latim: “aquela que vence”.

Vidigal: Origem toponímica.

Vigílio: Latim “vigilante”.

Vilma / Wilma: Diminutivo de Willelmina, que significa “protetor resoluto”.

Vinicius, Vinícios, Vinício: Significa vinicultor (aquele que cultiva uva) e indica uma pessoa ousada e criativa, que se destaca em qualquer grupo que freqüente. Todos admiram sua originalidade e isso lhe permite fazer muitos amigos e também diversas conquistas amorosas.

Violante: Latim: “viola, violeta”.

Violeta: Do francês Violette, nome de uma flor. Pode confiar! Você tem uma força que a empurra para frente. Com esse “auxílio” consegue atingir todos os seus objetivos com facilidade. Reflete longamente, antes de eleger seu par.

Virgílio / Virgilo: Latim Vigilius: “Verga, vara”.

Virgínia: Latim: “casta, virgem”.

Viriato: Céltico. Significa bracelete.

Viridiana: Latim: “florescente, vivente”.

Vita: Latim “vida”.

Vital: Latim “próprio da vida”.

Vitalina: Latim: “cheia de vida, rica de vida”. Forma masculina: Vitalino.

Vito: Origem italiana.

Vítor: Significa vencedor. Indica uma pessoa competente mas que apresenta certa reserva em expor seus pontos de vista, tendência que deve combater se quiser atingir o sucesso pleno. Do latim “triunfo, vitória”.

Vitória: Feminino de Vítor, ver esse nome. Indica a paixão pela cerimônia e pelo luxo. É próprio de pessoas que sentem atração especial por grandes solenidades, pelos ritos, pelos boatos e pela glória. Gostam de ser tratadas como rainhas. Do latim victoria, vencedora, vitoriosa.

Vitório: É a forma masculina do nome da deusa mitológica que garante a vitória. Indica alguém que tem muita facilidade para resolver os problemas, pois sua simpatia e suas boas intenções atraem para ela o apoio significativo de amigos e de pessoas influentes.

Vivaldo: Germânico Wig + Wald. Combate + dirigir. O que dirige o combate.

Viviana: Latim, significa cheia de vida. Variantes: VivianeVivina. Nos momentos de precisão se revela esta pessoa uma líder nata.

VladimirO mesmo que ValdemarValdemiro e ValdomiroValdemar vem do teutônico Waldo-mar, que significa governador, ou do anglo-saxão Weald-Maer, “famoso, poderoso”.

W

Wagner: Nome tirado do sobrenome do compositor alemão Riehard Wagner. Indica uma pessoa cujo magnetismo é tão forte que envolve facilmente os outros e ele sabe utilizar esse dom com bom senso. Do alemão “aquele que faz vagões”.

Walda / Waldo: Teutônico: “guia, dirigente, aquele que governa”.

Waldemar: Teutônico Waldomar, governador famoso.

Waldo: Significa poderoso ou o que dirige. Indica uma pessoa de temperamento autoritário, o que a ajuda a superar sua timidez, que também é grande. Quando contrariado, chega a se mostrar agressivo.

Walesca: Germânico: soberana, gloriosa.

Waldir: Variação de Valdo

Wallace: Anglo-saxão Waleis: Homem do País de Gales. Galês.

Walter: Do alemão “comandante do exército”.

Wanda: Do teutônico WandoWendi: “caminhante, peregrina”. Preocupa-se para agradar os seus entes queridos. É profissional excelente. Seu senos de dever está acima de todas as coisas. É carinhosa e afetiva, mas sua timidez excessiva não lhe permite manifestar seu valor.

Wanderley: Significa da ardósia e indica uma pessoa esforçada e organizada, mas que dispensa tanta atenção aos detalhes que chega a sacrificar o resultado final. Se superar essa tendência, fará grande sucesso em atividades de planejamento.

Wellington: Anglo-saxão Weolingtun, de uma família de próspera posição.

Wenceslau: Eslavo Wenceslsva: “entrelaçado de glória”.

Wesley: Do eslavo “que veio do oeste”.

Wilma: Diminutivo de Willelmina, que significa “protetor resoluto”.

Wilmar: Do germânico Willo + Mari. Vontade + célebre. Célebre pela vontade.

William: Variação de Guilherme – Teutônico Willihelm: “protetor resoluto”.

Wilson: Do anglo-saxão Willisone, significa filho de William.

WiltonDo inglês “fazenda da primavera”.

WinstonDo anglo-saxão Windestun: da cidade de um amigo.

WladimirO mesmo que ValdemarValdemiro e ValdomiroValdemar vem do teutônico Waldo-mar, que significa governador, ou do anglo-saxão Weald-Maer, “famoso, poderoso”.

X

Xavier: Basco, significa proprietário de casa nova. Variação: Xaver. Nome característico de pessoas altruístas e tímidas. Pode-se sempre contar com eles quando se precisa. Respeito pelos outros é seu lema. Embora pareçam distantes e frios , são muito sociáveis. Do espanhol “casa nova”.

Xênia: Grego, significa hospitaleira. Reflete, antes de tudo, a resposta mística que emana do mundo anímico, É próprio de pessoas que, embora não o manifestem, sentem-se preocupadas interiormente com os aspectos transcendentes da vida.

Xenocrates: Grego. Força estrangeira.

Xenos: Grego. Estrangeiro ou hóspede.

Xerxes: Persa (Ksathra): “guia, príncipe real”.

Xilon: Grego Xylon: madeira.

Ximenes: Ligado ao antigo Ximeno.

Xisto: Latim Xystus. “Aléia, rua arborizada”.

Y

Yara: Variante de Iara

Yasmim: Árabe, significa flor branca. Nasceu para conhecer o sucesso e ser feliz. Transpõe todas as barreiras.

Yedda: Do anglo-saxão Giddian: “Cantor, cantar”.

Yehudi: Do hebraico Jehujidad: “louvor ao senhor”.

Yolanda: Grego (Iolanthe), significa flor de violeta. É uma pessoa viva, cheia de interesses bem diversificados. Muda freqüentemente de ocupação e é capaz de fazer várias coisas ao mesmo tempo. Acha que o dinheiro confere poder e prestígio.

Yoná: Hebraico: “pomba”.

Yule: Do anglo-saxão Geol: “nascido no Natal”.

Yuri: Nome russo, diminutivo de Georg, que corresponde ao português Jorge.

Yves: Anglo-saxão Ives: “filho do arco de teixo”.

Yvete: Diminutivo de Yvone.

Yvone: Feminino diminutivo de Ivo, que vem do anglo-saxão, e significa pessoa atenta. Nome que indica liberdade e esperança. É próprio de pessoas com grande integridade e que se regem por seus próprios critérios, os quais defendem com firmeza sempre que consideram necessário.

Z

Zacarias: Significa aquele de quem Deus  sem lembrou e indica uma pessoa que estabelece metas para si própria e trabalha com perseverança para alcançá-las. Em geral, obtém o que deseja e está sempre pronto a dividir suas conquistas com as pessoas a quem ama. Do hebraico “o lembrado de Deus“.

Zaida / Zaide: Árabe: “a saliente, a que sobressai”.

Zaira: Árabe, significa visitante. Nome que representa ingenuidade e pureza. É próprio daquelas pessoas cujo ânimo não vai diante dos fracassos nem diante das possíveis dificuldades que surgem no caminho de sua vida.

Zaqueu: Do hebraico Zacah: “puro, o que é puro”.

Zélio: Significa zelo e indica uma pessoa altamente sensível e criteriosa. Quando libera sua criatividade, é muito bem sucedido nas artes. Interessa-se também por religião, mas sem se deixar levar por fanatismos ou por manipuladores da opinião pública.

Zélia: Do grego “bela”.

Zelmira: Do árabe Zelamirah: “a radiante, a brilhante”.

Zenilda: Aglutinação de  e Nilda. Depois de muita luta conseguirá atingir os seus objetivos. Felicidade plena familiar.

Zenaide: Variante de Zenóbia.

Zenóbia / Zenóbio: Grego. Vida dada por Deus.

Zilá: Hebraico: “a sombra”.

Zilda: Germânico, a guerreira da vitória. Revela uma personalidade compreensiva e plena de moderação. É próprio de pessoas que sabem escutar e expor as suas razões em qualquer momento. Sua principal qualidade, mesmo assim, é a discrição.

Zilena: Armênio, significa robusta. Saberá apreciar o que tem porque é fruto de muito trabalho e sacrifício. Felicidade conjugal e muitos filhos.

Zuleica: Teutônico, significa roliça, robusta.

Zulmira: Teutônico, excelsa, excelente. Pessoa certa nos momentos difíceis. Aquela que harmoniza as querelas, dando sua opinião harmonizante.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *