Cálculo Exato

Segundo Forbes Dilma é 16ª pessoa mais poderosa do mundo

A presidenta eleita do Brasil, Dilma Rousseff, foi escolhida a 16ª pessoa mais poderosa do mundo pela revista “Forbes”. Dilma ficou à frente do presidente da França, Nicolas Sarkozy (19º lugar), e da secretária de Estado americana, Hillary Clinton (20º).
Na lista só há dois brasileiros: o outro é o empresário Eike Batista, que ficou na 58ª posição. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não aparece no ranking, que só conta com um líder latino-americano, o presidente do Chile, Sebástian Piñera, em 51º lugar.
A revista disse usar quatro critérios para definir a lista dos mais poderosos: se eles influenciam um grande número de pessoas; se possuem “riqueza significativa” em comparação a seus colegas; se são poderosos em “mais de uma esfera”; e se exercem o poder ativamente.
No topo da lista ficou o presidente da China, Hu Jintao, que governa um país com população de 1,3 bilhão de pessoas. Jintao superou o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que ficou em segundo lugar. A mulher mais bem colocada é a chanceler alemã, Angela Merkel, em sexto lugar.
Também no “top 10” estão o rei da Arábia Saudita, Abdullah bin Absul Aziz al Saud (3º); o primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin (4º); o papa Bento 16 (5º); o primeiro-ministro da Grã-Bretanha, David Cameron (7º); o chefe do Federal Reserve (Banco Central americano), Ben Bernanke (8º); a presidente do Congresso Nacional Indiano, Sonia Gandhi (9ª); e o fundador da Microsoft, Bill Gates (10º).
O fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, ficou em 40º, enquanto Julian Assange, criador do site especializado em divulgar documentos secretos WikiLeaks, ficou em 68º. O líder da rede terrorista Al-Qaeda, Osama bin Laden, também aparece na lista, na 57ª posição. 

Veja a lista completa no site da Forbes.

noticias

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *