O presidente Lula foi escolhido como o líder político mais influente do mundo em 2010 pela revista Time em sua edição anual divulgada nesta quinta-feira (29/4) – ver aqui (em inglês). Essa edição anual aponta as 100 pessoas mais influentes do mundo entre líderes políticos, artistas, pensadores e personalidades (ou ‘heróis’, como classifica a revista).

Em texto assinado pelo documentarista norte-americano Michael Moore, a Time qualifica Lula como “um filho legítimo da classe trabalhadora da América Latina” e lembra alguns aspectos de sua trajetória. A reportagem da revista nota que Lula decidiu entrar na política após perder a esposa no oitavo mês de gravidez, junto com o bebê, por não ter como bancar “um serviço médico decente”. “Há uma lição aqui para os bilionários do mundo: deixem as pessoas terem um bom sistema de saúde, e elas darão muito menos trabalho para vocês”, defendeu a Time.

A categoria em que o presidente brasileiro aparece em primeiro lugar inclui também o presidente americano Barack Obama (4º), o primeiro-ministro japonês Yukio Hatoyama (6º) e o primeiro-ministro indiano Manmohan Singh (19º). Clique aqui para ver a lista completa.

 Fontes: Revista Times