Skip to content

Presidente da Venezuela, Hugo Chavez, compra mísseis russos

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse neste sábado que seu país, dono das “maiores reservas de petróleo do mundo” e fincado “em uma localização geográfica invejável para as potências mundiais, sobretudo para os Estados Unidos”, tem todo o direito de se defender. A declaração foi publicada neste sábado pelo jornal espanhol “El País”, um dia após Chávez anunciar a compra de mísseis russos com alcance de até 300 km.
 

Questionado pelo “El País” se a Venezuela estaria em uma “corrida armamentista”, Chávez afirmou que “cada país tem o direito, como a Espanha o tem, de ter uma Marinha para defender seus mares, de ter uma Aeronáutica para defender e garantir a soberania do território nacional, de ter um Exército”.

Chávez afirmou ainda que, na reunião desta sexta-feira com o chefe do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, manifestou o interesse da Venezuela em comprar alguns aviões de transporte CASA –os mesmos que o ex-presidente dos Estados Unidos George W. Bush impediu a Espanha de vender às Forças Armadas venezuelanas pouco tempo atrás.

O presidente anunciou na noite desta sexta-feira que em breve chegarão ao país “foguetinhos” russos cuja compra foi oficializada em sua viagem ao país asiático.
 

Em um ato público, Chávez disse que os mísseis russos de médio alcance, que “não falham”, foram adquiridos para a defesa e não para “atacar ninguém”.

“Firmamos uns acordos com a Rússia. Logo começarão a chegar uns foguetinhos. Você os coloca aqui e lança estes foguetinhos […] E sabem quantos quilômetros alcançam? Uns 300 quilômetros, e não falham”, disse Chávez em um comício para celebrar sua recente viagem internacional.

Chávez, que considera a Rússia um “aliado estratégico”, confirmou recentemente a compra de tanques russos do tipo BMP3, MPR e T-72, destinados principalmente a proteger a fronteira com a Colômbia, país com o qual a Venezuela congelou suas relações, em julho passado.

Entre 2005 e 2007, Chávez firmou acordos para a compra de armas russas totalizando US$ 4,4 bilhões. Neste período, a Rússia vendeu à Venezuela 24 caças Sukhoi-30, 50 helicópteros de combate e 100 mil fuzis de assalto Kalashnikov.

Fonte: Folha Online