Cálculo Exato

Top 10: Os dez melhores destinos turísticos da Bahia

No estado onde a diversidade de roteiros turísticos possui desde igrejas seculares a artesanato típico das cidades do interior, atrativos para quem deseja desvendar a Bahia é que não faltam.

Vale a pena curtir os 10 lugares que não podem ficar de fora da sua lista nessas férias. Conhece algum destes destinos? Conte sua experiência e indique novos locais.

Veja também:

Conheça as praias mais cobiçadas do Nordeste

 Os dez melhores destinos turísticos da Bahia

1. Salvador

salvador
Vista do Elevador Lacerda

é conhecida como a “capital cultural do país”, berço de grandes nomes no cenário artístico, com destaque mundial. A cidade investe cada vez mais no turismo, que é reconhecido como importante atividade, principalmente no que se refere à exploração das artes, belezas naturais e patrimônios culturais.

2. Costa do Dendê

Cova da Onça, na Costa do Dendê

Situada entre a foz do Rio Jaguaripe e a Baía de Camamu, a Costa do Dendê é um verdadeiro mosaico de praias, baías, manguezais, costões rochosos, restingas, nascentes, lagoas, rios, cachoeiras e estuários. Seus 115 km de litoral abrangem as localidades de Valença, Morro de São Paulo, Boipeba, Igrapiúna, Cairu, Camamu, Taperoá, Nilo Peçanha, Ituberá e Maraú. As praias intocadas, de águas claras e quentes, com formações variadas de recifes de coral e emolduradas por vastos coqueirais, figuram entre as melhores do país nos principais guias do gênero

3. Chapada Diamantina, um roteiro imperdível

Chapada Diamantina
Morro do Pai Inácio

Situada no coração da Bahia, a Chapada Diamantina compreende uma das mais belas paisagens de ecossistema de montanha, como Cerrado, Mata Atlântica, Campos rupestres, Caatinga.As bromélias e orquídeas encontraram ai um ambiente privilegiado, adaptando-se as diferenças de clima, altitude e solo apresentando elevações razoáveis e clima ameno durante quase todo ano, esfriando apenas nas noites de inverno. Nesta vastidão verde de serras e vales correm rios cristalinos, caem cascatas e cachoeiras e grandes espelhos d´agua refletem um céu azul profundo. como Cerrado, Mata Atlântica, Campos rupestres, Caatinga.As bromélias e orquídeas encontraram ai um ambiente privilegiado, adaptando-se as diferenças de clima, altitude e solo A Chapada é como um oásis no meio do sertão. Conhecer essa região e todos os seus atrativos requer, além de tempo,…

4. Recôncavo Baiano

Samba de roda do recôncavo

O Recôncavo baiano é a região geográfica localizada em torno da Baía de Todos-os-Santos, abrangendo não só o litoral mas também toda a região do interior circundante à Baía. O Recôncavo inclui a Região Metropolitana de Salvador, onde está a capital do estado da Bahia, Salvador. As outras cidades mais importantes são: Santo Antônio de Jesus, Candeias, São Francisco do Conde, Madre de Deus, Santo Amaro, Cachoeira, São Félix, Maragojipe e Cruz das Almas. A região é considerada muito rica em petróleo. Na agricultura a cana-de-açucar, mandioca e algumas culturas de frutas tropicais são propícias ao plantio. O termo, dicionarizado como brasileirismo, tem como sinônimo apenas recôncavo, na acepção de “extensa e fértil região da Bahia.

5. Costa dos Coqueiros

Costa dos Coqueiros
Costa dos Coqueiros

A Costa dos Coqueiros vai do norte de Salvador até a divisa com o Estado de Sergipe. Com boa infra-estrutura turística e 200 km de litoral repleto de dunas, coqueirais, reservas ecológicas e sítios históricos, é uma boa pedida para curtir a natureza sem abrir mão do conforto. Saindo de Salvador pela BA-099, a “Estrada do Coco”, você chega a Arembepe, um vilarejo que conserva vestígios da geração “paz e amor”. Os novos points são Guarajuba e Itacimirim.

A famosa Praia do Forte abriga as instalações do Projeto Tamar e as ruínas do Castelo Garcia D’Ávila. Depois da entrada da Praia do Forte, a Estrada do Coco passa a se chamar Linha Verde. Nela se encontra o luxuoso Complexo Hoteleiro do Sauípe, montado em área de preservação ambiental da Costa dos Coqueiros e com estrutura cinco estrelas, que atrai visitantes do mundo inteiro.

 

6. Vale do São Francisco

vale de são francisco

O Vale do São Francisco é uma região que apresenta mais de 360 mil hectares irrigáveis às margens do Rio São Francisco, que perpassa os estados de Minas Gerais, Bahia e Pernambuco.

O trecho mais próspero deste vale compreende as cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE).
A economia da região, que na maior parte depende do Rio São Francisco, existe há mais de 30 anos. Em média as exportações anuais (somente no segmento de frutas) ultrapassam a casa dos 740 milhões de reais.
Além disto o pólo de floricultura de Petrolina e Juazeiro gera mais de 1 milhão de empregos diretos e indiretos.
A área cultivável tem cerca de 120 mil hectares, onde se planta uva, manga, banana, coco verde, goiaba, melão, acerola, limão, maracujá, pinha, cana de açúcar, tomate e outras hortaliças.
Somente no seguimento de frutas o pólo responde por uma produção de um milhão de toneladas por ano.

7. Porto Seguro

praia de trancoso
Praia de Trancoso/Porto Seguro

Mais de quinhentos anos depois, as belezas naturais que conquistaram Cabral e sua turma continuam sendo as responsáveis pela leva de turistas que chegam por terra e ar. Mas elas não são mais as únicas. A fama da animação da Costa do Descobrimento corre o mundo e chama a atenção de grupos de jovens que procuram agito 24 horas por dia.

Nem só de praia, burburinho e história vive Porto Seguro. A cidade oferece ainda um comércio variado na Passarela do Álcool, um verdadeiro shopping a céu aberto, que reúne lojas, bares e restaurantes com sabores típicos da Bahia. E tem ainda o artesanato da região, produzido pelos índios pataxós e acessíveis na praia de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália. São bonitas peças de decoração feitas com bambu, madeiras de lei e argila, além de acessórios confeccionados com sementes e penas. Para os adeptos do ecoturismo, trilhas em áreas de preservação de Mata Atlântica – entre elas, o Parque Nacional de Monte Pascoal – permitem a prática de caminhadas para a observação de centenas de espécies de animais e vegetais.

Em resumo: Porto Seguro é um destino perfeito para quem busca agito 24 horas por dia, mas também reserva recantos especiais para recarregar as baterias.

8. São Desidério

 Lagoa Azul
Lagoa Azul

Possui uma das maiores e mais ricas bacias hidrográficas do Brasil e se destaca nacionalmente pelo grande potencial na agricultura e turismo.
São Desidério possui muitas cavernas, encravadas em despenhadeiros de pedras, onde sempre corre um rio, um filete d`água, ou existe uma lagoa. A Gruta do Catão é um local de rara beleza. Um lago azul antecede a paisagem da entrada. Ainda do lado de fora, há um local que os frequentadores chamam de ” areia movediça”, que na realidade é uma nascente exótica que confunde todos que ali visitam.
Localizado na região Oeste da Bahia, São Desidério é o segundo maior município em extensão territorial do Estado, com 14,8 mil km2 e abriga uma população de 25. 158 habitantes.

9. Vale do Jiquiriçá

vale do jequiriça

Cachoeiras, rios, morros, flora e fauna exuberantes vêm despertando o interesse de inúmeros visitantes, desde os que buscam contato com a natureza àqueles que se voltam para a prática de esportes radicais.
A região da Bacia do Jiquiriçá localiza-se a cerca de 150 km a oeste de Salvador. Além da agricultura, sua principal base econômica, o turismo tem se revelado uma importante alternativa de geração de renda para os municípios dessa Zona Turística, onde a presença de cachoeiras, rios, morros, flora e fauna exuberantes vêm despertando o interesse de inúmeros visitantes, desde os que buscam contato com a natureza àqueles que se voltam para a prática de esportes radicais e de aventura, como cavalgadas, trekking, canoagem e pesca. O patrimônio histórico/cultural da região também é rico e diverso e o seu artesanato feito com esmero, tudo isso conformando uma oferta turística capaz de atrair fluxos regionais interessados em interagir com a natureza e a cultura local.

10. Ilhéus

Ilhéus
Ilhéus

É a cidade com o mais extenso litoral entre os municípios baianos.

É considerada por seus moradores como a capital do cacau. A moldura exuberante – mar azul esverdeado de um lado e Mata Atlântica de outro – conferiu a Ilhéus o título de cartão-postal da Costa do Cacau. Também as boas ondas que quebram por ali tornaram a região um dos points do surf do Nordeste brasileiro. Mas Ilhéus também tem águas calmas e areias douradas, como as das praias dos Milionários, do Sul e de São Miguel, as preferidas dos nativos e dos turistas.

Ilhéus foi o primeiro produtor de cacau do mundo mas depois da enfermidade conhecida como vassoura-de-bruxa que infestou as plantações, reduziu muito a sua produção. Ilhéus foi fundado em 1534 e elevado a cidade em 1881. É conhecido mundialmente por ambientar os romances de Jorge Amado, famoso escritor baiano, como Gabriela, Cravo e Canela e Terras do Sem Fim. Conhecida também como “IOS”, sigla que respeita a grafia antiga do nome da cidade, São Jorge dos Ilhéus, que é utilizada nos bilhetes de transporte aéreo.

Mais se voce leitor tiver seu top 10, compartilhe conosco, quem sabe não poderemos fazer um outro top 10. Comente, participe, deixe aqui sua opinião.

11 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *