Cálculo Exato

Os 10 anúncios virais mais criativos e inovadores de 2010

noticias

Todo mundo ama vídeos amadores. É por isso que eles são “viral”. Agências de publicidade têm tentado, a seu modo, replicar o sucesso dos vídeos virais para ajudar suas campanhas para ganhar a repercussão e novos fãs. Enquanto alguns podem errar o alvo, há algumas realmente grandes e inovadores anúncios em vídeo viral lá fora. O site de tecnologia e propaganda Mashable listou os 10 anúncios virais mais inovadores e criativos do ano. São marcas que exploraram de forma bem-humorada, emotiva e surpreendente uma das propriedades intrínsecas da web, que é o compartilhamento de dados, para gerar buzz. Aqui vamos compartilhar com voces os top 10 videos virais de 2010
1. Tipp-Ex – NSFW. Atire no Urso!


Agência: Buzzman

Por que funciona: E se você fosse um caçador e tivesse que escolher entre matar um urso ou ser morto por ele? Este vídeo da Tipp-Ex, uma marca europeia de líquido corretivo, leva a experiência “escolha seu estilo de aventura” a um nível totalmente novo com um vídeo inspirado em criações caseiras. Um produto da velha guarda destacando-se pela inovação na plataforma do YouTube.

O que explorou: aventura, humor

2. Sussex Safer Roads Partnership – Abrace a vida
Agência: Alexander Commercials

Por que funciona: um dos vídeos mais inovadores do ano é um PSA (anúncio de interesse público, na tradução para o português) britânico que incentiva as pessoas a usarem cinto de segurança. Você espera que ele seja chato, mas o vídeo consegue tirar o fôlego com simplicidade e emoção, sem apelar para sustos, tão tradicionais em PSAs.

O que explorou: interatividade, música

3. Levi Strauss – Atravessando a América

Agência: Conscious Minds Productions

Por que funciona: caminhar por toda a América com certeza leva bem mais do que dois minutos, mas este filme em stop-motion da Levi’s consegue colocar toda a aventura em 1min53seg. Foram utilizadas 2.770 fotos que mostram um viajante a pé, por estradas secundárias e marcos históricos da América. O projeto ainda vem com um mapa do Google que traça o percurso dos cineastas.
O que explorou: emoção

4. Procter and Gamble – Old Spice

Agência: Wieden e Kennedy

Por que funciona: não ter este anúncio da Old Spice como o viral número 1 do ano é apenas uma brincadeira. Seria realmente óbvio demais. Mas Isaiah Mustafa é, definitivamente, o superstar das mídias sociais deste ano, juntamente com a W + K, que criou todos os filmes da ação viral para Old Spice.
O que explorou: humor

5. Puma – The Hardchorus
Agência: Droga5

Por que funciona: a Puma resolveu desafiar a Lei de Murphy mostrando que o Valentine’s Day e aquele importantíssimo jogo de futebol podem compartilhar a data sem precisar disputar atenção. A marca colocou jogadores de futebol e fãs do esporte juntos em um vídeo, cantando em coro a romântica “Truly Madly Deeply”, do savage Garden.

O que explorou: emoção, futebol

6. Google – Os Testes de velocidade do Chrome
Agência: BBH

Por que funciona: o viral promovido pelo Google mostra uma competição entre o tempo de carregamento de uma página no Chrome, seu browser, e o tempo que uma batata leva desde que é disparada através de uma arma até virar batata frita. Um vídeo perfeito para qualquer um que se identifica com a situação e está cansado da ideia de esperar que uma página da web carregue, ou seja: todos.
O que explorou: identificação entre os usuários, humor

7. Toyota Sienna – Swagger Wagon
Agência: Saatchi & Saatchi LA

Por que funciona: uma das melhores maneiras de encontrar uma audiência online é saber exatamente quem você está procurando – e, em seguida, fazê-los sentir-se bem. A Toyota e sua agência de publicidade conseguiram ambos com o vídeo viral Swagger Wagon para promover a MiniVan da montadora.
O que explorou: humor, identificação de necessidades do consumidor

8. Activision – Há um soldado em cada um de nós
Agência: TBWAChiatDay

Por que funcionou: o filme coloca o astro da NBA Kobe Bryant e o apresentador americano Jimmy Kimmel em um jogo com pessoas de diferentes estilos de vida – executivos, soldados, cozinheiros, adolescentes, funcionários de restaurantes de fast-food. O visual, repleto de metralhadoras e situações de risco, é complementado pela trilha dos Rolling Stones.
O que explorou: aventura, culto a celebridades, música

9. Nike Football – Write the Future
Agência: Wieden & Kennedy

Por que funciona: outra ação que, assim como a de Old Spice, entra previsivelmente em todas as listas de top 2010. O vídeo épico da Nike para a campanha Write The Future foi lançado durante a Copa do Mundo deste ano e mostra a história de três grandes nomes do futebol mundial, que têm suas vidas decididas – para o bem ou para o mal – de acordo com os desempenhos em campo.
O filme foi dirigido pelo cineasta mexicano Alejandro Iñarritu (Babel) e alcançou milhões de visualizações na web em sua primeira semana. Foi uma grande promoção, tanto para a Copa do Mundo da FIFA quanto para a Nike.

O que explorou: futebol, fama, celebridades

10. Samsung – Arremesso de cartões de visita
Agência: The Viral Factory

Por que funcionou: para promover sua filmadora digital H205, a Samsung lançou um viral em que mostra um garoto com uma curiosa habilidade: manusear e arremessar cartões de visita. Assim como o personagem Gambit, de X-Men, o personagem da Samsung joga seus cartões na direção de balões, latas e até tomates. Tudo é filmado com o sistema de estabilização de imagem da câmera da Samsung.
O que explorou: habilidades incomuns, identificação com games.

Fonte: [Mashable] [Exame]

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *