Cálculo Exato

O que é um homem tecnossexual?

Eles gostam de eletrônicos, redes sociais e de cuidar da aparência.

O tecnossexual é um termo que não é tão novo assim, usado pela primeira vez em 1970, por Ricky Montalvo.

Também não tem nada a ver com a orientação sexual. O tecnossexual é apenas um conceito universal que define um estilo de vida no qual os últimos avanços tecnológicos se destacam, o tecnossexual se caracteriza por ser um homem com estilo urbano, elevado senso estético, cuidados com a aparência física, quase se aproximando do metrossexual (caracterizado como um homem vaidoso, que segue tendências de moda e faz tratamentos de beleza), aliado a preocupação com a estica está sempre das novidades mais recentes em equipamentos eletrônicos (tablets, PDAs, celulares, etc.) e são frequentemente consultados quando o assunto é computadores ou outros aparelhos multimídia.

tecnosexual

Em 2006 a Calvin Klein patenteou a palavra tecnossexual.

Já em 2007, usou o termo na propaganda do perfume CK in2u como a primeira fragrância para a geração tecnossexual.  A embalagem do perfume é feita com materiais – plástico branco e vidro.

Até pouco tempo atrás, o protótipo de homem a ser seguido era o jogador de futebol David Beckham, um metrossexual assumido.

David-Beckham
Modelo de homem metrossexual

Porém, esse modelo de homem vem sendo deixado para trás pelo ex-jogador do Arsenal (time de futebol inglês), o sueco Freddie Ljungberg, que foi protagonista da sensual campanha para a Calvin Klein. O sueco é o exemplo perfeito do chamado tecnossexual, pois cuida de sua aparência física como o metro e, não perde nenhum lançamento tecnológico, está sempre interado com o mundo da tecnologia.

Freddie Ljungberg
Freddie Ljungberg                             Campanha sensual da Calvin Klein

O belo foi garoto propaganda de várias campanhas, incluindo uma sensual da Calvin Klein em 2007.

O tecnossexual geralmente possui alguns dos produtos mais cobiçados da Apple como iPhone, iPod, iPad e computadores Mac, além de vários aplicativos que facilitam a sua vida. Participam ativamente nas redes sociais e gastam horas na internet pesquisando novidades e gerindo a rede de contatos.

Mesmo que você não conheça (ou seja) um tecnossexual “extremo”, como o descrito no início deste artigo, é possível que já tenha deparado com pessoas que se encaixam em maior ou menor grau na descrição de Montalvo: “um narcisista que não ama apenas ele mesmo, mas também seu estilo de vida urbano e gadgets; um homem que está em contato com seu lado feminino e também aprecia eletrônicos como celulares, PDAs, computadores, software e a internet”.

Com base nesse novo conceito, a marca Calvin Klein requisitou a patente do termo e lançou em 2007 o perfume CK IN2U, direcionado para a geração tecnossexual.

Mesmo que você não conheça (ou seja) um tecnossexual “extremo”, como o descrito no início desta reportagem, é possível que já tenha deparado com pessoas que se encaixam em maior ou menor grau na descrição de Montalvo: “um narcisista que não ama apenas ele mesmo, mas também seu estilo de vida urbano e gadgets; um homem que está em contato com seu lado feminino e também aprecia eletrônicos como celulares, PDAs, computadores, software e a internet”.

E você é um tecnossexual? Conhece alguém que se encaixe nesta descrição? Deixe aqui sua opinião sobre o termo.

 

Com informações do Wikipédia e G1

2 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *