Cálculo Exato

Novo Papa: Cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, Papa Francisco

Dia 11 de fevereiro o Papa Bento XVI renuncia a seu Pontificado e m 28 de fevereiro ele se afasta do Vaticano.

A tão esperada fumaça branca foi vista saindo da chaminé da Capela Sistina anunciando aos mais de 1 bilhão de fiéis da Igreja Católica que o novo papa foi escolhido finalmente neste dia 13 de março de 2013.  Muitos fiéis aguardavam esse momento com ansiedade na Praça de São Pedro.

Papa Francisco I

O cardeal protodiácono francês Jean-Louis Tauran anunciou na noite desta quarta-feira que o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, 76 anos, é o novo papa da Igreja Católica. Tauran apareceu às 20h14 (16h14) no balcão central da Basílica de São Pedro, no Vaticano, e proferiu a tradicional frase Habemus Papam, anunciando na sequência o novo líder da Igreja Católica. Ele escolheu o nome de Francisco, alcunha que jamais fora usada.

Bergoglio nasceu em 1936 em Buenos Aires. Ele foi nomeado cardeal em 2001 por João Paulo II e atualmente era o arcebispo da capital argentina. O novo papa não estava entre os principais cotados por especialistas, nem por casas de apostas. Ele é o primeiro papa sul-americano. O nome Francisco é uma homenagem a São Francisco de Assis.

Jorge Bergoglio, 76 anos, tem origem jesuíta e ficou conhecido por haver sido responsável na América Latina pela redação do documento sobre o segredo de Aparecida. Figura controvertida no cenário argentino, ele se destaca por sua forte personalidade e pelo afrontamento declarado à atual força política do país, o Kirchnerismo.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *