Moqueca de peixe – curiosidades e receita – Hum!!!!!



Muitas pessoas tem sugerido que coloque de vez em quando uma receita bem gostosa aqui na nossa coluna mulher. Esta foi a receita de hoje aqui em casa, já que estamos na sexta-feira santa e para os cristãos, como eu, não é permitido comer carne vermelha e devem evitar a carne de frango também,. Peixe liberado… mãos à obra, mas antes saiba mais sobre o significado desta palavra e de onde veio o termo…

A moqueca (termo utilizado no Brasil) é um cozido de peixe e outros frutos do mar com diferentes temperos. Tradicional item da culinária brasileira, há inúmeros modos de preparo, sendo estes variações regionais das receitas originais indígenas.
A moqueca baiana, conhecida apenas por “moqueca” em diversas regiões do país, inclui em sua receita tradicional o leite de coco e azeite de dendê (essenciais para configurar uma moqueca, segundo o lexicógrafo e folclorista Câmara Cascudo [1]).
Uma variante bastante conhecida e apreciada da moqueca é a moqueca capixaba. Tal prato tem origem no estado do Espírito Santo, conhecido por ser grande manufaturador de panela de barro, utilizada em diversas regiões no preparo da moqueca. Esta moqueca difere da moqueca baiana ao prescindir do leite-de-coco e azeite de dendê.
De origem indígena, e originalmente feita numa grelha de varas ou ainda apenas folhas de árvores cobertas por cinzas quentes (o que era chamado moquém).
A primeira menção da moqueca num documento histórico foi numa carta do padre português Luís de Grã, datada de 1554, onde ele afirma que “quando se dispunham a comer carne humana, os índios assavam-na na labareda”, isto é, no moquem. Em 1584, outro padre, Fernão de Cardim, comenta que eram moqueados peixes, batata, mangará, entre outros alimentos.
A moqueca atual não é assada, e sim refogada. (Fonte: Wikipédia)

Vamos à receita???

Ingredientes para moqueca de peixe
1 kg de peixe fresco (Badejo é mais comum, mas xerne, pescada amarela e namorado são opções) cortado em pedaços de 2 dedos de largura.
2 cebolas de tamanho médio cortadas em fatias circulares.
2 pimentões (um verde e outro vermelho) cortados em fatias circulares.
1 dente de alho amassado
4 tomates maduros picados
4 coentros com folhas bem picados
12 colheres de sopa de azeite de dendê
Sal
Pimenta

Modo de preparo da moqueca de peixe

1. Deixar o peixe numa marinada feita de suco de limão e pimenta por pelo menos 1 hora.
2. Colocar peixe, cebola, pepino, alho, tomate e coentro em várias camadas dentro de um caldeirão.
3. Jogar o azeite de dendê e leite de coco sobre tudo e deixar ferver por pelo menos 20 minutos. De tempo em tempo levar o líquido da parte de baixo do caldeirão para a de cima. Tomar cuidado para não quebrar o peixe.
4. Servir com arroz branco.

3 Comments

Leave a Reply