Skip to content

Moda Poá, a volta do visual retrô

Moda Poá, a volta do visual retrô

Com um ar super retrô, mais precisamente com referência aos anos 50, esse tipo de estampa é capaz de dar um charme especial a qualquer look, trazendo feminilidade e leveza ao estilo da mulher.  Muito usados por Marilyn Monroe e no clássico estilo pin-up, os poás voltam a ser tendência.

O poá remete automaticamente ao estilo vintage e pseudoinocente dos anos pós-guerra.

História do Poá

Algumas pesquisas de moda creditam o surgimento da padronagem aos imigrantes do leste europeu que desembarcaram na América trazendo nas malas e baús o som da polka. O nome do ritmo musical teria sido associado às bolinhas que salpicavam os figurinos que vestiam, cunhando o termo polka dots que significa poá em inglês.

poá - refletindo moda

Até o produtor cinematográfico Walt Disney está associado à paternidade da estampa. Esta hipótese coincide com a criação da personagem Minnie Mouse, em 1928, quando ele pesquisou catálogos de moda e prescindiu das listras e xadrezes para vesti-la. Queria algo diferente e a ratinha ficou mundialmente famosa em seu look inocente de poás.

Poa-pin-up

Entre tantas histórias que remetem à criação da padronagem, o certo é que a música “Itsy bitsy teenie wennie yelow polka dot bikini”, do cantor americano Brian Hyland, transformou-se em clássico do pop em 1960 e notabilizou a estampa de bolinhas. Cantada em alemão, francês e italiano, a versão chegou ao Brasil como “Biquíni de bolinha amarelinha”. Na voz de Cely Campelo foi um grande sucesso nas paradas musicais, principalmente porque integrava a trilha sonora da novela global Estúpido Cupido (de Mario Prata), veiculada em 1976.”

Como usar o Poá

Em versões mínimas – mais clean e tradicionais –, máximas e até irregulares, a maneira mais moderna de aderir à tendência é apostar no mix de estampas. Ex: Poá + animal print / poá + flores , poá + listras. Mas lembre-se deve haver  harmonia entre as estampas! Se você não tem ousadia para tal, não faça! Consulte o espelho, ficou em dúvida, não use!

Poa e onça

Para as que buscam um visual mais clássico e romântico vale abusar das bolinhas maiores, as chamadas maxi-poá, para estampar harmoniosamente, é claro, o seu look.

Atualmente temos poá em roupas, sapatos, acessórios, bolsas e até mesmo nas unhas!

Já para as mais reservadas é aconselhável que, elas sejam menores e mais discretas (mini-poá) e acompanhadas de assessórios mais neutros para equilibrar o visual. Vale lembrar que quanto maior a estampa, mais volumoso fica o corpo.

Aquelas mulheres de tipo físico arrendondado, escolha a estampa bem pequena, com pouco contraste  e com pouquíssimo espaço entre uma e outra! Agora se você não vê graça em estampa pequena, use um lenço por exemplo com poas grandes!

Agora se você quiser ressaltar alguma parte do seu corpo para disfarçar outra; a dica é: use onde quer acentuar abuse de estampas grandes, com muito contraste (tipo preto e branco mesmo) e com muito espaço!!

Bom, espero que tenham gostado!!Compartilhe conosco a sua opinião!

Abraços,

Febe.