Skip to content

Livros da "Economist" explicam termos de economia

Jargões econômicos podem soar como língua estrangeira. Dois livros produzidos pela revista britânica “The Economist”, traduzidos para o português pela Publifolha, ajudam a contornar esse tipo de problema. “The Economist – Economia sem Mistério” e “The Economist – Negociação sem Mistério” têm origem nos artigos e manuais de economia e negócios da publicação britânica. São organizados em forma de glossário, com verbetes em linguagem simples e clara. 
Livro explica linguagem do setor de economia
De autoria do jornalista Matthew Bishop, “Economia sem Mistério” é um manual dos fundamentos da economia. Explica a teoria e suas principais idéias e desmitifica os mais importantes jargões econômicos. Concentra-se na economia que influencia o trabalho, os preços e o comércio –assuntos que provocam exaltação nas salas de reunião e nos bares.
O livro possui verbetes de A a Z que abrangem tópicos como dumping, bens de prestígio, canibalizar, cleptocracia, comportamento aleatório, curva em J, custo de oportunidade, desigualdade, diferença de rentabilidade, dumping, eficiência X, espírito animal, falácia do “monte de trabalho”, filas, homem econômico e ilusão monetária, entre outros.
Bishop escreve há mais de dez anos sobre negócios e economia para a “The Economist” e é atualmente editor de negócios da revista.
“Negociação sem Mistério”, do professor Gavin Kennedy, examina as teorias e as práticas da negociação e fornece diversas orientações sobre as habilidades e a psicologia necessárias.
Obra traz termos e jargões indispensáveis para negociações
O livro também traz verbetes de A a Z que abrangem tópicos, termos e jargões como arbitramento pendular, acordo de concessão, arca de Noé, assalto frontal, bagatela, caneta indecisa, fatia de salame, fronte russo, guanxi, mãe Hubbard, modelo de Zeuthen para evitar conflitos e oferta incondicional, entre outros.
Gavin Kennedy é professor-adjunto da Edinburg Business School da Universidade de Heriot-Watt, Escócia, e autor de diversos livros de sucesso sobre negócios.
“The Economist – Economia sem Mistério”
Autor: Matthew Bishop
Editora: Publifolha
Páginas: 288
Quanto: R$ 42,00
“The Economist – Negociação sem Mistério”
Autor: Gavin Kennedy
Editora: Publifolha
Páginas: 248
Quanto: R$ 37,00