Cálculo Exato

Licença Maternidade como solicitar

O número de gestantes vem crescendo em todo o Brasil. Algumas mulheres planejam essa gestação, outras acabam tendo por “acidente” o que impacta diretamente no lado financeiro e psicológico da família. Muitas dessas mães não sabem, mas o Governo disponibiliza recursos para suprir a necessidade de todas que estão em período de gestação, ou até mesmo pós gestação.

O que é Licença Maternidade?

A  Licença Maternidade é um direito de todas as mães ou gestantes que estão devidamente empregada. Elas poderão se afastar por um período no mínimo de 120 dias para poder realizar exames e outras tarefas que estão envolvidas com a gestação e saúde do bebê. Mas não para por aí, essa licença também poderá ser utilizada após o nascimento da criança, como já sabemos, os primeiros meses do bebê é crucial redobrar a atenção.

Essa licença é concedida pela empresa empregadora e poderá ser ajustada de acordo com a necessidade da funcionária/mãe, basta que todas as solicitações seja devidamente explicita com antecedência para o RH da empresa.

Salário maternidade

Sabemos que  o atual salário quase não dá para suprir a necessidade de todas as pessoas, sabendo que o valor do aluguel de um imóvel está subindo a cada ano que passa, o valor dos alimentos, transporte e outras coisas de uso diário. Imagina para você que acabou de ter um bebê e recebe uma renda que já não dava para dar conta de tudo antes?

Licença-Maternidade

A situação fica pior para aquelas que não tem nenhuma renda mensal e necessitar alimentar e vestir o seu recém-nascido. Pensando nisso, O INSS/Previdência Social junto com o Governo Federal disponibiliza o Salário Maternidade para todas as mães que estão devidamente regular com a Previdência.

Esse auxílio maternidade é para ajudar a suprir a necessidade da criança e da mãe por alguns meses. É necessário ter no mínimo 10 contribuições com a Previdência para poder dar entrada no salário maternidade.

Licena Maternidade como solicitar

A solicitação da Licença Maternidade é feita entre a colaboradora e a empresa. Como são no mínimo 120 dias de licença maternidade e no máximo 6 meses, a colaboradora poderá escolher como será o seu afastamento, é claro que também não poderá ser nada impactante para a empresa, pois existem pessoas que fracionam a sua licença e acabam chegando até quase um ano com a licença fracionada.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *