Cálculo Exato

Leilão de carros da Receita Federal

Leilão de carros da Receita Federal, saiba como funciona e como participar!

A Receita Federal promove leilão de veículos com propostas pela internet com ofertas até 6 de abril.











Uma das ferramentas mais interessantes do site da Receita Federal são os leilões eletrônicos, que ocorrem rotineiramente em virtude de abandonos e apreensões. Esses leilões estão todos disponíveis no site oficial, em que o candidato pode acessar, ler o edital e estudar uma proposta adequada para a demanda de produtos.

Neste painel alguns ítens estão disponíveis apenas para quem possui Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), enquanto outros já permitem a participação de pessoas cadastradas no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

O que é um leilão?

Um leilão é uma disputa financeira por um determinado produto. Cada leilão tem suas regras próprias, sendo geralmente iniciado em um prazo pré-estabelecido e finalizado em uma data próxima. Neste período, pessoas e(ou) empresas que estejam dentro dos requisitos propostos, podem fazer propotas para o produto, sem que os outros concorrentes saibam da proposta.

Os leilões tem início com um valor mínimo definido e vão avançando conforme a maior proposta secreta recebida. Sempre o candidato com a melhor proposta poderá executar a compra do bem escolhido. Caso não apresente condições financeiras ou legais, o leilão acaba sendo executado novamente ou o segundo colocado é chamado para executar seu poder de compra.

Como funcionam os leilões da Receita Federal?

leilão de carros

 

Através do site oficial da Receita Federal, na aba de leilões, qualquer pessoa pode estar conferindo os itens em disputa aberta. Abrindo a página individual de cada edital (todos os itens tem edital próprio) é possível conferir a data de início do leilão, data de término, bem como informações referentes ao estado do produto e a localidade em que o produto está recolhido. Geralmente cada página vem acompanhada de um conjunto de fotos que dê noções gerais acerca do leilão.

A principal ocorrência de leilões são os de veículos, principalmente acerca daqueles apreendidos que os donos não buscam, muitas vezes por serem carros de origem do furto. Em outros casos são veículos apreendidos com criminosos, que tem seus bens penhorados muitas vezes para pagar as dívidas.



Para fazer login no sistema e participar dos leilões, a pessoa física ou jurídica precisa de um Certificado Digital, que comumente é chamado de e-CPF e e-CNPJ. Para fazer essa requisição, precisa-se consultar uma autoridade certificadora, que pode ser conferida em longa lista disponibilizada no site oficial.

Tendo o certificado digital, o cidadão tem o direito de estar analisando mais profundamente os leilões e até mesmo já apresentando propostas logo na abertura das disputas. Em nenhum momento os valores propostos são divulgados pela Receita Federal, sendo de extremo sigilo as informações do leilão.

Geralmente os valores iniciais são muito bons em relação ao preço de mercado, porém a tendência padrão é de que subam muito, aproximando-se dos valores padrões do mercado brasileiro. Como os itens em leilão muitas vezes estão em locais distantes e o cidadão não pode conferí-los de perto, acabam perdendo relativo valor.

Para começar a participar de leilões, leia com atenção os editais disponíveis na página de leilão da Receita Federal e solicite seu certificado digital, para que assim possa participar destes leilões!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *