Skip to content

Justiça diz que Tiririca não precisa fazer novo teste

noticias
O TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo indeferiu nesta quinta-feira (18) dois pedidos do Ministério Público para que o deputado eleito Francisco Everardo Oliveira da Silva, o Tiririca (PR-SP), fizesse novas provas para mostrar que sabe ler e escrever.
O promotor eleitoral Maurício Antonio Ribeiro Lopes entrou com dois mandados de segurança pedindo a anulação do teste realizado na semana passada pelo humorista.
Na última quinta-feira (11), Tiririca escreveu trechos ditados do livro Os 60 Anos da Justiça Eleitoral e, depois, leu e explicou trechos de duas matérias de jornal.
Apesar de ter aceitado participar do teste, o deputado eleito recusou-se a reescrever a carta na qual declararia ser alfabetizado. Tiririca admitiu que não redigiu a carta sozinho, mas não aceitou fazer a perícia para não produzir provas contra si mesmo


.

Nos pedidos, a promotoria alega que não teve oportunidade de se manifestar sobre os documentos da perícia. Lopes solicita também que Tiririca escreva uma redação, de tema livre, e que ela seja avaliada de acordo com os parâmetros do Ministério da Educação de alfabetização de jovens e adultos.

Além desse novo teste, o primeiro mandado de segurança pede que a mulher do humorista seja intimada para reescrever a declaração de Tiririca, para comprovar que ela o ajudou a escrever a carta ou mesmo comprovar que ela a escreveu sozinha.
A decisão do TRE foi liminar e ainda deve ser submetida ao julgamento do mérito.

R7