Skip to content

Independência do Brasil – 7 de Setembro

Vamos comemorar o feriado e dia da independencia do Brasil. Que tal cantar o hino da independencia e ler um pouco da historia do Brasil?
A independência do Brasil aconteceu em Sete 7 de setembro, mas não imagine que foi assim de uma hora para outra, ocorreu todo um processo de independencia antes da proclamação.
E onde tudo isso começou? No descobrimento do Brasil ou seria no primeiro reinado?
A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes em nossa história. Foi determinante para o fim do domínio português no Brasil e a conquista da autonomia política.
Em 7 de Setembro de 1822, Dom Pedro recebeu uma carta da coroa portuguesa exigindo a sua volta imediata para Portugal, o clima era tenso e o rei Dom João ameaçava enviar tropas para o Brasil caso não houvesse o retorno de Dom Pedro para Portugal.

Sob muita pressão e apoio de seu ministro José Bonifácio Dom Pedro em 7 de setembro de 1822 às margens do Ipiranga levantou a espada e gritou a famosa frase conhecido como Grito do Ipiranga Independência ou Morte tirando o Brasil do domínio português – tornando-se o nosso Primeiro Imperador.

Presidente Lula pede para povo se mobilizar em defesa do pré-sal

Uma semana depois de fazer um discurso pró-estatista e defender maior presença do governo no controle dos negócios com o petróleo do pré-sal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez hoje um pronunciamento em cadeia de rádio e TV pedindo que os brasileiros se “mobilizem” e pressionem deputados e senadores para que os “interesses menores” da oposição não vençam no Congresso e “retardem ou desviem a marcha do futuro”. O pronunciamento alusivo aos 187 anos da Independência foi integralmente usado para fazer um alerta em tom de ameaça: se o Congresso não apoiar o modelo da partilha na exploração do pré-sal, proposto para aprovação do Congresso em quatro projetos de lei, a “riqueza do pré-sal” vai “escapar das mãos dos brasileiros” e deixar de ser um instrumento “para pagar a imensa dívida que o País tem com a educação e a pobreza”.

 

Independência ou Morte!!!