Skip to content

Fenaban negocia com bancários para tentar pôr fim à greve

Após mais de duas semanas de greve, os bancários voltam a se reunir com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) nesta quinta-feira (13), às 16 horas, em São Paulo. O diálogo foi agendado um dia depois da reunião do Comando Nacional, em São Paulo, que decidiu fortalecer e ampliar as paralisações. Até o momento, mais de 9 mil agências de bancos públicos e privados em todos os 26 estados e no Distrito Federal, estão com as atividades paralisadas.

Ainda não houve entendimento entre bancários e bancos para resolução da greve, que foi deflagrada no dia 27 de setembro. O grande impasse está se dando devido aos termos das propostas de ambos os lados. ”Esperamos que nesta nova rodada os banqueiros apresentem uma proposta decente que atenda as justas reivindicações da categoria”, afirma Delson Coêlho, Presidente do Sindicato dos Bancários.

O que a Fenaban oferece

Até o momento, a proposta que a Federação apresentou para atender as reivindicações dos bancários considera um reajuste salarial de 8%, o que corresponde a um reajuste real de 0,56% sobre o salário e demais verbas salariais. Oferece também uma participação adicional nos lucros de 2% do lucro líquido, dividido igualmente entre os bancários, mas que deverá ser limitado a R$ 2.587.

O que os bancários querem

O reajuste salarial de 12,8%, que corresponde a um aumento real de 5%, participações maiores nos resultados e lucros, a valorização dos pisos, e vales refeição e alimentação no valor de um salário mínimo. Mais contratações, saúde e segurança ainda fazem parte das reivindicações.

Consumidor: o que fazer na greve

Apesar da paralisação, o consumidor ainda tem à sua disposição os canais de atendimento remoto, composto por postos de atendimento e pela rede de correspondentes como casas lotéricas, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados.

Além disso, as contas que estiverem dentro do prazo de vencimento podem ser pagas por meio das centrais telefônicas dos bancos.

Os clientes podem contar, ainda, com os serviços de débito automático oferecidos pelas concessionárias em parceria com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), para pagamento de contas de consumo (água, luz e telefone, por exemplo), além de realizar transações por meio do internet banking, telefone e mobile banking (operações por meio do telefone celular).

Todos os canais citados devem funcionar normalmente, assim como os serviços de compensação de cheques, transferência de recursos via DOC

Infowey