Skip to content

Epidemia de coléra no Haiti já matou quase 140 pessoas

Epidemia de coléra já matou cerca de 140 pessoas

O presidente do Haiti, René Préval, confirmou nesta sexta-feira (22) que o cólera matou ao menos 138 pessoas na região central do país, afetada pelo terremoto de janeiro, e disse que seu governo tenta evitar a disseminação da doença.
– Posso confirmar que é cólera.
As autoridades haitianas do setor de saúde e entidades internacionais se empenham para lidar com a pior crise na área de saúde desde o terremoto de 12 de janeiro, que devastou o país, o mais pobre do continente.
A última grande epidemia no país ocorreu em 2003, quando um surto de febre tifoide provocou 40 mortes. Ao total, cerca de 200 casos foram diagnosticados na região atingida, que fica na área de Grand Bois, vizinha à República Dominicana.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) avaliou na época que as condições de saneamento e a falta de tratamento de água foram elementares para a proliferação da doença.
Justamente tais condições podem favorecer a propagação do cólera, de acordo com o jornal americano The New York Times. A OMS estima que a epidemia é a primeira de cólera no Haiti em um século.