Skip to content

Durante a Quaresma, Bispos pedem aos fieis: Desliguem seu iPod e jejuem suas emissões de CO2

Em tempos de aquecimento global, a inovação chega à Igreja Anglicana: que jejum de alimentos, que nada! Esse já é um hábito conhecido e, pelo visto, os bispos querem modernizar o sacrifício dos fiéis. Agora, para se imbuir do espírito religioso de penitência e meditação, que antecede a Páscoa e começou na quarta feira de cinzas, dia 17/02/10, os bons fiéis devem reduzir suas emissões de CO2.

Para tanto, os criativos bispos – Richard Chartres (de Londres) e James Jones (de Liverpool) – sugerem que os fiéis façam refeições à luz de velas e reduzam as descargas no banheiro, além de fatiar carnes e legumes mais finos para que exigem menos tempo de cozimento.

Mas a criatividade deles não para por aí: eles sugerem, também, que todos desliguem seus iPods! Que tal? Vai aderir? Mas vejam só como a proposta dos bispos faz sentido, até: em 2008, a Apple foi responsável pela emissão de 10,2 milhões de toneladas de CO2. Desse total, a empresa informou que 53% referem-se à emissão dos gases do efeito estufa após a venda dos produtos da empresa, ou seja, de seu uso. Um iPod Nano, por exemplo, pode emitir cerca de 15kg de C02 a cada três anos. Ah, mas para alegria dos fiéis, eles esqueceram do iPhone 3G que, de acordo com a própria Apple, emite, em média, 55Kg de CO2 no mesmo período.

E só pra completar este post, segue mais um dado: A Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) estima que, até 2030, o total de emissões de gases de estufa a partir de aparelhos domésticos eletrônicos atinjam para cerca de 1 bilhão de toneladas de dióxido de carbono por ano. Restringir o uso de alguns deles, nesta Quaresma, até que pode ser um bom treino para o futuro, vai?

Fonte: Super Abril