Cálculo Exato

Dicas de como se comportar numa entrevista de emprego

Uma das principais dúvidas de quem procura emprego é como se comportar em uma entrevista de emprego e pensando nisso vamos te ajudar com algumas dicas. Não existe uma fórmula mágica, para se dar bem, mas com certeza alguns detalhes vão fazer a diferença para que você sinta-se mais seguro e consiga seu emprego.

Em primeiro lugar o ideal é que você tenha ideia das etapas da entrevista de emprego, que pode acontecer num único dia ou em vários dias, depende do tamanho da empresa e do cargo que está concorrendo.

Etapas de uma entrevista de emprego completa (nem sempre todas as etapas são seguidas):

Dicas de como se comportar numa entrevista de emprego

entrevista de emprego

Recebimento e análise do currículo

Você já é um vencedor se passar por essa etapa, pois na maioria das vezes o recrutador recebe pelo menos 100 currículos para uma vaga e escolhe cerca de uns 10 para entrevistar. Se você foi chamado para entrevista, pensamento positivo, você está no caminho certo!

Entrevista pessoal

Nesta etapa você será recebido pelo entrevistador que irá indagar sobre sua vida pessoal, escolar, seus últimos empregos, seus hobbies, suas preferências. Irá conferir as informações que você forneceu no seu currículo, por isso não minta, este é um profissional treinado e apesar de muitas vezes não deixar você perceber, ele já terá notado as mentiras que foram ditas, as discrepâncias entre o que está sendo falado e o enviado no currículo.

Dica: não perca seu tempo e não faça o recrutador perder o dele enviando um cv com dados falsos, como por exemplo, fluência em idiomas para uma entrevista de emprego em inglês

Avaliação psicológica

Se você foi bem na primeira etapa da entrevista, então irá passar para segunda etapa, que normalmente é o teste psicotécnico. Você consegue passar no teste psicotécnico de uma entrevista de emprego?

Essa é uma etapa que diferente do que a maioria das pessoas pensa, não depende de um conhecimento prévio, pois o que se avalia é se a personalidade do candidato tem as qualidades esperadas por aquela empresa em particular para um cargo específico. Candidatos que não são aprovados nesta etapa não devem ficar preocupados, simplesmente não se adequaram ao que é esperado por aquela empresa (o que por incrível que pareça pode ser uma benção!)

Esta análise é feita através de testes psicotécnicos e / ou dinâmica de grupo

Avaliação técnica

Algumas empresas começam o processo seletivo por esta etapa, justamente para não perder tempo e já terem sido enganados por vários candidatos que informam ter o tal conhecimento técnico e na realidade não terem. Outras deixam para o final justamente para não sobrecarregar a área técnica com entrevistas de muitos candidatos.

Pode acontecer em dois diferentes momentos, uma entrevista com o técnico da área e um teste feito pelos próprios técnicos e aplicado pelos psicólogos.

Todas as informações então são analisadas pelo responsável pelo processo seletivo, um laudo é feito e encaminhado para o gerente da área, que algumas vezes ainda conversa com os três candidatos consideramos os mais bem posicionados e é este quem dá a última palavra de quem será contratado.

Agora que você já sabe as etapas de uma entrevista, já recebeu as dicas para uma boa entrevista de emprego, pense o que vestir, o quer falar,  é só se preparar, ficar tranquilo e esperar ser chamado.

Boa sorte!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *