Skip to content

Demóstenes Torres foi cassado e fica inelegível até 2027

Senador Demóstenes Torres
Senador Demóstenes Torres, cassado e fica inelegível até 2027

O senador Demóstenes Torres foi cassado nesta quarta-feira(11), acusado de defender os interesses do bicheiro Carlinhos Cachoeira no congresso. Cassado por 56 votos a favor e 19 contras. Ele vai ficar inelegível até 2027.

O plenário do Senado decidiu pela cassação de Torres com 56 votos a favor e 19 contra, levando o político a perder sua cadeira e a ficar inelegível a qualquer cargo público por um período de 8 anos contados a partir do que seria o fim de seu mandato parlamentar (2019), ou seja: até 2027.

De acordo com a maioria dos senadores, foram “provados” os vínculos entre Torres e o empresário Carlos Augusto Ramos, o “Carlinhos Cachoeira”, preso desde fevereiro sob a acusação de dirigir uma máfia do jogo do bicho que também pode envolver outros importantes políticos brasileiros.

O senador Humberto Costa, que atuou como juiz no processo de cassação de Torres, leu um detalhado relato apoiado nas investigações da Polícia que, segundo sua opinião, comprovam “de forma mais que cabal” os vínculos com “Cachoeira”.

“É um trabalho imparcial e está apoiado somente em fatos , que são, infelizmente, contundentes”, disse Costa, que citou as “653 conversas telefônicas” que a Polícia detectou entre Torres e o Cachoeira e os “40 encontros” que sustentaram durante o ano passado.

Demóstenes Torres, advogado de 51 anos, era senador desde 2002 e pertencia ao partido Democratas, a que renunciou em abril, quando surgiram as primeiras suspeitas contra ele.

A abertura do processo foi decidida em 8 de maio pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado em votação unânime, na qual o agora ex-legislador não teve sequer o apoio de seus antigos companheiros de legenda.

Durante as últimas semanas, Torres subiu cinco vezes à tribuna do Senado em tentativas inúteis de convencer os legisladores sobre sua inocência, mas em cada uma dessas ocasiões o plenário se esvaziou imediatamente, em uma clara mensagem de rejeição a seus pronunciamentos.

Na sessão de hoje o político cassado tomou a palavra durante meia hora em uma última tentativa, inútil, de impedir sua cassação e insistiu que “nada, nada, nada” foi provado contra ele, apesar da opinião majoritária dos legisladores.

Em 186 anos de história, o Senado só tinha cassado até hoje um membro. Ocorreu no ano 2000, com o senador Luiz Estêvão, então do PMDB, que perdeu a cadeira que ocupava por um caso de suposta corrupção na construção de um edifício público na cidade de São Paulo.