Skip to content

Crítica: Chico Xavier (2010)

 
Por Luciano Silva Rocha
Nota: 5,5

 Filme baseado na biografia ‘As Muitas Vidas de Chico Xavier’ de Marcel Souto Maior,tenta nos dar um apanhado do que foi a vida do mais famoso médium brasileiro que completaria 100 anos em 2010. Tenta…talvez, dependendo do ponto de vista, até consegue, mas de forma muito superficial.

 Orlando (Tony Ramos) é o diretor de um famoso programa de tv da década de 70 onde Chico xavier estava participando da sabatina dos convidados.Enquanto Chico rtesponde as perguntas e conta suas histórias o filme se desenvolve em flashbacks. Orlando não convence como personagem, assim como a maioria,tirando os atores Ângelo Antônio (Chico Xavier na juventude) e Nelson Xavier (Chico Xavier na maturidade), este muito semelhante fisicamente com o Chico real. Os dois conseguiram passar o que sempre podemos observar de Chico através da tv: serenidade,sinceridade e carisma.

Destaque também para a reconstituição de época, o figurino e a montagem onde o filme não segue linha cronológica.

 O espírito, Emmanuel (André Dias), que seguiu Chico Xavier foi outro ponto fraco do filme que não tiveram grandes cenas,emoções e revelações importantes para a trama.

 ndependente da religião que seguem,muitas pessoas admiram Chico Xavier não como espírita e sim o reconhecem como um grande ser humano.E nem isso o filme conseguiu retratar com maior emoção ou fidelidade pois tentou mostrar tudo sobre a vida de Chico que se perdeu em um vazio e não enfatizou nada em especial.

 As sessões espíritas que deveriam ser um dos pontos altos do filme são mostradas em poucas cenas que não convencem e não passam a ideia maior do protagonista. Assim como suas obras de caridade também não são mostradas com maior fidelidade e desenvoltura.

Chico Xavier escreveu 412 livros, que segundo ele foram ditados pelo espírito Emmanuel (no filme interpretado por André Dias), e vendeu mais de 40 milhões de exemplares traduzidos para 33 idiomas.

 Em dado momento do filme Chico Xavier (Ângelo Antônio) diz:
“- Ninguem pode voltar atrás e fazer um novo começo,mas qualquer um pode recomeçar e fazer um novo fim.”.

Fica a mensagem…