Skip to content

Conheça algumas ferramentas online que ajudam a resolver sua vida pela internet


Os donos de equipamentos mais humildes ou pouco poderosos – como PCs velhinhos ou os atuais queridinhos do mercado de informática, os tablets – não têm mais do que se queixar: hoje, é possível utilizar uma gama variada de aplicativos que não precisam instalados no PC para serem rodados. Basta ter uma boa conexão à internet e pronto!

Isso mesmo. Se o seu pouco espaçoso disco rígido está lotado ou seu combalido processador já não aguenta muita coisa, não é preciso investir em hardware para resolver a questão. A computação em nuvem, uma das possibilidades oferecidas pela chamada Web 2.0, permite o uso remoto de diversos programas sem a necessidade de uma máquina com bons recursos – muito menos ter de gastar dinheiro!

Confira aqui alguns exemplos de ferramentas online:

1 Google Docs
Esse ambiente de aplicações de escritório conta com editor de texto, de Planilhas e de apresentações. Segundo o próprio Google, aqui você pode:

  • Enviar de documentos Microsoft Word, OpenOffice, RTF, HTML ou texto simples, criar documentos do zero e fazer download de seus documentos;
  • Editar documentos simultaneamente com outra pessoa à sua escolha, além de convidar outras para visualizar essa tarefa;
  • Acompanhar quem alterou um documento e quando isso foi feito e recuperar qualquer versão anterior;
  • Publicar documentos on-line para o mundo todo, como páginas web ou documentos em seu blog;
  • Enviar seus documentos como anexos de e-mail.

Ao acessar o Google Docs pela primeira vez, clique no botão “Criar Novo” e, em seguida, escolha o tipo de documento. Pronto: agora é só sair trabalhando.

2 Isendr

O Isendr oferece um jeito fácil e rápido de compartilhar arquivos com pessoas que você conhece. Entre no site, clique em upload para enviar, espere o carregamento do arquivo, copie o link de compartilhamento e envie-o para quem você quer que o baixe. E o mais legal: caso queira mais segurança, você pode até criar uma senha de acesso a esse arquivo!

3. EditStorm

Cansou de fazer reuniões? Neste site, há um mural em que podem ser colocados post-its e que oferece diversas opções para a criação de enquetes sobre o assunto que você desejar. Você escolhe entre uma tempestade de ideias privada, pública ou particular, em que na privada você pensa consigo mesmo, na pública compartilha com todos os usuários do site e na particular convida apenas seus amigos para participar.

4. TitanPad

O TitanPad é um editor de texto voltado para o trabalho colaborativo. Você pode encaminhar textos para que receba sugestões de pessoas que foram convidadas a participar. Ele ainda traz uma janela lateral de bate-papo, o que facilita – e muito – as discussões. Fácil, prático e rápido.

5. Photoshop

Já pensou poder usar os recursos do mais famoso – e espaçoso – editor de imagens do mercado sem ter de instalar absolutamente nada em sua máquina? Basta acessar esse site para poder utilizar a maioria das ferramentas básicas de tratamento de imagem.

6. Floor Planner

Ótimo para quem precisa desenhar plantas baixas do layout de escritório, casas ou apenas para organizar a bagunça. Com o Floor Planner, você consegue desenhar exatamente o que precisa e ainda compartilhar com quem quiser – e tudo online.

7. ScreenToaster

Que tal poder criar, a partir de uma captura de tela (screenshot), um vídeo com o qual ensina a alguém operar um programa ou navegar por um site de um serviço online qualquer? É esse o objetivo do ScreenToaster. Depois de criar seu tutorial em vídeo, é possível enviá-lo para

quem você quiser (sua mãe, amigo, namorado e afins) para que seja baixado ou simplesmente visto no YouTube.

8. Prezi

Cansado de ver aquelas apresentações monótonas? Que tal produzir uma bem interativa e que ainda pode ser acessada simultaneamente por meio de outros computadores? Além de ajudar a criar apresentações dignas de atenção, o Prezi permite compartilhar informações adicionais sobre o assunto apresentado.

9. Mindmeister

Que tal produzir um belo mapa mental e que ainda é integrado à sua equipe de maneira colaborativa? O Mindmeister é um site que oferece uma ferramenta para criar mapas mentais de qualidade para você acertar cada detalhe de seu projeto.

10.BusyLissy

Eis um bom site desenvolvido para gerenciar projetos de maneira simples, prática e rápida. Não traz muitas opções, além de uma lista de tarefas, agenda, espaço para troca de mensagens e armazenador de arquivos que inicia com 500 MB para um grupo de cinco pessoas gratuitamente. Quer mais do que isso? Então terá de pagar.

11 Yammer

Ferramenta desenvolvida para empresas, o Yammer mistura microblog com serviço de compartilhamento de informações. Possui área de grupos e membros avulsos e permite seguir o andamento de projetos colaborativos por meio de gadgets que podem ser instalados no navegador, no celular ou mesmo acessados via web.

12. Google Wave

Uma das ferramentas mais legais do Google (mas que ainda não pegou por aqui), gerada pelo cruzamento de email e fórum de discussão. Ela serve para trabalhar com outros serviços do Google e também com todos os contatos de sua conta do Gmail, mas também apresenta outros recursos interessantes.

13. Basecamp

Desenvolvido por uma das empresas mais conceituadas em projetos web 2.0, a 37signals, o Basecamp é um gerenciador de projetos em colaboração que pode ser acessado por PCs e smartphones. Por um lado, oferece ampla gama de recursos, como painéis de discussão, murais parar postagem de textos, espaço para armazenamento de arquivos, agenda de tarefas e um ótimo sistema de acompanhamento do andamento de tudo. Seu único defeito é ser um serviço pago mas que você pode testar por 30 dias antes de ter certeza que vale a pena pagar por ele.

14. Canva
O Canva é uma ferramenta online de design que permite aos usuários criar designs profissionais sem a necessidade de conhecimentos avançados em design gráfico. Com recursos como modelos pré-fabricados, gráficos, fontes e ferramentas de edição, é possível criar designs de qualidade para mídias sociais, apresentações, convites, cartões de visita e muito mais. O Canva é uma solução acessível e intuitiva para qualquer pessoa que deseje criar conteúdo visualmente atraente.

 Geek.com.br

Leia Também