Cálculo Exato

Cinco dicas infalíveis para acertar na escolha do seguro do carro

Cinco dicas infalíveis para acertar na escolha do seguro do carro 

Conselhos são da Febraban


O seguro é um contrato em que o dono do carro paga uma quantia (o prêmio) à seguradora para que ela corra um risco no seu lugar. No caso de sinistro (uma batida, por exemplo), a seguradora vai indenizar o segurado. Quanto maior o risco que o veículo e motorista oferecem à seguradora, mais caro é o valor do prêmio.

No portal de educação financeira da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em www.meubolsoemdia.com.br é possível encontrar dicas que ajudam a escolher o seguro mais adequado ao seu bolso e necessidades. Confira.

Contrate um corretor

dicas seguro

Você pode buscar uma corretora de seguros ou um banco. Mesmo que o corretor seja de confiança ou indicado por colegas, faça uma boa pesquisa de preço com pelo menos três diferentes. Isso porque as comissões podem variar de acordo com o contrato e o preço da comissão do corretor afeta diretamente no valor da sua apólice (contrato entre o segurado e a seguradora, que contém os detalhes da cobertura).

Descubra o seu perfil

Dicas seguro de carro

Você utiliza o carro para trabalhar durante a semana ou apenas para passear no fim de semana? Seu carro fica estacionado na garagem coberta de sua casa ou na rua? Só você irá usar o carro ou vai dividir a direção com outra pessoa?

Na hora de fornecer informações à corretora de seguros sobre seus hábitos, seja fiel à realidade. São essas informações que formarão o seu perfil de condutor e irão definir o valor da apólice. Se você declarar, por exemplo, que somente você dirige o veículo, e acontecer um acidente com seu filho ao volante, a seguradora poderá negar a cobertura dos danos.

Pegadinhas

seguro carro

Antes de fechar um contrato, verifique se a sua corretora está cadastrada na Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). Dessa forma, você fica mais protegido sabendo que suas informações cadastrais estão em mãos de profissionais de confiança.

Atenção aos produtos e serviços oferecidos por seguradoras. Atualmente elas costumam oferecer planos extras, como serviços de eletricista, encanador e chaveiro, desconto em estacionamentos e despachante gratuito. Mesmo que a comodidade seja atrativa, verifique se esses serviços serão úteis para o seu dia a dia. Se não forem, descarte o plano para não pesar no preço final do seu seguro.

Fique atento ao valor da franquia, que representa a parte do prejuízo que deverá ser arcada pelo segurado por sinistro. Assim, se o valor do prejuízo não superar a franquia, a seguradora não indenizará o segurado.

Tire todas as dúvidasSeguro carro

Confira com atenção os detalhes dos serviços escolhidos e a apólice do seu seguro. Não se esqueça de perguntar sobre as condições de pagamento. Algumas seguradoras parcelam em até 10x sem juros, mas outras limitam a quantidade de parcelas e podem até cobrar juros se você quiser parcelar.

Na hora de se chegar ao preço do seguro leva-se em conta o gênero e idade do condutor, item que responde, em média, por cerca de 20% do prêmio total do seguro; os equipamentos de segurança do carro (10%); o endereço do motorista (10%); e o modelo do carro (60%).

De olho no rastreador

Seguro de carro

Por ser um equipamento de segurança que torna mais fácil a localização de veículos roubados, o risco da seguradora diminui e consequentemente o preço do seguro. Caso a seguradora não ofereça o rastreador, veja se você pode fazer a instalação por conta própria e conseguir algum desconto.

Fonte: O Globo – Online

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *