Skip to content

Certidão negativa INSS

certidão inss

Certidão INSS – Utilitário público é sempre bom, principalmente quando é abordado algum tema que poupa o tempo do cidadão ao executar determinadas tarefas que poderiam levar horas, caso a informação não tenha sido levada até o mesmo. Com o acesso à informação disponível para todos, não há mais porque dar desculpas pelo atraso do pagamento de uma fatura, transferência de algum valor bancário ou coisas do gênero.

Quem nunca passou pelo constrangimento da espera por um atendimento, pelo menos sabe que as filas da Previdência Social pode ser quilométricas, não é falando que o problema está no órgão, mas isso acontece por conta da grande quantidade de pessoas querendo obter informações referente à Aposentadoria, Certidão INSS, Auxílio doença, entre outros. Mostraremos como requisitar online um dos serviços mais procurados no INSS e Receita Federal.

O que é Certidão negativa INSS

A certidão INSS é um documento emitido pela Receita Federal e não tem mais o vínculo com a Previdência Social, ou seja, caso seja necessário o interessado queira tirar a certidão INSS, deverá se dirigir até a Receita Federal e solicitar o documento, ou efetuar os passos que será ensinados a seguir, diferente do extrato INSS que poderá ser solicitado na internet.

Esse documento tem como finalidade principal comprovar a regularidade do cidadão, com dados relacionados à contribuições previdenciárias e as contribuições devidas por lei a terceiros que também inclui as inscrições Dívida ativa do INSS.

Certidão negativa INSS como solicitar

Tanto a pessoa física, quanto a pessoa Jurídica poderá solicitar a certidão INSS. Para realizar o procedimento para solicitação da certidão INSS pessoa jurídica, basta acessar o site da Receita através deste atalho e seguir os passos a seguir.

  1. Preencher o campo com o CNPJ
  2. Preencher o campo abaixo com as letras que aparecem aleatoriamente

O procedimento para pessoa física é similar, bastando entrar através deste atalho e preencher o primeiro campo com o CPF e em seguida preencher o campo com as letras e números que aparecem aleatoriamente logo abaixo.

Segunda via certidão INSS

Se por algum motivo o cidadão perdeu a certidão ou necessita apenas de ter uma segunda via por precaução, basta seguir os passos:

  1. Acessa o site da Receita através deste pelo celular ou computador atalho.
  2. Informa o documento
  3. Preencher com as letras e números que aparecem aleatoriamente
  4. Clica em consultar.

Seguindo a dica, com certeza será possível gerir melhor o seu tempo e evitar estresse nas filas de banco, órgãos do governo e até mesmo órgãos privados.