Skip to content

Avião cai na Colômbia e deixa 1 morto e 120 feridos

Avião cai na Colombia

Um avião comercial com 131 passageiros partiu-se em três pedaços ao aterrar na ilha de San Andrés depois de ser atingido por um raio. O acidente causou a morte de uma passageira e ferimentos em mais de 120, o que foi classificado de milagre pelas autoridades.
A aeronave da companhia colombiana Aires, que fazia a rota Bogotá-ilha de San Andrés, foi atingida por um raio no meio de uma forte tempestade tropical, a menos de 80 metros da pista de aterragem. Ao tocar na pista o avião perdeu os motores e partiu-se em três pedaços, segundo a Aeronáutica Civil.
“O piloto contou que o raio atingiu o avião, a apenas 80 metros da pista, e depois perdeu o controoe da aeronave”, explicou o general Orlando Paéz Barón, director de segurança áerea da Polícia Nacional.
“Fui informado de que a perícia do piloto evitou que a aeronave saísse da pista”, acrescentou.
“Devido ao impacto, os motores soltaram-se e o avião partiu-se em três segmentos”, declarou ainda.
Pedro Gallardo, governador da ilha de San Andrés, classificou o ocorrido de milagre. “Damos graças ao Todo-Poderoso pelo milagre que concedeu a este belo arquipélago”, comentou.
“O comandante, o co-piloto e toda a tripulação, graças a Deus, estão a salvo. Estamos na clínica onde um grande número de passageiros foi tratado, todos, absolutamente todos, fora de perigo, mas com ferimentos em diversos graus”, contou o governador à Rádio Caracol.
O acidente fez um morto e mais de 120 feridos, cinco deles com gravidade (entre eles duas crianças), indicou, por sua vez, o coronel Ronald Tascón, director de operações da Aerocivil

Avião cai na Colombia

O comunicado da polícia afirma ainda que, depois do acidente, os passageiros ficaram literalmente espalhados pela pista.
A aeronave, um Boeing 737-700 de matrícula HK 4682, partiu de Bogotá e aterrou em San Andrés duas horas depois, sob condições de pouca visibilidade, segundo os controladores de voo da ilha.
“Até à altura em que começou a descer íamos bem (…), depois não posso dizer, porque recebemos o golpe”, contou à rádio Caracol Heriberto Rúa, um dos passageiros que sobreviveu ao acidente, juntamente com a esposa e os cinco filhos, todos com ferimentos leves.
Tascón informou ainda que uma comissão da entidade foi até San Andrés para investigar as causas do acidente. O coronel acrescentou que a intenção das autoridades é verificar se foi realmente um raio que causou o acidente.