Cálculo Exato

Aula de empreendedorismo na escola

Os estudantes das escolas municipais de Juazeiro, na região norte da Bahia, estão sendo estimulados a pensar no futuro profissional. As aulas de uma disciplina obrigatória mostram como é possível ser um empreendedor e ter um negócio próprio.

O projeto destaca que não basta apenas sonhar, é preciso planejar. Tudo isso graças a uma parceria com a Universidade do Vale do São Francisco.

Além de matemática, geografia, história, cerca de cinco mil alunos com idade entre 10 e 16 anos estudam o empreendedorismo. A disciplina está na grade curricular do município desde 2006. Tudo começou depois que a Univasf elaborou um projeto educacional voltado para os empreendedores do amanhã.

“Nós criamos essa disciplina e capacitamos os professores da rede municipal”, conta o professor da Univasf, Deranor Gomes.

Uma cartilha que mais parece gibi de história em quadrinhos é usada como material didático. A produção do conteúdo e desenvolvimento dos desenhos foram criados na Universidade e têm o objetivo de promover a criatividade do público infanto-juvenil.

“Precisa um atrativo para crianças porque não é mesma coisa que trabalhar com adultos. A aula tem um formato diferente das tradicionais”, completa Deranor Gomes.


As aulas aliam teoria e prática de olho no mercado de trabalho. A turma já sabe o que pretende fazer quando terminar os estudos: construir a base de um futuro bem sucedido. “Vou investir na área de material de construção”, sonha um estudante.

Os educadores aprovaram a iniciativa, que já começa a render bons resultados. Com essa disciplina, os alunos aprendem a escrever um novo capítulo do aprendizado escolar, que pode fazer a diferença na vida profissional.

“Se você tem um sonho, tem que correr atrás de cumprir”, ensina a aluna Maria Luísa.

G1

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *